Atualização. O novo motor dos Volkswagen
Outro passo evolutivo nos motores Volkswagen no
Brasil, o novo 1,6 dito MSI, da família EA 211. É a mesma do carismático 1.0,
equipamento do recém lançado up!, e sua caracterização maior é adequar-se aos
novos tempos de menores peso – no caso 15 kg, uns 15%, adelgaçado de 105 para
90 kg -, consumo e emissões.
Se rotulado mix tecnológico entre o 1,6 da família
EA 111, bloco de ferro, e as conquistas praticadas no tri cilíndrico EA 211 do
up!, com toda a unidade em alumínio, impõe-se resumir a similaridade ao volume,
1.598 cm3, e às medidas de diâmetro – 76,5 – e curso – 88,9 mm. E só. É outro
bicho mecânico.
Mais
Motores são construídos em famílias para padronizar
e resumir ao mínimo a variedade de máquinas aplicadas em seu fabrico. Assim, a
filosofia mecânica do 3 cilindros foi replicada no policilíndrico: mesma
distância entre os centro dos cilindros, virabrequim com metade dos
contrapesos, mancais de apoio mais finos para reduzir material, bielas mais
leves, duplo comando, 4 válvulas por cilindro, válvulas com diâmetro idêntico. Curiosidade, epicurismo termo dinâmico, duas
temperaturas no motor: uma para o bloco, maior, para afinar o óleo lubrificante
e reduzir o arrasto das peças móveis, outra para o cabeçote. Neste, a invenção
da Volkswagen, atração questionadora para a hora da recuperação: os comandos de
válvulas são montados aos pedaços dentro dos mancais do cabeçote. Parte em
eixos e parte em excêntricos, se firmam por diferença de temperatura. Mas
desmontar, nunca mais. Á hora da retífica dos cames, troca-se o cabeçote.
No caso do motor tri cilíndrico, as engrenagens dos
comandos são ovalizadas para distencionar a correia dentada e aumentar sua
vida. No quatro cilindros o conceito é aplicado à única polia do virabrequim.
Coletor de admissão em plástico. O de escape lembra
a solução da admissão dos antigos motores BF 161 Willys: fundido no cabeçote.
No caso, em nome do rápido aquecimento. Solução pode parecer curiosa no Brasil,
mas em países com legislação severa o rápido aquecer do cabeçote reduz
emissões. Catalizador vai agregado. Variador de abertura para as válvulas de
admissão. Radiador para resfriar o óleo lubrificante do motor.
O novo engenho inicia seu caminho equipando as
versões mais caras das famílias VW, como Gol Rallye e Saveiro Cross, de modelia
2015 apresentada junto com o motor. Projeta-se, até o final do ano os motores
antigos EA 111 deixarão de ser produzidos.
Curiosidade
Na ficha técnica os dados de maior provocação,
potência e torque, instigarão re leitura. Motor anterior produzia 101 cv
queimando gasálcool e 104 cv operando com álcool. Atual, 110 cv e 120 cv.
Torque, 15,4 e 15,6 mkgf, e 15,8 e 16,8 mkgf.
Parece desproporcional. Muitas modificações, poucos
ganhos: 9 cv para o motor operando com gasálcool e 16 cv com álcool. Duplo
comando de válvulas, abertura variável, taxa de compressão elevada de 11,5:1
para 12,5:1, coletor de admissão sem rugosidade, redução de pesos e atritos, as
diferenças deste motor, em teórico princípio deveriam render maiores potência e
torque.
Desnecessário enfatizar pois sinal de respeito,
motores novos para funcionar a álcool dispensam o anacrônico tanquinho de
gasolina. Novo sistema pré aquece o combustível vegetal, dispensando a injeção
de gasolina.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
EA 211 atualiza
motores VW
Pé na porta, Golf a R$ 66.990
2014
mercado de automóveis será profissionalizante. Exigirá artes e ofícios para não
deixar vendas e resultados cair. Do varejo interno instado pelo receio
psicológico ante as notícias de má gestão do governo federal, perda de
controle, inflação, e os grandes feriados, Copa do Mundo, eleições, redução de
exportações à Argentina, nossa maior cliente. Ano de tira teima, após década
ascendente e o 2013 com perda pequena.
Porque profissionalizante ? Simples,
diretor e gerente comercial sem produzir vendas serão aconselhados por áreas de
recursos humanos a buscar outra profissão.
Do caso
A
Volkswagen enfrenta a queda da vendas do Gol, somando o fim da versão G4,
barrada no baile por incapacidade de receber os legais ABS e almofadas de
ar, e o lançamento do bom up!, e não
pode deixar seu mercado desabar. Por isto abriu nova frente: Golf alemão, 1.4,
turbo, 16 válvulas, injeção direta, 140 cv e 25,5 mkgf de torque entre 1.500 e
3.500 rpm, responsáveis por sua disposição em acelerar, ou apenas andar em
baixas rotações, e baixo consumo. Opção de câmbio mecânico com 6 velocidades ou
DSG, automatizado, com duas embreagens, e 7 marchas. Segurança em nível
europeu, 7 bolsas de ar, controles eletrônicos para estabilidade, tração, e o
recurso economizador e não poluente Start-Stop
– que desliga o motor nas paradas do trânsito. Suspensão traseira de qualidade,
com quatro barras, rodas em liga leve.
Interior
preto, em tecido. A versão é a Comfortline e há pacotes opcionais Elegance e
Exclusive.
Rico em
equipamentos de série, bem feito, prazeroso ao dirigir, multi ganhador - mais
de 20 prêmios mundiais -, na prática mete o pé na porta, chuta o pau da barraca
ao oferecer um automóvel importado, construído com competência mecânica alemã,
a preço competitivo a nacionais defasados em tecnologia.
O mercado
promete iniciar escrever uma nova página neste comparativo.
------------------------------------------------------------------------------------
Golf
Comfortline, alemão a preço de nacional
------------------------------------------------------------------------------------
Roda-a-Roda
Argumento – Nova referência para vendas – ao lado de consumo e
emissões poluentes -, o Audi A3 Sedan foi aprovado pelo estadunidense Instituto
de Segurança nas Estradas, e mereceu o carimbo de Top Safety Pick+, como dos mais seguros à venda naquele país.
Mais – Bem acertado,
espaçoso internamente, agradável aos olhos, o Fiat Grand Siena foi surpresa em
vendas à própria Fiat. Para manter atrativo sobre o carro, retocou o interior,
aplicou pisca de repetidor automático, tem alarme e espelho retrovisor direito
inclinando para baixo com o engatar da marcha a ré, forrou o porta malas.
Motores 1.4 e 1.6, preços entre R$ 41 mil e R$ 50 mil.
De novo – Para manter
novidades e opções, linha de picapes Ranger re incorporou a versão Sport.
Cabine simples, motor 2.5 flex, 173 cv, decoração própria, santantônio, rodas leves de 17”. Direção hidráulica, ar
condicionado, confortos eletrônicos em som, comandos no volante. Não concorrerá
com picapes pequenos ao custar R$ 68 mil.
Ecologia – Pirelli aplicará R$
500M em sua fábrica de pneus, em Campinas, SP, entre 2014-2018. Renovará
máquinas, algumas com décadas de uso, quando montada pela Dunlop, de quem
comprou, e tecnologias. Aumentará produção a pneus verdes – de menor
resistência à rolagem, freando consumo de combustível.
Tecnologia – BMW elétrico, o i3,
anda por S. Paulo. Testes de resistência e operações a lançamento no 2º.
Semestre. Projeto lembra o do Mercedes Classe A, primeira versão, com
plataforma em dois planos: o compartimento de passageiros sobre outra com a
mecânica.
Como – Usa bateria à
base de íons de lítio, motor elétrico com 170 cv e apenas 50 kg, pesa
aproximados 1.200 kg, autonomia máxima em 200 km, e motor de motocicleta da
marca, 650 cm3 e 34 cv para tocar o gerador.
Mais – Na corrida para objetivo indefinido pelo
governo, Renault marca espaço. Acordou-se com a Itaipu Binacional,
politicamente um bastião do PT, fornecerá 20 unidades de seu modelo Zoe. A
usina move o Programa Veículo Elétrico.
Segurança – Ante o problema com a GM,
demorando anos para fazer re call de
chave de ignição, causando danos e mortes, e frente a multa aplicada à Toyota
por problemas com acelerador, dois senadores estadunidenses Ed Markey e Richard
Blumenthal, apresentaram projeto de lei para garantir acesso público aos
comunicados entre fabricantes, importadores e os órgãos públicos.
Prevenção – Crê Blumenthal, ex procurador
do governo, a medida ajudará a evitar delongas entre as partes, agilizando
soluções.
Solução – Colher água de
chuva nos telhados para uso posterior é boa postura. O mundo agradece. Mas
estudantes da Universidade do México melhoraram o passo ecológico: criaram o
sistema Pluvia.
Na prática - Pequenas
turbinas, com 5 cm de diâmetro e 25 de comprimento, colocadas nos tubos,
aproveitam a passagem d’água, geram energia para carregar baterias de 12v, para
alimentar lâmpadas LED e pequenos equipamentos. A água é filtrada em carvão e
sai apta a consumo.
Futuro – Gente comum não é capaz de imaginar o entrosamento entre a
Internet e a vida normal. A Bosch projeta e se prepara a conectar os veículos
em rede, muito mais que navegar.
Caminho – Desde o para brisas
expondo dados do deslocamento e visão ampliada do caminho, iPhones e
Smartphones integrados ao veículo, utilizando a tela do automóvel tornando
aplicativos mais fáceis e seguros.
Assim - Usar internet no
automóvel dispensando o celular; conectar a mecânica à eletrônica, permitindo,
por exemplo, veículo se prepare para reta, subida ou descida próxima, poupando
ou gerando energia, com economia de até 15% em combustível.
Argumento - A conectividade,
projeta a Bosch, oferece desde prévio localizar uma vaga, escolher combinação
de modais de transporte para o deslocamento; organizar o trânsito e – diz -,
reduzir mortes em 90%.
Turismo – Batendo pernas e sacolas de compras na
avenida Champs Elisées, Paris? Pare
no 42, prédio institucional da Citroën. Lá, veículos exclusivos da marca para
conquistas no setor. De carro com lagartas para travessia no deserto, ao
conceito C4 Cactus, mostrado no Salão de Genebra. Oito representantes do
atrevimento Citroën.
Divisão – Corridas são
importante promotor de vendas. A Citroën disputará o WTCC, campeonato mundial
da FIA em circuito, abrindo a temporada no Marrocos, 12 e 13 abril. A prima
Peugeot irá ao Rallye Dakar, 10 mil km largando e chegando na Casa Rosada,
Buenos Aires – e Chile e Bolívia - com 2008 DKR.
De volta – Enquanto alinhava retorno ao
definidor mercado dos EUA, a Alfa Romeo, sem produtos – apenas MiTo e Giulietta
–, esportivo 4C, de vendas contadas, inicia campanha institucional mundial como
Safety Car do campeonato de carros de
turismo representando os fabricantes, o WTCC. 12 provas, maciço interesse e divulgação.
Parece, voltou, cautelosa e perifericamente, ao cenário de vida e glórias.
-------------------------------------------------------------------------------------
Alfa 4C, Safety Car. Divulgação
-----------------------------------------------------------------------------------
Conta – Estatística da Associação Brasileira dos
Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, etccc, Abraciclo, diz, 25% dos
motociclistas são mulheres. Em acidentes, 8% as envolve. Homens, 75% deste
universo, estão em 92%.
Volta – Austríaca KTM, de motos sob curioso rótulo Premium em aplicação off road, voltará ao Brasil pelas
providências da Dafra, montadora multi marca instalada em Manaus. Operação CKD
– importação de peças com montagem local, incluindo versões Street, em 200 e 390 cm3. 2015.
Re call – Parafusos dos eixos de balancins das válvulas do motor motivam
chamamento a reparos nas motos Honda CB 500F e 500R. Problemas farão o motor
parar. Para conferir 0800
701 3432, www.honda.com.br/recall/motos, e no Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall.
Comemoração – União Renault e Nissan festeja 15 anos, expansão de
vendas, produtos, marcas. Hoje Renault, Nissan, Renault Samsung, Infiniti,
Venucia, Dacia, Datsun e Lada, mais sociedade com chinesa Dongeng.
Exemplo - Acordo insólito contornou exemplos negativos,
diferencia-se por não ser fusão, mas compra de ações de uma pela outra, e o
resgate tido impossível da então quase falida Nissan. Ajudou muito o manejo de
afiado alfanje por Carlos Ghosn, vice presidente da Renault transferindo-se ao
Japão, alterou costumes, tradições, e salvou a companhia.
Caminho – A Honeywell produzirá no Brasil turbos com
geometria variável de terceira geração para motores diesel leves – picapes e
vans -, destinados a veículos locais e da América Latina.
Futuro – É pioneira no Brasil, equipou o pioneiro Uno
Turbo 1.4, e os Gol 1.0, os mais potentes do mundo. Turbo é caminho para
otimizar motores, diminuir tamanho, peso, consumo, emissões. 70 mil/ano – 20% sobre
produção atual.
Gente – Roberto Cortes,
presidente e CEO da MAN Latin America, prêmio: Personalidade Brasil Alemanha. OOOO Primeiro
brasileiro a presidir uma operação do Grupo VW na América do Sul, integrar a
diretoria mundial de veículos comerciais e o board da MAN. OOOO De turma. Preparando-se para operar fábrica
em Rezende, RJ, Nissan forma time. OOOO
Roberto
Delgado, novo VP regional de
Administração e Finanças da América Latina (LATAM). OOOO Kazunori
Nakajima, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. Ficará em São José dos
Pinhais, Pr. OOOO Shingo
Mukaida, diretor de Motores e
Manufatura. OOOO Maria Eugênia Santiago diretora de
Comunicação Corporativa América Latina. OOOO Do México olhará América Latina e Brasil. OOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário