sábado, 16 de maio de 2015

AVIÃO ALFA ROMEO AERMACCHI, O CUORE SPORTIVO VOLANTE


Olhar de perto um monoposto Alfa Romeo do fim dos anos 30 ou uma Alfetta 158/9 dos anos 50 forma projetados no final dos anos 30 é ver de perto o melhor avião de caça da Força Aérea Italiana da Segunda Guerra. Isso significa ver parentes próximos com quase a mesma tecnologia, ver o mesmo modo de construir e de moldar o alumínio e obter com isso quase a mesma morfologia.

ver o radiaidores de óleo da 308 ou das 8C é entender como são similares, alvez construídos pela mesma fábrrica. As cabinas se parecem, os rebites, as curvas e até a cordo interior lembram os mesmos artesãos de Lonate Pozzolo (Varese) e de Portello (Milão)
que usaram  os mesmos conhecimentos para fazer as peças mestras em alumínio e capacidades manuais para fazer as peças mestrass em alumínio.


isso sem contar com o motor Aalfa Romeo rs 1959 v12 Tritone de 1.500 CV  feito sob licença da Daimler Benz do  modelo 605 dos Messerschmitt Bf 109. Dos aviões temidos por todos os pilotos aliados só sobraram três em condições de recuperação  feita pela Aermacchi - que depois fez as motos Harley pequenas que tivemos aqui - e esse é o único que voltou a voar até pousar forçado de barriga, quando foi restaurado e colocado no Museu Leonardo Da Vinci, em Milão.  


Nenhum comentário: