KICKS NA HORA CERTA
A Nissan precisava mesmo de algo diferenciado para dar impulso
às vendas no Brasil e diminuir a ociosidade da fábrica de Resende (RJ), até
agora restrita ao March e ao Versa. A aposta nos SUVs compactos (em cincos anos
o segmento passou de 2% para 10% do mercado), com o lançamento em 5 de agosto
próximo do Kicks, veio com o produto certo, na hora certa. A marca tem pressa. Vai
importar do México pelo menos 3.000 unidades/mês e o carro estará disponível
primeiro aqui. No início de 2017 começa a produção brasileira.
O estilo marcantemente rebuscado de um verdadeiro crossover
atrai, de fato, a atenção. A frente mostra uma grade cromada em V, faróis avantajados
e “assinatura estilística” em LED (não é DRL). O desenho do teto em leve
inclinação e a solução da coluna traseira lembram
o Ranger Rover Evoque, muito
bem aceito em todo o mundo. Na tampa traseira uma série de recortes acompanha o
contorno das lanternas em forma de bumerangue. Coeficiente de forma
aerodinâmica (Cx) de 0,34 está entre os melhores do segmento.
Arquitetura reforçada nos locais certos é a mesma do Versa,
mas a distância entre-eixos de 2,61 m (1 cm a mais que o sedã) coincide com a
do HR-V. Comprimento igual ao crossover da Honda, largura e altura também muito
próximas, não deixam dúvida sobre o adversário-alvo. O interior do Kicks, porém,
é mais ousado e moderno. Além da tela multimídia de 7 pol., traz como
exclusividade no segmento o quadro de instrumentos totalmente digital com 12
configurações. Na versão de topo SL, única oferecida de início, parte do painel
frontal revestida em couro (três cores disponíveis) busca certo refinamento,
mas há ainda grandes áreas de plástico duro. O volante ajustável agora não
“desaba” mais ao se soltar sua trava.
Entre outros recursos eletrônicos, destaca-se o sistema de
visão de 360° por meio de quatro câmeras: traseira, frontal e duas sob os
retrovisores externos, sem dispensar o sensor traseiro de obstáculos. O banco traseiro
tem ótimo espaço para joelhos e cabeça. Há dois airbags frontais e quatro
laterais. Volume do porta-malas, de 432 litros, também é muito bom (apenas 5
litros menos que o do HR-V).
O motor de 1,6 litro da linha March/Versa tem 114 cv (3 cv
extras) com etanol ou gasolina e torque de 15,5 kgf.m (0,4 a mais). Taxa de
compressão de 10,7:1 poderia ser mais alta. Consumo recebeu nota A do Inmetro: 8,1
km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada (etanol); 11,4 km/l e 13,7 km/l,
respectivamente, com gasolina. Graças aos 1.142 kg de peso em ordem de marcha,
o Kicks se desloca com alguma desenvoltura, mas o desempenho não é um ponto
forte.
Seu câmbio CVT apresenta uma característica interessante.
Quando o motorista pisa além da metade do curso do acelerador, o sistema simula
passagem de marchas de automáticos convencionais. Apesar de trocas virtuais lentas,
houve uma evolução em termos de sensações. Os bancos dianteiros oferecem
conforto acima da média e o diâmetro de giro, de apenas 10,2 m, facilita as
manobras de retorno e de estacionamento. Faz falta o freio de estacionamento
eletrônico.
Preço desta versão completa é de R$ 89.990, cerca de 10%
mais em conta que o HR-V de topo. A briga promete ser boa.
RODA VIVA
AINDA sem
divulgação pela PSA, os motores turbo avançam na linha de médios-compactos.
Citroën C4 Lounge, Peugeot 308 e 408, produzidos na Argentina, não são mais
importados com motor aspirado de 2 litros. Agora, apenas o 1,6 L turbo THP,
mais potente e econômico. Todos de olho na média de consumo de frota do
Inovar-Auto, a ser declarada em outubro próximo.
POTENCIAL de
confusão ainda maior sobre a obrigatoriedade, incorreta no entender da Coluna,
de ligar faróis comuns de dia em rodovias. Alguns modelos novos têm apenas
“assinatura” em LED e não faróis DRL que são eficientes e estão “liberados” com
a improvisação de sempre. Faróis de xênon, por exemplo, quase não têm utilidade
de dia. Legisladores se perderam.
HYUNDAI HB20 de
um litro com turbocompressor é um motor flex que, ao utilizar etanol, tem
desempenho claramente superior. Uma pena não dispor de injeção direta de
combustível, que dispensa assistência de partida com gasolina em dias mais
frios. Torque máximo, também por isso um pouco menor, só surge com vigor acima
de 2.500 rpm e aí impressiona bem.
PNEUS não param
de evoluir, inclusive os de alto desempenho para aros de 17 e 18 pol. como o
Pilot Sport 4, da Michelin. Em provas comparativas do instituto alemão TÜV SÜD esse
modelo conseguiu distância de frenagem (80 km/h a 20 km/h) até 2 metros
inferior em pista molhada e 1 metro menos no seco (100 km/h a 0 km/h) em
relação à média de outros desse tipo.
EMBORA limitado
às rodovias federais, a segunda edição do Atlas da Acidentalidade no Transporte
Brasileiro é um trabalho de alto nível do fabricante de caminhões Volvo
(independente da marca homônima de automóveis). Aponta os trechos mais
perigosos, causas dos acidentes e os mais letais, além de tipos de veículos
envolvidos.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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