segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

1971: O DERRADEIRO ALFA GTA...


1971, Autódromo de Monza, etapa do Italiano e Europeu de Turismo: carros de rua que gostaríamos todos de ter na rua hoje em dia, carros de corrida que ainda têm a ver com a vida real. Nesse mesmo filme aparece com direito a legenda com o nome a imagem de Franco Lini, o Deão dos jornalistas Italianos de competição, um personagem mítico das pistas até hoje.
Nos divesificados grids estavam os pilotos de F-1 Arturo Merzario, Jochen Mass, Alex Soler-Roig, Francois Mazet, Helmut Marko, Gérard Larrousse, Hans Stuck, Dieter Glemser, John Fitzpatrick, Gianpiero Moretti, Harald Ertl, Carlo Facetti, Jean Xhenceval, Spartaco Dini e Dieter Basche. Merzario tinha perdido seu Abarth pelo fim da classe de mil cm³ e a consequente retirada do preparador milanês da, mas logo se ajeirou no Opel Rekord C 2,8  – o pai do Opala – da Steinmetz, um carro que lutou muito nas pistas européias desses anos.
Um detalhe interessante que eu nunca tinha visto foi um Alfa Romeo 2600 Sprint Bertone de seis cilindros de corrida. Está no final do primeiro filme, aos seis minutos e pouco, saindo do boxe entre um Mustang e um Camaro. É um carro vermelho que parece um GTA atolado de esteróides, pois é 20% maior. Seu número era 21 e aparece no final do primeiro filme, aos 6:21. Um carro raríssimo nas pistas e com um som lindo, um seis em linha bravo com curso curto....

Os americanos não eram os mesmo carros finamente preparados pela Holman&Modddy para a Ford ir correr na Europa, assim como os Camaro de Buzz Yunick, que dava até banho de ácido para afinar a chapa dos carros de corrida. Muito barulho pra pouco resultado...
O naipe completo dos prparadores da época estavam presentes em Monza nesse dia. As equipes oficiais da Ford com o Mustang europeu, o Ford Capri e a Alpina e Schnitzer com 2002 e 2,8 CS, Angelini com Fiat de todos os tamanhos, multidões de 500 e 600 elaboratti até a alma....
Mas o dia mesmo foi de Toine Hezemans. O piloto belga obteve a última vitória do imortal e lendário Alfa GTA em um Campeonato Europeu, botando sempre a patinha no ar, a roda interna dianteira levantada nas curvas, bem suspensão Orazio Satta.
Depois o rolo compresssor germênico veio e levou tudo em sua luta Ford X BMW sem quartel pela taça.
O cenário de época se completa com os carros do estacionamento, uma amostra completa que merece uns momentos de câmera-lenta para curtir o bando de carros de verdade, com tração traseira.... Divirtam-se!



1ª PARTE

2ª PARTE

3ª PARTE








Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gosto quando vc fala das Alfas!
Ja vi uma GTAm aqui em Interlagos.. a antiga n# 25 que venceu as mil Milhas de 70 com os irmaos Diniz.