Scooter com motor a ar comprimido
Oito anos atrás, um engenheiro italiano de nome Angelo di Pietro, que passou vários anos na Alemanha trabalhando com motores Wankel na Mercedes-Benz, chegou à conclusão de que a idéia básica daquele motor serviria para uma unidade ainda menor e mais leve (total de 13 kg), acionada a ar e sem emissões. Como o ar amorteceria o trabalho das peças móveis, não haveria também desgastes.
Isso de 1999 a 2006. Pietro combinou o esquema Wankel em uma só unidade rotatória que poderia ser juntada a uma só roda de tração. Tudo o mais simples possível, feito por uma empresa chamada EngineAir of Australia. Pietro sabia que a EngineAir não era uma fábrica de automóveis, e pensava em vender licenças de seu motor a alguma fábrica já existente.
Pulemos oito anos sem poder mais encontrar o senhor Pietro.
Um outro italiano desterrado na Austrália, desta vez um aluno de design na faculdade de engenharia mecânica Monash da Universidade de Melbourne, de nome Darby Bicheno, começou onde Pietro aparentemente terminara, participando de testes de um motor rotativo a ar comprimido.
Darby Bicheno juntou duas idéias ‘soltas pelo mundo’ e juntou o motor a um scooter muito interessante, com quase todas as suas peças externas feitas de bambu prensado, sem peças ou componentes de plástico. O motor rotativo, quase todo de ferro fundido, funcionando a ar comprimido, tem várias vantagens, inclusive a de bom torque desde zero.
Bicheno é obviamente um designer nato. Iniciando sua vida como um gerente de restaurante, hoje tem uma firma de design já bastante conhecida na Austrália. Como tende a pensar de maneira lógica, tem boas noções de Física aplicada.
Assim, por exemplo, o que normalmente seria um tanque de gasolina em seu scooter é um reservatório de ar comprimido. A carenagem, em vez de ser feita de chapas de aço prensado sobre um quadro de tubos metálicos, é feita inteiramente de chapas de bambu.
Sua bicicleta a ar comprimido pesa os mesmos 13 kg pensados por Pietro, não polui e chama uma atenção danada. Que tal trazê-la para cá?
Jose Luiz vieira - http://www.cargaetransporte.com.br/
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