Alta Roda nº 891 — Fernando Calmon — 31/5/16
CRUZE
ENTRA NA BRIGA
Segunda geração do Chevrolet Cruze sedã começa
a ser vendida no final de junho, fabricado agora na Argentina e alinhado ao
modelo homônimo produzido os EUA, dos quais quatro milhões de unidades já foram
produzidas desde 2008. Sua versão hatch (que chega ao Brasil no segundo semestre)
chama-se Astra na Europa e foi eleito Carro do Ano em 2016.
O salto tecnológico inclui uma carroceria
de maiores dimensões – 6,2 cm mais comprida, 0,9 cm mais alta e entre-eixos 1,5
cm maior – de rigidez 25% aumentada e, ao mesmo tempo, 106 kg mais leve sem
aplicação de alumínio em alta escala. Coeficiente aerodinâmico (Cx)
de 0,30 melhorou 15%: até a terceira luz de freio no teto recebeu atenção
especial. Um dos pontos de maior destaque, motor turboflex, único disponível,
de 1,4 litro, alcança 153 cv a 5.200 rpm e 24,5 kgfm a 2.000 rpm (etanol) e dispõe
de sistema desliga-liga suave e preciso.
Internamente, melhorou bastante o painel
sem fugir da tradição do cockpit duplo dianteiro que estreou no Corvette, em
1953, e mantido como conceito. Surpreende não haver plásticos macios. A marca preferiu
investir na costura francesa (duplo pesponte) dos bancos de couro e laterais de
portas. E também no seu sistema multimídia de segunda geração com tela
capacitiva de oito pol. e em um segundo mostrador de quatro pol. no centro do
quadro de instrumentos. Entre as informações úteis, como pressão dos pneus, o
motorista pode saber, em porcentagem, a vida útil restante do óleo do motor.
O sistema de concierge OnStar, de segunda
geração, continua de série. Há possibilidade de carregamento de telefones
inteligentes por indução (sem fios), restrito ao sistema Android. No pacote de
itens de tecnologia destacam-se o assistente de permanência na faixa, alertas de
colisão frontal (não freia de forma autônoma) e de ponto cego, sistema de estacionamento
automático e farol alto inteligente.
Perfeito casamento do motor de torque
elevado com o câmbio automático convencional de seis marchas, a direção precisa
e suspensões muito bem acertadas estão entre as boas qualidades do Cruze. Bateria,
por exemplo, foi deslocada para a parte traseira para melhor distribuição de
peso entre os eixos dianteiro e traseiro. Interessante o reposicionamento dos
espelhos retrovisores para melhora do campo visual especialmente favorável no
uso urbano.
A fábrica informa aceleração de 0 a 100 km/h
em 8,5 s e nota A em consumo pelo padrão Inmetro: 11,2 km/l e 14,0 km/l, cidade
e estrada (gasolina), respectivamente; 7,6 km/l e 9,6 km/l (idem, etanol). Isso
o projeta na melhor colocação entre sedãs médios-compactos.
Questão delicada é a dos preços: de R$ 89.990
a 107.450. Precisa ser avaliada dentro do cenário inflacionário de 10% ao ano,
em primeiro lugar. Depois de quase uma década de reajuste abaixo do IPCA, a
festa acabou. Desvalorização cambial trouxe impacto nos custos. Seria até maior,
se o modelo não viesse da Argentina. Novos itens, antes inexistentes ou opcionais,
são a forma de atrair compradores de maior poder aquisitivo.
A diferença de valor percebido sobre o
ano-modelo 2016, segundo cálculos da GM, é de R$ 5.000, na versão LT e até R$
14.000, na LTZ
RODA VIVA
FORD antecipou características do motor EcoBoost (agora sim, injeção
direta e turbocompressor) que estreia no Fiesta em junho. Importado da Romênia,
o 3-cilindros de 1 litro mantém a mesma potência de 125 cv e 20,4 kgfm de
torque, imbatível nessa cilindrada. De início apenas a gasolina, será instalado
na versão de topo com câmbio automatizado dupla embreagem 6-marchas.
GOL 2-portas acaba de receber o mesmo rejuvenescimento interno do
restante da linha que elevou as vendas do modelo. Mercado de duas portas no
Brasil hoje é pequeno. No caso do compacto da VW varia entre 5% e 10%, dependendo
da compra de frotistas. Mas há vantagens: no preço de R$ 33.620 (menos 9,5% em
relação ao 4-portas) e no peso (menos 28 kg).
PEUGEOT 208 comprovou, na prática, ser mesmo imbatível em consumo de
combustível no uso rodoviário graças ao motor tricilíndrico de 1,2 L (aspereza um
pouco além da esperada). Supera facilmente 17 km/l, a 100 km/h, com gasolina. Em
cidade também leva vantagem, mesmo sendo um compacto completo (versão Allure).
Desempenho bem próximo ao de 1,5 L.
LEITOR da Coluna, motociclista, lembra que tachões e sonorizadores ainda
existentes, apesar de proibidos por lei, são grande risco para motos e scooters.
Necessário ficar bem atento, pois uma queda pode ser fatal. Reclama, ainda, de
ciclovias que cruzam ruas e avenidas: tinta logo se desgasta e a superfície
fica extremamente escorregadia, quando molhada.
SERVIÇOS expressos de funilaria, também conhecido como lanternagem, estão
aos poucos se ampliando. Começou em garagem do shopping Eldorado, de São Paulo.
ChipsAway, de Pittsburgh (EUA), desenvolveu a técnica de reparo rápido de
riscos e pequenos amassados em lataria e para-choque. Franqueada oferece dois
anos de garantia, mas o dano requer avaliação prévia.
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fernando@calmon.jor.br e
www.facebook.com/fernando.calmon2
4 comentários:
Fique com Deus, grande Mahar. Que seu espírito tenha a paz que o seu corpo buscou nesses últimos anos.
As sextas feiras colaborava no blog, na coluna sexta é dia de blues, tinha que ser na sexta, dia de blues. . .
Pelas nuvens no céu nesses últimos dias ele está funcionando alguns carros antigos por lá.
Pelas nuvens no céu nesses últimos dias ele está funcionando alguns carros antigos por lá.
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