A MIG 675 da Quimperlé francesa, já deixou claro que sua nova embarcação Luxury MIG 675, uma lancha de 6,7 m por 2,5 m, tem lugar para três pessoas, atinge 112 km/h e produz apenas vapor d’água como escape.
O mais incrível é que a lancha aparentemente não leva tanques de hidrogênio a bordo, mas produz seu próprio combustível enquanto navega, através de um gerador que ceifa hidrogênio diretamente da água do mar a seu redor – algo aparentemente difícil, a não ser que se queira acreditar em movimento perpétuo. O hidrogênio é usado num motor supercomprimido, de 500 hp, que dá à lancha uma velocidade de cruzeiro de 72 km/h e uma máxima de 112 km/h.
O gerador também aciona todos os aparelhos elétricos a bordo, incluindo um enrolador de âncora, GPS, sonar, câmera de ré, sistema de áudio Alpine, geladeira, mesa retrátil e um sistema de navegação iluminado por LEDs.
A 675 tem casco em alumínio, pesa 1.300 kg, possui banheiro, chuveiro, interior revestido em couro, piso em teca e convés. Estará à disposição dos interessados a partir da segunda metade do ano a 250 mil euros, ou 330 mil dólares, ou ainda uns R$ 600 mil.
UKH2Mobility O Ministro de Negócios da Grã-Bretanha, Mark Prisk, anunciou um novo programa para o lançamento comercial de veículos elétricos a células de energia, chamado UKH2Mobility que vai avaliar o potencial do hidrogênio como combustível para Veículos de Baixo Carbono antes de seu lançamento previsto para 2014/2015. O programa prevê: • Analisar em detalhes o caso específico da Inglaterra na introdução de veículos elétricos a células de combustível como uma de várias soluções para a descarbonização do transporte rodoviário e quantificar seus benefícios potenciais de emissões; • Rever os investimentos necessários à comercialização da tecnologia, incluindo a infra-estrutura de reabastecimento; • Identificar o que é necessário para que a Grã-Bretanha se torne um ‘player’ global e líder na manufatura de veículos elétricos a células de combustível, abrindo caminho para oportunidades no país, como criação de novos empregos e crescimento das economias locais. O UKH2 (sigla para Grã Bretanha hidrogênio) Mobility é composto de membros do governo e dos setores de manufatura de veículos e combustíveis, todos assinando um memorando de entendimento de compartilhamento de conhecimentos e expertise. Diz Mark Prisk, “O governo está investindo 400 milhões de libras esterlinas no desenvolvimento, na demonstração e na entrega desses veículos. Os veículos a fuel cell (células de combustível, ou de energia) estão cada vez mais sendo reconhecidos como uma das opções viáveis para uma futura motorização de baixo carbono. São altamente eficientes, podem ser reabastecidos em minutos, têm alcance equivalente ao de motores de combustão interna e zero de emissões. “Nosso país conta com uma série de empresas de classe mundial que estão desenvolvendo excitantes tecnologias tanto na cadeia de energia do hidrogênio como na de valor automotivo e é vitalmente importante que identifiquemos o que é necessário para tornar esses veículos uma proposição realista para os consumidores da Grã-Bretanha.” O UKH2Mobility engloba três departamentos (ministérios) do governo inglês, de negócios, transportes e de energia e mudança climática, todos trabalhando juntos e ao lado do European Fuel Cells & Hydrogen Joint Undertaking, empreendimento conjunto europeu de hidrogênio e células de combustível. As empresas particulares assinantes do novo projeto são Air Liquide SA, Air Products PLC, Daimler AG, Hyundai Motor Company, Intelligent Energy Limited, ITM Power PLC, Johnson Matthey PLC, Nissan Motor Manufacturing (UK) Limited, Scottish and Southern Energy plc, Tata Motors European Technical Centre plc, The BOC Group Limited, Toyota Motor Corporation e Vauxhall Motors. |
Um comentário:
quem viver verá! !!
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