Elegante,
agradável, o Peugeot 2008 THP
Fórmula para
satisfazer comprador de automóveis é simples de aviar: linhas agradáveis, uso
confortável, boa acomodação ao condutor, espaço para gentes e coisas, causar
boa impressão aos de fora do automóvel, boa performance, confiabilidade e
preço. O novo 2008 cumpre isto. Elegante, bem dotado em linhas, confortos e
segurança, a versão THP indica o uso do motor 1,6 litro, quatro cilindros, 16
válvulas, injeção direta e turbo. Produz 173 cv e oferece 24,5 mkgf de torque a
partir de 1.750 rpm – logo acima da marcha lenta. Transmissão mecânica com 6
velocidades.
No andar, tanto
arranca muito bem, permitindo utilizar as marchas superiores em grande faixa,
reage nas acelerações, quanto atinge velocidade final em torno de 180 km/h,
garroteada pela transmissão para impedir folguedos desnecessários. Tal número é
bastante ao tipo familiar do 2008.
Esteticamente é
muito bem formulado, com a interessante solução de pequena elevação no teto,
logo após a Coluna B, para maior conforto aos usuários traseiros. Para
marcá-la, placas cromadas curiosamente apostas sobre as janelas posteriores.
Bem arrumado.
Utiliza a base do
sedã 208, e sua característica de oferecer a melhor ergonomia ao condutor, com
todos os comandos à mão, volante de pequeno diâmetro, instrumentos em linha
baixa. O conjunto com direção assistida eletricamente, é macio, preciso, e
combina com o restante da performance.
Para
entender
Peugeot Brasil está
em reinvenção, centrando produzir veículos elegantes, com requinte de
construção e decoração, após perder muitas vendas e cair de participação no
mercado. Nada de carros pelados e baratos, mas de bom conteúdo. Consequência
desta postura de elevar preços, redução de vendas, contração e apertos para a
rede de revendedores mas, como diz o mexicano Miguel Figari, diretor geral da
marca, foco é o lucro operacional.
Nesta trilha de
charme e grife, o 2008 é o primeiro passo de refinamento para a nova imagem,
logo seguido pelos 308 e 408 argentinos, revistos e implementados, e do novo
3008, importado, todos no segundo semestre.
Andando
Muito agradável. Bem
instalado, comandos à mão, espaçoso na frente, atrás nem tanto. Área para
bagagens dentro do padrão normal. É rápido para andar e em reações. O amplo
torque do motor exige atenção para as rodas frontais não patinar, consequência
do elevado torque em baixa rotação e pouco peso. Há cautela eletrônica no bem composto
console, botão giratório para regulagens entre neve e lama.
Estável, bom nos
freios a disco nas 4 rodas, ABS+AFU, programa de estabilidade, econômico.
Consumo em estrada livre em torno de 10 km/litro. Cidade limpa, pico de 13,3
km/litro de gasálcool. Preço do pacote completo arranha os R$ 80 mil. Versões
com motor 1,6 litro, 115/122 cv, aspirado, flex, inicia em R$ 67.190, versão
mais simples; por R$ 70.890 câmbio automático antigo com 4 velocidades; R$
71.290 inclui o charmoso e estrutural teto de vidro com cortina elétrica.
Em época de opção
crescente por transmissão automática, a versão de topo não a oferece. Razões
físicas: o espaço na carroceria é pequeno para receber a de modelo atualizado.
Assim, para não utilizar a versão antiga – opcional nas versões inferiores -,
optou-se por mecânica de seis velocidades.
Gostei
|
Não
Gostei
|
Estética
Composição
Rendimento
Consumo
Habitabilidade
|
Economias bestas:
Vidro automático
apenas para motorista
Exigência de chave
mecânica para ligar
Freio de mão mecânico
Espelho interno
mecânico
Tampa do tanque
com chave
Ausência de
fixadores Isofix para crianças
|
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Peugeot 2008. Novo – e bom – começo
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Roda-a-Roda
Reflexo
– O
arrepio no elevado escalão da Volkswagen trouxe o resultado previsto: ações da
empresa caíram 8%. Dentre medidas para o futuro, a holding criará empresa
específica para gerir suas controladas MAN e Scania.
Curiosidade
–
O pequeno Uruguai é o único integrante do Mercosul a crescer em produção e
vendas no primeiro quadrimestre: 3,2%, e recordes 16.454 unidades. Brasil
encolheu uns 20%, Argentina 22%, Venezuela 16,4%. Paraguai não produz veículos,
apenas auto peças.
Crescimento –
Para a FCA, junção de Fiat e Chrysler, abril mostrou crescer vendas mundiais em
6% relativamente a abril de 2014. Grupo mantém crescimento.
Novos – Peugeot
308 e 408 com aparência e conteúdo refrescados estarão no
Salão do Automóvel
de Buenos Aires, junho. Após, vendas no Brasil. Caminho é o adotado pela marca,
maior refinamento, marcado pelo charme.
Surpresa
– Mercado
entendia como estabilizada a queda de 20% nas vendas dos automóveis O Km,
entretanto o mês de abril surpreendeu e aumentou a distância para 25%. A
aprovação do ajuste fiscal e algum sinal de direção do país devem melhorar o
clima econômico e as vendas.
Freio
– Indústria automobilística dá férias a funcionários para deter produção e
forçar venda dos elevados estoques. Na Chery, inaugurada com greve dos
metalúrgicos, situação diferente: concessionários não tem veículos à venda.
Revendas –
Terminais do segmento, rede de revendedores já viu fechar 250 lojas, despedir 12
mil pessoas, e acompanha contração de negócios, com mudança para lojas menores
para reduzir custos operacionais.
Solução – Para
sobreviver Suzuki mudou o processo produtivo. Agora produção e distribuição do
nacional Jimny e importados se farão totalmente nas instalações da Mitsubishi,
em Catalão, Go. Ali antes realizava parte, com montagem final na também goiana
Itumbiara, a 200 km de distância. Na prática significa reduzir 60 empregos.
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Jimny. Mudar para sobreviver
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Planejamento
– Apesar dos tropeços, planos de médio prazo se mantém, como o da Mercedes
e sua fábrica de automóveis em Iracemápolis, SP.
Movimentou 1M de m3
de terra, e iniciou erigir 140.000 m2 de construção no terreno de 2,5 milhões
de metros quadrados.
Futuro - Lá fará
sedã Classe C e o novo GLA. Fábrica integra projeto de liderar
mundial em vendas
Premium até 2020. Para formar mão de obra local, acordo com o Senai.
RS –
Renault terá versão Sandero RS, com personalidade esportiva. Simbiose de
experiência e tecnologias entre as Renault Sport, francesa, com técnicos e
engenheiros do Brasil e Argentina moldaram os acertos. Motor 2.0 e 148 cv;
câmbio com seis velocidades; suspensão, direção e freios adequados ao espírito.
E
? –
RS indica a Renault Sport, braço esportivo desta marca francesa. Não é a
aposição de um embleminha, mas fazer trabalho de desenvolvimento e ajuste com
foco esportivo. Produção no Paraná, apresentação no Salão de Buenos Aires,
vendas segundo semestre.
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Sandero RS, esportivo
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Mercado
– Abril fechou com disputa insólita pelo mercado: quatro veículos
embolados na liderança. Ao final Fiat Palio hatch vendendo 8.841 unidades, apenas 58 sobre GM Onix; 88
além de Hyundai HB 20. Picape Strada 8.598, e
Uno vendeu exatos 8
mil unidades. Sorri-se na Fiat: dos cinco mais vendidos, três são da marca.
E
você ? –
O mercado já sinalizou como está. Vendas de carros usados tem subido, de novos
caído. Significa, se afim de O Km, barganhe.
? – No
disputado mercado dos SAV e assemelhados, o HR-V da Honda, em abril vendeu
quase duas vezes mais sobre Ford EcoSport, então líder: 4.958 x 2.290. Duster,
em processo de mudança, entregou 2893. Renegade, Peugeot 2008, e JAC T6 fora da
conta sem mês cheio para as vendas.
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Legenda
04:
Honda HR-V: primeiro mês de vendas, líder
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Enquadramento – Em
documento interno, conta o bom sítio Autoblog.ar, GM indica série de mudanças
estruturais em Onix, Prisma, Cobalt e Spin. Soldas, reforços, partes com maior
capacidade de absorver pancadas. Razão aparente, ter melhores resultados nos
testes de impacto realizados pelo LatinNCAP.
Quem – Quando mudam? Cobalt - a
partir do VIN FB226125; Spin - após VIN GB109191; Onix –
depois do VIN FG412844; Prisma - idem VIN FG413929. Vai comprar? Prefira
os posteriores. Mais seguros.
LatinNCAP – Entidade
com patrocínio mundial submete veículos a testes de impactos para mensurar
índices de danos físicos e a ocupantes. Nota baixa fez
Hyundai aplicar os
engates Isofix nos HB20, Renault reforçar a porta esquerda do Clio, mesmo
passeando à beira do telhado.
Bruto – 15 meses
pós lançamento, motor R22, diesel, 2.2 litros, três cilindros da FPT Industrial
equipando pequeno trator New Holland Boomer, é “Máquina do Ano” por suas
características, em especial quanto a emissões. Ao Brasil só com endurecimento
da legislação de emissões.
Roda
Dura
– Pesquisa conduzida pela YouGov na Europa indicou, um a cada três
motoristas tem problemas e pequena colisão nas manobras em marcha a ré. Para
ajudar a reduzir tais números, Nissan auxiliou desenvolver câmara com visão de
360 graus. Seguradoras agradecem.
Mimo – Em época
de bolso fechado, Shell incentiva trocar óleo lubrificante. Até 30 de junho
comprador de 4 litros de Helix Ultra ou HX8, ganhará estojo com seis ferramentas.
Ecologia
– Revendas
VW fazem higienização ecológica. Em 30 minutos máquina de oxi sanitização
liquida fungos, bactérias, vírus – e tira cheiros dos veículos. R$ 89 pelo uso
do equipamento, mais algum para a concessionária.
Pneu –
Nova marca no mercado: Aeolus, chinesa, do conglomerado comprador da Pirelli.
Inicia com produtos para automóveis, com aros de 13”a 18”, leque para maiores
representantes da frota. Diz ter mesma qualidade das marcas mais conhecidas, e
preços menores entre 10 e 40%.
Imprensa
– Em
bancas seletas, segundo número de Top
Carros, mais charmosa das revistas nacionais de automóveis. Tratamento
gráfico e visual relevantes, textos optando por informações, sem a ditadura do
espaço. E intensa mídia.
Antigos,
1 –
Após bons resultados no oferecer serviços, peças e cuidados para Jaguar com
mais de 10 anos de produção, Land Rover resolveu fazer o mesmo.
Cálculos da empresa
indiana exibem, cerca de 70% dos 6M de LR produzidos desde 1948 ainda existem.
A operação não atinge o Brasil.
Antigo,
2 – Guia
Partes & Peças, do editor Roberto
Haruo, em 13ª. edição.
Quase 140 endereços
de vendedores e prestadores de serviços em veículos antigos, alento a
colecionadores de automóveis antigos, em especial aos não residentes em São
Paulo, maior concentração destes especialistas.
Afim – Querendo facilitar sua vida de colecionador
ou aficionado ? É o melhor investimento no setor ao custar R$ 4. Para
tratar, partesepecas@ig.com.br
Só
alegria – Mais divertido evento para veículos antigos, o Pé Na Tábua,
corrida de
calhambeques, fechou 5ª. edição com recorde de público e participantes – 45.
Tri campeão Nelson Piquet venceu em duas categorias;
Pedro, seu filho
mais novo, 16, na classe Modificados, e outro representante de Brasília, Luiz
Carlos Peixoto, ganhou a Prova da Marcha Lenta.
Gente – Cristian Malevic, paulista, engenheiro
mecânico com MBA, promoção.
OOOO
Diretor técnico na MWM International de motores. OOOO
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