quarta-feira, 9 de abril de 2014

TRIKE YAMAHA POR JLV

Yamaha lança triciclo inclinante
Todos os levantamentos feitos no mundo a respeito das condições futuras de tráfego dizem a mesma coisa: as populações urbanas estão aumentando rapidamente e o transito deve piorar muito. Os automóveis, mesmo os menores, são grandes demais principalmente em largura.

As motocicletas são muito mais praticas, principalmente para as pessoas que têm de se deslocar sozinhas. O problema, porém, é de estabilidade: um automóvel é mais estável quando parado e vai perdendo esta característica à medida que sua velocidade aumenta. A moto, ao contrário, é mais instável quando parada e ganha estabilidade (até certo ponto) em movimento. 

A solução parece estar num meio-termo, o triciclo, com rodas duplas na frente ou atrás. A Yamaha japonesa, uma das principais fabricantes mundiais de motocicletas, prefere o triciclo de rodas duplas na frente e simples atrás, todas as três inclinantes.

A fabricante chama atenção para o fato de que, mesmo com rodas duplas, o triciclo pode manter a grande vantagem das motos: sua pequena largura. Se a moto ocupar o mesmo lugar do automóvel na faixa de transito, sua vantagem em relação ao veículo maior literalmente desaparece, já que em movimento ela ocupa não só o próprio comprimento, mas também a distância de segurança à frente e atrás.

A Yamaha diz que veículos estreitos e inclinantes serão popularíssimos nas próximas décadas, tomando o lugar de boa parte dos automóveis e das próprias motocicleta
JOSÉ LUIZ VIEIRA
WWW.TECHTALK.COM.BR

Nenhum comentário: