quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER





edita@rnasser.com.br
Coluna 3112 01.agosto.2012


Novo C3, maior e melhor.


Trabalho a sério, a Citroën mudou quase todo o novo C3: plataforma, linhas,
nome das versões de decoração, agora Origine, Tendance e Exclusive, adotou
os motores modificados por sua controladora PSA. O 1.4 evoluiu para 1.45 e
o 1.6 mantendo a cilindrada mas ganhando operação mais solta, disposta e
econômica.
Bom trabalho nestes tempos em que legisladores e computador criam os
parâmetros definidores dos automóveis e, ao final, quase todos se parecem e
se confundem. Não é o caso. Apesar de utilizar a base mecânica comum com os
Peugeot, o C3 mantém individualização e personalidade, e a clara empatia com
o público feminino – importantíssima fatia do mercado.
Estilo desenvolvido no Brasil, responsabilidade para manter ascendente a curva
de vendas como produto mais demandado da marca, as novas características
de tamanho, forma, conteúdo e aprimoramento mecânico devem manter a
individualidade e bons resultados.
O casamento entre as novas características resultou em produto evoluído.
A plataforma maior permite mais conforto interno e habitabilidade, o
desenvolvimento dos motores 1.45 enfatizou a redução de atritos internos,
oferece mais torque em rotações menores, aumentou a potência a 93 cv
quando operando com etanol. O 1.6 passou por ganhos assemelhados, agregou
sistema de abertura variável das válvulas, evolução gerando resultados
idênticos em queda de consumo e gerando maior disposição, produzindo 122 cv
com etanol. Exibe o sistema de partida Bosch, com pré aquecedor, dispensando
o anacrônico tanquinho de gasolina para partida a frio – em engenharia é a
vanguarda do atraso!
Charme, atrevimento estético, conforto no rolar, características de décadas
nos Citroën estão presentes nos novos C3. Visual e operacional das versões
intermediária Tendance e superior Exclusive, chamam atenção pela iluminação
frontal em LED e pelo teto Zenith. É longo para brisas curvado no teto. Dentro,
revestimento com comando manual e, sendo recuado, faz entrar a paisagem.
As sensações de direção macia e precisa, melhor atuação dos freios, o ânimo
dos motores com o câmbio mecânico de 5 velocidades – há automático revisto,
4 marchas, comando no volante –, e o bom entendimento do corpo com o
veículo respondem às demandas do comprador e cumprem o buscado pela
Citroën, fazer um veículo agradável, evoluído, sem perder o charme.
Em resumo, tudo para cumprir sua missão de vender bem, mais, salvar a matriz
em crise.

Fax: 55.61.3225.5511

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Novo Citroën C3, sem perder a tradição
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Furo: Alfa voltará ao Brasil, de Giulietta, nas revendas Chrysler
Carro rápido, processo lento. Mas a Fiat ligou o motor para o retorno da marca
Alfa ao Brasil: acerta, adequa, - tropicaliza, como disse um dos responsáveis
pelo projeto de homologar a Giulietta no Brasil.
É primeiro passo preparar o produto enquanto acerta os detalhes para mesclar
a rede de revendedores com a Chrysler, seguindo experiência mundial. A Fiat
entende haver mais identidade com produto, clientela, vendedores Chrysler.
Mas a rede ainda não começou a ser formada, explicou Luiz Tambor, diretor
comercial da Chrysler no Brasil.
Parece certa a produção em 2014 de um Alfa nacional, nas novas instalações
industriais que a Fiat implanta em Pernambuco. Será produto com estrutura
mecânica idêntica, dividindo a linha de montagem e a rede de distribuição. Não
é sonho e já existe. Nos EUA foi chamado Dodge Dart. Na China, Fiat Viaggio.
Para ser Alfa, mudanças estéticas e afinamento para sensações de conduzir,
como gostam os usuários da marca, os Alfistas.
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Giulietta, primeiro Alfa a ser homologado
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Novidades Renault, o Sandero GT Line e motor revisto
Nada de mexer no Duster, mas apenas retocar o resto da linha sobre a
mesma plataforma, o Logan e o Sandero. Intervenções superficiais, estéticas,
maquiagem nova. Dentro, atualização fina dos motores 1.6 e 8 válvulas. Para o
consumidor, versão adicional do Sandero, a GT Line. Fim do ano, o Clio revisto,
em produção na Argentina, e lá chamado Live.
As alterações do motor foram acertos mecânicos – nada de eletrônica, como
comandos variáveis. Alívio de dimensões e peso nos pistões, válvulas, itens
para reduzir atrito. Com o trabalho, ganho de potência para atingir 100 cv e
torque da ordem de 10% este ocorrendo em rotações inferiores, oferecendo
andar mais agradável, sem necessidade de mudar marchas, especialmente na
cidade, redução de consumo e emissões. Fim do mês.
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Roda-a-Roda
Mercosul - A entrada da Venezuela no Mercosul, sagrada em Brasília com
presidentes dos países do grupo, forma bloco econômico com 2/3 do PIB da
América do Sul. Grande abertura comercial a produtos brasileiros e argentinos,
pois o modelo industrial do cel. Cháves baseia-se apenas em petróleo.
Nada - De veículos, nada. Os de lá, como a Coluna mostrou, são antigos e não
competitivos. Os da Argentina e Brasil, mais atuais, lá não são bem vindos.
País - A apreciação das acusações aos réus do Mensalão promete agitar o
país, com protestos para defender o indefensável, e a divisão entre mocinhos
e bandidos. Qual é o seu lado ? O que paga a conta ? Ou o que usufrui e nisto, por
advogados caros e de nomeada, não vê crime no recebimento, independentemente da
origem dos recursos ?

Por pensar - Qual é o limite para a atuação do advogado criminal ? Defender o
cliente de eventual injustiça ? E se o perdão ao réu ameaça a sociedade ? Será zeloso
defensor da liberdade, ou tão nocivo quanto os réus que defende?
Freio – A JAC Motors, joint venture baiana entre a chinesa e o empresário
Sérgio Habib, sustou projeto e ampliação da rede de revendedores. O governo
federal prometeu baixar regra de IPI para as empresas com planos de
instalação no Brasil, mas nada decidiu. A Land Rover e a BMW pararam os
projetos pela mesma ausência.
Argumento – A JAC, ao contrário dos importadores com quem o governo
federal sequer dialoga, tem como aliado o governador da Bahia, Jacques
Wagner, que não quer perder a fábrica, e tem peso ponderável junto ao poder.
Origem – A marca finlandesa Valmet, conhecida no Brasil pelos tratores,
montará, entre 2013 e 2016, 100.000 dos novos Mercedes-Benz Classe A, no
projeto de ser a marca Premium mais vendida até 2020.
Estranho ? – Curioso a finlandesa de tratores e máquinas agrícolas montar
automóveis Mercedes ? Coisa antiga, já montou Porsches permitindo à empresa
poupasse investimentos fixos e aplicasse em produto e produção.
Situação – Projeções da Renault: mercado automobilístico mundial crescerá
5%; Europa reduzirá 6 a 7%; França, pior, 10 a 11%. Aposta nos mercados
extra-europa, Mercosul em especial, para contornar a queda de faturamento. A
margem operacional, 3% sobre faturamento em 2011, caiu a 2,3%.
Smart 2013 - Mantendo carimbo de ícone urbano em tecnologia, operação,
ecologia e charme, o Smart 2013 tem pequenas mudanças – grade, rodas,
pneus mais largos. Mantém bom pacote de segurança, incluindo corte do motor
a 145 km/h.
Ícone – Junto ao Mini e Fiat 500 forma a categoria de charme, em versões
com aspiração normal e turbo, potência entre 71 e 84 cv. Transmissão
automatizada de 5 velocidades, personalidade e habilidades urbanas. De R$
52.500 a R$ 72.900 conversível, turbo. Já vendeu 4.000 unidades no Brasil.
Para download de fotos do novo smart 2013, acesse o site
www.malagrine.com.br. Clicar em Banco de Imagens. Login:
smart2013 / senha: smart2013
Mercosul – A Socma, do argentino Grupo Macri, associado à chinesa Chery
no Uruguai, quer mudar-se para a Argentina. Entende melhores
condições para ser atividade complementar à fábrica em instalação
pela Chery no Brasil.
Hermano – O Paraguai também consome carros flex.
Definição – Contado pelo presidente da VW Argentina: o VW UP! a ser
produzido no Brasil em 2014 terá adequações ao uso local: caber três pessoas no banco
traseiro; levar mais carga; tanque de combustível para 50 litros.
Mais – Ferramenta para maiores vendas do novo picape Ranger, o motor
4 cilindros, 2.5, 16V a etanol, gasolina, flex e álcool, é o mais potente da
categoria: 168 cv com gasálcool e 173 cv a etanol. Cabine simples, com ar,
direção, almofadas de ar, ABS e EBD, alarme, rodas 17” liga leve, R$ 61.900.
Negócio – Ainda sem produto, o HB20, concessionários nomeados pela
Hyundai participaram semana passada da primeira convenção da marca.
Iniciam vendas em outubro e ouviram promessa de rápido lançamento de
versões para fomentar negócios e viabilizar investimentos.

Divisão – Deu na Coluna, a marca Hyundai terá duas redes de revendedores.
Uma, nova, da montadora, venderá o novo HB20. Outra, antiga, criada pelo
representante CAOA, os carros montados em Anápolis, GO, e importados.
Dúvida – Dentre as dúvidas da GM no Brasil, uma é o nome a ser utilizado
para o pequeno utilitário esportivo mexicano, o Trax. Aqui não deve ser
aplicado, pois Traxx, com dois “x” é registrada marca de motocicletas.
Telhado – A VW Parati passeia à beira do telhado. Próximos dias sairá de
produção por encolhimento de demanda. Virou carro de frota.
Outra – CN Auto terá fábrica em Linhares, ES, estado de seu principal
acionista. Colocará a marca nos pequenos utilitários chineses Harbin Hafei, e a
indicação de modelo Towner – mas nada a ver com o produto original trazido
ao Brasil pela coreana Asia nos anos ’90.
Limpeza - Diz a CN Auto, Washington Armênio Lopes deixou a empresa. Era
o então importador dos Asia Towner e Topic, aproveitou incentivos regionais,
não cumpriu acordo, lançou duas pedras fundamentais, não fez fábrica. Deu
em prisão de seu sócio na Coréia, e atrasou a vinda para o Brasil da Hyundai,
controladora da Asia.
Confusão – Da Hafei eram os Effa montados no Uruguai. A Effa encontra
problemas, e perdeu a representação da Linfan, que operará só.
Desencontro – Parece, a falta de experiência comercial dos chineses permite
más avaliações de e com sócios ocidentais.
Moto – Comemorando 110 anos de fundação, a inglesa marca de motocicletas
Triumph volta ao Brasil, desta vez por filial. Acabou a representação com a Izzo
Motos, importará e produzirá em Manaus a partir de outubro.
Expansão - Inicia trazendo a nova Tiger Explorer – três cilindros, 1.215 cm3,
12v, 135 hp, 6 velocidades, discos de freios nas duas rodas, chassi em treliça
de aço, sólido, mas apta a pisos ruins. Expansão internacional.
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Triumph Tiger Explorer, street resistente
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Tecnologia – A fim de trato colorido nas rodas de sua moto ? A catarinense Riffel
produz aros em alumínio aeroespacial 7000, em diversas cores e medidas.
Ching Ling – Na China a associação entre a alemã Daimler AG e a chinesa
Foton, deram os primeiros caminhões Auman. A Daimler, no Brasil a marca
Mercedes-Benz, entra com sociedade, tecnologia, know how técnico e o motor
OM 457, padrão Euro IV, superado no Ocidente.
Ranger – Felipe Carrijo, funcionário público em Brasília, venceu o Global
Ranger Challenge, concurso para exibir qualidades do novo picape. Colocou
mudas, terra, adubo, água e subiu morro filmando equipamentos e habilidades
do carro. Nada spielberguiano, mas crível, ganhou 34% dos votos. Quer ver ?
http://www.rangerchallenge.com.br/rangerchallengebr.
Parceria – A Petrobrás patrocinará a equipe Mitsubishi de rallies. Boa soma de
competências.
Antigos – Mais elegante semana do antigomobilismo mundial, agosto, 16 a
19, na península de Monterrey, Ca, dito Pebble Beach, pois liderado por este
Concours d’Elegance. No programa leilão da Russo and Steele com 250 veículos
entre esportivos europeus, american muscle, hots e custom cars, a opção dos

lances à distância. Inscrição US$ 100 e informações www.russoandsteele.com
Retífica RN – Derrapagens da Coluna passada: o Voyage 1.6 Comfortline custa
R$ 40.890 e se automatizado, $ 43.490. ++++ O título correto da música onde
o marqueteiro Milton Nascimento diz que o artista deve ir onde o povo está, é
Pelos Bares da Vida. ++++ Entre o preciosismo e a ironia, o editor JR Mahar
alerta: o primeiro 16 válvulas brasileiro foi o motor Ford V8, em 1958. Assim, a
Fiat fez para o Tempra o primeiro motor com quatro válvulas por cilindro.
Gente – Beatrice Foucher, 48, engenheira, mestra em qualidade, ascensão. OOOO
De planejamento de produto tocará a área de veículos elétricos,
menina dos olhos da Renault. OOOO Eleita em 2008 uma das 25 líderes
femininas da indústria automobilística mundial, fará o lançamento do Zoe elétrico,
crucial, investimento de 4B de euros. OOOO Repõe Thierry Koskas, promovido
presidente da Renault Argentina, positivo mercado da marca. OOOO
Anísio Campos, 80, designer, refeito. OOOO Virose deu susto. OOOO

2 comentários:

guruimobiliario disse...

Parece que é a primeira luz acesa no tunel de acesso! Abcs, Casé

Emanuel disse...

Prof. Mahar:
Auguri!!!!! Há no Brasil milhares de Alfistas como nós sedentos por possuir uma nova alternativa: Uma Alfa ZERO KM! Algo que não ocorre desde 2003.Portanto, serão mais de 10 anos sem Alfa no mercado.
Depois de tantos boatos, será que é para valer ? E quando, mesmo ? Espero viver com saúde suficiente para ver, comprar e curtir!
Abraços,
Emanuel Zveibil
Alfa Romeo Clube do Brasil