Jipinho Fiat, projeto grande
Coluna informou a corrida pela FCA em novos
projetos para substituir seus produtos mais antigos. E juntou, como antecipação
nacional, outro dado: ordem para criar um jipinho, Junior, como
tratado internamente. Há dias noticiou novamente: direção teria dado meia-trava
nesta versão; e comentou sobre o perigo de freadas em projetos, exemplificando
com o VW Taigun, mostrado, anunciado, mas freado – e esquecido.
É mais
No caso FCA, fonte da Coluna esclareceu,
projeto ora sobrestado em muito supera a primeira informação: é independente,
não será versão dos modelos de substituição atualmente finalizando testes.
Projeto grande, mundial, de novo modelo,
mais
para pequeno Fiat, menos para mini Jeep. Questão básica está na projeção de
amplos números de mercado, exigindo operação mundial. Por tal definição, será
criado, desenvolvido e produzido no Brasil, na fábrica de onde saem Fiats, em
Betim, MG, para inicialmente fornecer à América Latina e Caribe.
Ao contrário do citado Taigun, projeto não
parou. No plano falta definir onde será a outra base industrial – EUA, Itália,
China.
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Autoclásica, 7 a 10 outubro
Maior
dos eventos sul americanos de veículos antigos, o Autoclásica confirmou
realização entre 7 e 10 de outubro – segunda feira, feriado argentino. Mantém o
local, o Hipódromo de San Isidro, para reunir 600 automóveis e incontadas
motocicletas, ganhando espaço, neste ano com o Bairro das Motos,
reunindo exemplares de uso normal e de corridas.
Na
re diagramação de atrações, os veículos, todos com mais de 30 anos de
fabricação, estado original e perfeito funcionamento, serão dispostos
enfatizando marcas e clubes. Adicionalmente, a cada 50 minutos, demonstrações
operacionais em circuito próprio.
Esta
16ª edição é particularmente valorizada. A UNESCO, entidade internacional para
cultura e educação, concedeu patrocínio oficial ao “Ano do Patrimônio
Mundial Automobilístico 2016”, e estendeu seu reconhecimento a oito eventos
mundiais: Cartier Travel & Style Concours d’Élegance (India); Amelia
Island Concours d’Élegance (EUA);Villa d’Este Concours d’Élegance (Itália); Le
Mans Classic (França); Classic Days Schloss Dyck (Alemanha); Pebble
Beach Concours d’Élegance (EUA); Chantilly Arts & Elégance (França);
e Autoclásica.
Como
temas, 50 Anos da apresentação do Torino, do Lamborghini Miura; 130 anos da
criação do Patent Wagen, o primeiro automóvel; homenagem à Jaguar.
É
o maior e mais variado encontro de antigos na América do Sul.
Cartaz da Autoclásica
Toyota
terá museu em fábrica pioneira
Em São Bernardo do Campo, SP, onde iniciou
operações industriais em 1962, parte da área Toyota terá um Centro de Memória.
Ideia boa, inusitada entre as congêneres nacionais, visa preservar instalações,
referências da primeira fábrica fora do Japão, e contar história da empresa, na
origem e no Brasil. Do endereço, a então Estrada do Piraporinha 1111, hoje
avenida Max Mangels Senior, saíram, em 39 anos, maio de 1962 a novembro de
2001, 103.461 unidades de seu mono produto, o jipe Bandeirante – pequena média
anual de 2.627. Parte da área, remanescente da Mata Atlântica, terá trilha
ecológica, e demais prédios continuarão dedicados a produzir componentes.
Inauguração em agosto com itens
caracterizadores de sua história, o último exemplar do Bandeirante, e curiosa
prensa Fujitsu, operacional desde 1937 – objeto de interesse histórico deste
fabricante, mas de venda descartada pela Toyota –, e demonstração em pequena
linha de montagem do processo produtivo da marca, o TPS. Proposta é ser
provocativo a visitas.
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Roda-a-Roda
Negócio – Peugeot reatou
negócios com a Iran Khodro, empresa com 7% de participação oficial, para voltar
produzir carros com marca, peças e assistência técnica. Estava ausente do Irã
há quatro anos, quando sua então associada GM resolveu deixar tal mercado.
Mais – Há dois pontos de
relevo na transação: Peugeot voltará a competir no Irã, mercado de 3M
unidades/ano. Outro, Carlos Tavares, ex-vice presidente da Renault e atualmente
presidindo a concorrente Peugeot, ultrapassou a antiga marca, viabilizando
negócios á sua frente.
Demora – Kia inverteu
importações da filial mexicana: trará o Cerato em setembro. E o Rio, antes
programado para coincidir com os Jogos Olímpicos em agosto, virá apenas em
2017.
Festa – Empresa comemora
última pesquisa da agencia JD Power sobre satisfação do cliente até 90 dias
após compra. Kia lidera, Porsche segundo, Hyundai terceiro.
Mais
uma –
Jaguar Land Rover inaugurou unidade industrial em Itatiaia, RJ. Capacidade
adequada a veículos de elevado preço – 20 mil unidades/ano em Land Rover Evoque
e Discovery Sport.
E ? – Em tempos de
mercado retraído pode parecer curioso investir US$ 340M em fábrica na América
Latina. Mas indústria automobilística, iniciando seguir planos, é um
transatlântico manobrando.
Embalo - País e mercado
voltarão a crescer, e nele LR é o SUV Premium mais vendido. Audi, BMW e
Mercedes, em situação idêntica, implantaram e operam novas fábricas.
Pianinho – 60 mil m2, 400
funcionários, e não é fábrica como sugere o inconsciente coletivo, entrando metais
e plásticos e borrachas por um portão, submetidos a tratamentos, pancadas,
abrasões, usinagens, com todos os barulhos, cheiros e faíscas de produção
convencional, e despejando carros prontos pelo portão de saída.
Mínimo – Coisa pouca.
Exceto vidros, revestimento interno, silenciosos, importa-se tudo da
Inglaterra. A carroceria, em partes, pintadas, é aqui montada. Este processo,
SKD, semi knocked down, havia no Brasil há 60 anos.
Método - GEIA, Grupo
Executivo para Implantação da Indústria Automobilística, baniu tal simplicidade
e estipulou crescente índice de nacionalização. Foi o gerador da indústria
nacional.
Curiosidades – O baixo índice
de nacionalização impede exportar os Land ao Mercosul. Outra, preços idênticos
aos ainda praticados no estoque remanescente, apesar de não haver incidência de
impostos de importação.
História – Jaguar Land
Rover diz ser primeira indústria automobilística britânica a construir
instalações de manufatura no Brasil. Não o é. Matriz Rover já esteve aqui. Em
1958 se associou à paulistana MBA e montou jipes Land Rover série 2 em modestas
instalações no bairro do Ipiranga, SP - com índice de nacionalização superior
ao da atual manufatura.
Modelos vem quase completos, pintados, da Inglaterra
Corte – Fiat disposta em
renovar o portfólio de produtos: tirou de produção duas versões do Punto, TJet
e Sporting – deixou apenas 1.4, 1.6 e Blackmotion. Suspendeu a produção de
Linea, Bravo e Idea informando ter formado estoques para fazer mudanças nas
linhas de produção – de 4 para 3. Segundo informa tal mudança não resultará no fim de produção de nenhum
modelo.
Mobilidade – Certeza da
mudança da mobilidade no futuro instiga fabricantes a se adaptar. Caminhos
vários: carros híbridos ou elétricos; autônomos; e nos sistemas de transporte
individual, como Uber e congêneres. Toyota, recém decidiu aplicar US$1B no
Uber, e VW US$ 300M na Gett, firma assemelhada. GM investiu US$ 500M nos EUA na
Maven e sua concorrente Lyft.
Outros
custos
– Todo custo é dificuldade para compra de carro novo. Ford criou plano de
manutenção para reduzir valores. Diz, permite economizar até 39% durante os
três primeiros anos. Vale para Ranger, Ka e EcoSport.
Segurança – Brasil parecia
isolado da atual praga mundial, as falhas dos sistemas de air
bags da japonesa Takata, comprometendo a segurança e causando re-calls a
milhões de veículos. Mas chegou aqui: Toyota, Honda e Mitsubishi de picapes
chamam clientes para trocar componentes perigosos.
Apresentação – GM alugou
Autódromo de Brasília para apresentar novos picapes S 10 e Cruze à rede de
concessionários, vendedores, mecânicos. Exposições técnicas e oportunidade de
dirigi-los – apesar de o circuito aguardar obras para finalizar o básico para
voltar a funcionar.
Made
in England –
Fábrica de veículos quando se instala agrega fornecedores de origem. No caso da
Jaguar Land Rover, atraiu inglesa IAC, International Automotive
Components, fornecedora de todo o interior a Evoque e Discovery.
Especialidade – Líder na
Europa e no Brasil com produtos construídos pela Iveco, a PSA criou diretoria
especializada em Veículos Utilitários, e quer elevar sua participação em
vendas. Programa 16 novos veículos no setor para América Latina, dobrar
volumes, triplicar lucros até 2021.
Coluna – Confirmou informação antecipada pela Coluna:
terá picape para 1t.
Resgate – Citroën quer
recuperar parte de seu DNA, esquecido sob o controle da PSA, empresa Peugeot.
Iniciar pelo conforto de rolagem com o programa Citroën Advanced
Comfort.
Solução – Para melhor
filtrar as imperfeições do piso evoluiu a suspensão com o uso de dois batentes
hidráulicos progressivos, assentos inovadores, colagem estrutural da carroceria
por filetes descontínuos.
Segurança
– Movimento Stop the Crash para adotar equipamentos,
reduzir acidentes e seus danos, chegou à América Latina por evento em Santiago
do Chile. Quer, governos tornem obrigatórios sistemas de controle ESC, para
estabilidade; AEB, de frenagem autônoma; e ABS, aqui obrigatório.
Caminho – Sombrios
caminhos impedem a adoção por autoridades dos países, apesar da colheita de
vantagens econômicas pela redução dos acidentes e suas perdas. Ganhou apoio de
peso: a ONU recomendou uso aos países membros.
Legal – Phillips deu
solução a problema de trânsito: o uso de lâmpadas de Xenon em faróis comuns,
não adequados, produzindo ofuscamento. Tal procedimento é vedado por Resolução
do Contran. Criou a Crystal Vision Ultra em lâmpadas H1, H3, H4, H7, H11, HB3 e
HB4. Emitem a desejada luz azulada e são em torno de 30% mais potente ante as
alógenas.
Negócio – Consultoria econômica Hagerty, dos
EUA, indicou, entre os anos 2008 e 2014, nenhum investimento superou os
automóveis antigos. Bolsa manteve-se quase estável; ouro subiu 100%; antigos
250%.
Conta – Simples entender. Os parâmetros são
dos EUA onde, desde a crise de 2008, as aplicações bancárias rendem 1% ao ano;
o país lutou para se recuperar, com economia em plano baixo. Automóveis antigos
de estirpe se transformaram em investimento, como as obras de arte, e
valorização permeou para a base da pirâmide e outros mercados. Automóvel antigo
de qualidade é obra de arte tridimensional – e anda e dá sensações
dinâmicas.
Ecologia – Após proibir circulação de
ônibus e caminhões pesados licenciados antes de 1 de outubro de 2001 em Paris,
sua Câmara Municipal estendeu vedação a automóveis fabricados
anteriormente a 1997 e motos pré 2.000. Integra a Lei da Transição Energética
para melhorar a qualidade do ar. Vale a partir de 1º de julho. Exceções há:
veículos de coleção, licenciados como tal.
Retífica RN – Atento, leitor Fred Carvalho,
sobre nota da Coluna passada da inexistência de empresas
nacionais em nossa indústria automobilística, lembra haver a Agrale. Está
correto. É a única com produtos próprios.
Gente – Fréderic Chapuis,
franco-brasileiro, diretor comercial da Citroën Brasil, promoção. OOOO Diretor de
Veículos Utilitários América Latina. OOOO Missão, tirar Peugeot
e Citroën da periferia das vendas e traze-las à competitividade. OOOO Antônio Baltar Jr,
promovido: lidera área de vendas, distribuição, supervisão de escritórios
regionais e relacionamento com distribuidores. É do ramo. OOOO Maurício Greco,
gerirá Produtos, Propaganda, Publicidade, promoção de vendas. OOOO Diretor da matriz
Volkswagen, alvo de investigação criminal pela Promotoria de Brunswick, na
Baixa Saxônia, Alemanha. OOOO Nome não declarado, mas a ação é o Dieselgate,
pela qual veículos diesel da marca foram vendidos emitindo poluentes acima dos
níveis legais.OOOO Colega como réu,
Martin Winterkorn, o ex poderoso CEO da marca. OOOO
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