segunda-feira, 24 de março de 2014

O VOLOCÓPTERO POR JLV

Volocoptero de 18 rotores
Embora aparentemente semelhante a helicópteros e quadcópteros, o novo volocóptero de 18 rotores tem características radicalmente diferentes. Nele, seis braços estendem-se da parte central do anel de rotores, dividindo-se em 12 outros braços, com rotores em cada junção. 

Para energia, seis grupos de baterias acionam vinte minutos de vôo sem emissões – mas seus projetistas veem uma hora de vôo dentro de pouco tempo, com extensores de alcance. A expectativa é de velocidade máxima de 100 km/h a uma altitude de 2.000 m para a versão de produção.

A E-Volo alemã garante que seu Volocóptero é mais simples, seguro e limpo que um helicóptero tradicional, além de ser totalmente redundante – são três baterias para cada braço, o que permite que duas baterias não adjacentes podem falhar e assim mesmo o Volocóptero poderá aterrissar. Se o problema for ainda pior, um sistema balístico de separação acionará um para-quedas. 
A E-Volo tem um objetivo ainda maior: o Volocóptero tem de se tornar a peça mais segura de equipamento esportivo aéreo. Lembrando que a maior parte das emergências em helicópteros vem do comportamento do piloto, a E-Volo projetou o Volocóptero com sensores computadorizados a bordo com o papel de determinar e compensar condições adversas de vôo, com o piloto ‘apenas’ controlando a direção. O Volocóptero, então, é muito fácil de pilotar e seu treinamento é muito mais simples do que o de voar um helicóptero.

Seus sistemas eletrônicos são diferentes dos tradicionais: em vez dos tradicionais fly-by-wire, o Volocóptero tem vinte computadores separados e independentes, que poderiam, teoricamente, voá-lo sozinhos. 

Seu primeiro vôo de testes, com várias decolagens e aterrissagens, foi feito dentro de seu próprio hangar com teto operacional de 22 metros e demorou apenas algumas dezenas de minutos. O importante dos resultados desses testes foi a falta quase completa de vibrações e o nível bastante baixo e agradável de ruído. 
JOSÉ LUIZ VIEIRA - http://www.cargaetransporte.com.br/

Nenhum comentário: