sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DEVAUX, O BUGATTI MODERNO...




De vez em quando é lançado um carro que deixa o povo de boca aberta na rua. O Devaux é um deles. Opera Mestra de David Clash, designer dono de um coração nostálgico. Motivaado nos anos 30 e suas obras de arte em barcos,, aviões e carros, Clash criou na Austrália uma criatura de extrema beleza. Inspirada nos desenhos imortais de Jacques Saoutchik, Geo Ham e Pinin Farina, ela tem overtones de vários carros desses anos tão difíceis mas tão criativos. 



Sua inspiração principal foi a obra-prima do genial filho de Ettore Bugatti, Jean: o T57 Atlantic. Mas as proporções e o detalhamento são particulares ao Devaux, maior e mais longo, com uma grade bem diferente com perfumes de jaguar, o que se repete na traseira que deve muito ao E Type. É um estilo chamado naqueles tempos de Goutte D´Eau, gôta d´àgua em francês, um apelo que remete à forma aerodinâmica ideal.


A carroceria é toda em compósito de fibra de vidro laminado à mão em um acabamento perfeito, revestida no interior com o mais fino couro macio. Essa delicada e elegante pele veste um chassi de aço especialmente rígido, o que resulta em  peso em ordem de marcha de 1.125 kg. Com os 361 cv do Small Block Chevrolet e, principalmente, seus 55 mkgf de torque em baixa rotação, é de esperar um desempenho fulgurante. 


A caixa padrão é uma Hydramatic 700R4 com m overdrive e trava no conversor que, com o baixo peso e a reserva de potência, permite energia nas acelerações e dispensa o terceiro pedal no poço relativamente apertado.



A suspensão é surpreendentemente semelhante ao Opala e aos Holden mais antigos, com triângulos superpostos na frente e quatro braços longitudinais com barra transversal Panhard para segurar lateralmente o eixo rígido. Os freios são a disco nas quatro rodas e as rodas são Borrani raiadas de aro 16, o que admite pneus radiais modernos. 



Há também com a mesma configuração, mas sem a gaiola de tubos que se esconde na capota, como é visível na foto da mala, um belíssimo Spider com a mesma mecânica.
Interessado? Vá ao site deles: Devaux Cars




2 comentários:

Rafael Ribeiro disse...

Como é bom ver que ainda existem obras-primas como essa, feitas por gente que não só entende de carros, mas AMA o assunto.

Opps! disse...

Eu gostei !