O povo de Betim nunca foi conhecido por dormir no ponto e o novo VW UP! é uma ameaça real à liderança daa Fiat no mercado com sua modernidade - ô palavrinha collorida...- e baixo consumo. Os italianos de Minas então deram uma penteada estética , uma atualização no design do seu cavalo de batalha, o Uno. Novo estilo na frente e atrás levemente modificado, com um ar mais rebuscado e aparentemente mais sofisticado e um detalhe para enfrentar os possíveis 18 km/litro do UP!, que terá uma avaliação em breve no MP: trata-se do sistema Start stop. ou seja. parada e acionamento automático nas paradas do carro em ponto morto, como nos engarrafamentos.
É nessas situações que o motor fica girando em marcha lenta sem utilidade alguma, sem produzir trabalho pelo combustível consumido naqueles momentos, além de emitir gases poluentes sem contrapartida. A Fiat afirma que isso pode diminuir em até 20% o consumo de combustível em uma cidade grande com transito engarrafado com paradas constantes. É só por o carro em ponto morto que o motor desliga e é re-acionado ao pisar na embreagem;
Este cronista ficou pensando no desgaste do motor de arranque nas muitas paradas e seu custo de reforma ao fim de alguns anos de trabalho, mas desconfio que deve ser compensatório e o desgaste previsto no projeto. Esse é o primeiro start stop em um motor Flex do mundo. totalmente controlado por u computador.
No mais há um novo painel com tela de cristal líquido e as promessas de um motor de três cilindros, o novo queridinho dos departamentos de engenharia das fábricas por sua maior eficiência. Mas isso parece que não é para agora, mas só depois que a fábrica de Goiana, no Nordeste, estiver fumegando.
Este cronista ficou pensando no desgaste do motor de arranque nas muitas paradas e seu custo de reforma ao fim de alguns anos de trabalho, mas desconfio que deve ser compensatório e o desgaste previsto no projeto. Esse é o primeiro start stop em um motor Flex do mundo. totalmente controlado por u computador.
No mais há um novo painel com tela de cristal líquido e as promessas de um motor de três cilindros, o novo queridinho dos departamentos de engenharia das fábricas por sua maior eficiência. Mas isso parece que não é para agora, mas só depois que a fábrica de Goiana, no Nordeste, estiver fumegando.
Um comentário:
O primeiro flex com sistema start-stop não teria sido o BMW 320i ActiveFlex?
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