Pequenas aeronaves voando com combustível a jato
A aeronave Turbo 182 NXT monomotora a hélice que a Cessna Aircraft Company apresentou dia 23 passado em Oshkosh, é a primeira a queimar combustível de aviação Jet A – o que a torna mais barata de combustível, de melhor desempenho, menor consumo e menos emissões.
As aeronaves pequenas a hélice normalmente queimam ‘Avgas’, diminutivo de aviation gasoline, semelhante à gasolina para automóveis, mas que contêm chumbo tetraetila (TEL), substância tóxica usada há décadas para ampliar a estabilidade da queima. Até hoje esta era a única opção para essas aeronaves.
Agora as coisas estão mudando: a Cessna conseguiu fazer o motor diesel SMA de 230 hp feito pela Safran queimar combustível JET A, que inclusive é mais barato que o Avgas – e que ainda por cima amplia o desempenho da aeronave. O Turbo 182 NXT queima 11 galões (41,7 litros) por hora de vôo, seu tanque de 329 litros ( 5,7KM/LITRO ) dando um alcance de 1.900 km à velocidade de cruzeiro de 237 km/h – e 30% a 40% menor consumo que com Avgas. E sempre lembrando que motor Diesel não tem ignição elétrica pra dar pau.
Baseado no Cessna modelo 182 Skylane, o Turbo 182 NXT pode levar quatro pessoas (máximo de 454 kg entre passageiros e carga) e atingir altitude máxima de 6.100 m. Sua hélice gira mais baixo que em aeronaves anteriores, seu turbocompressor funciona mais silenciosamente, e não há emissões de chumbo ou monóxido de carbono. A aeronave tem passado por extensos testes de confiabilidade e de vôo e deve chegar a mercado no próximo ano com preço de lista de US$ 515 mil.
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