Peugeot fecha ciclo de
novidades com 408 Mercosul
Marca francesa renovou
produto enfocando em sua postura de mercado de ampliar conteúdo de seus
produtos e pareá-los com a visão popular de os Peugeot serem de construção e
conteúdo refinados. Não fez mudanças estruturais, mas criou intervenções para
caracterizar o automóvel como atrativo sobre o modelo já conhecido. Razão
simples: dificuldades de mercado, queda de vendas e, consequentemente, de
faturamento e lucros. Orçamento contido, usou de charme e inventividade para
aplicar mudanças caracterizadoras de um novo ano/modelo, e atrair interesse
sobre o 408 – ou como a imprensa o chama, Restyling
Mercosul.
O 408 traz a nova
identificação familiar da marca, com o capô indo até a grade frontal, com
barras horizontais cromadas, acolhendo a imagem do leão, secular
caracterizadora da marca. Mantendo o uso do grupo óptico como elemento de
decoração, no caso tornando-os mais afilados e com moldura cromada, criando uma
extensão da grade frontal. Luzes diurnas em LED, como assinatura luminosa. Para
choques reformulados na dianteira e traseira.
Na outra vertente de
implementar o conteúdo, veículo tem ar condicionado Bi-Zone, central de
multimídia com espelhamento e link My Peugeot, alarme e sensor de
estacionamento traseiro, seis almofadas de ar, regulador e limitador de
velocidade, controle de estabilidade. Câmera de ré, equipamento já democratizado,
mandatório em produto deste padrão e nível de mercado está na versão Griffe,
topo de linha.
Mecânica conhecida, motor
2,0 litros, transmissão automática de seis velocidades e, na versão Griffe,
superior, 1,6 litro, 16 válvulas, injeção direta, bi combustível, turbo e 173
cv, torque de 24,5 m.kgf, bomba de injeção com pressão de 200 atmosferas capaz
de substituir a necessidade do aquecedor para partidas a álcool. No
aprimoramento, a transmissão foi alongada 11%, para reduzir consumo.
Versão de entrada, Allure,
motor 2,0 litros, 16 válvulas, flex, 143/151 cv, gasácool/álcool, transmissão
automática de seis velocidades, com opção de troca manual. Rodas em liga leve,
17”.
Internamento novo desenho
para os bancos, revestimento em couro e tecido. Ótimo porta malas com 526
litros de capacidade, e alças telescópicas para integral aproveitamento do
espaço.
Quantum
Peugeot 408
|
R$
|
Allure 2.0 automático
|
75.990
|
Griffe 1.6 THP
|
86.990
|
Peugeot 408
VW se reinventa
Enfrentando problemas causados por emissões
superiores ao limite legal, cobranças, multas, ações diversas, Volkswagen tenta
se entender interna e externamente. Iniciou processo de catarse, com
afastamento e dispensa de diretores e funcionários com alguma vínculo ao
problema, busca dos caminhos e agentes internos. Conseguiu desenvolver solução
para corrigir as emissões dos motores, submetendo-a a autoridades norte
americanas e alemães, contendo o custo a 10 euros para cada uma das 11 milhões
de unidades.
No âmbito Interno, entendimento e ações comuns
de áreas e departamentos buscando colaboração em busca de resultados para
superar os problemas e recuperar imagem e confiança.
No Brasil, providências iguais e ações para se
re aproximar dos consumidores. Primeira delas, mudança do pouco inteligível slogan
Das Auto - o carro. Terá
frase nacional, de comunicação mais fácil e menos imperial.
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Roda-a-Roda
Coragem – Daimler AG, nome da secular marca
abrigando a Mercedes, proposta corajosa nos EUA: produzir nova linha de
transmissões automáticas para caminhões pesados; e um novo motor diesel.
Tradição – Quer mudar o mercado, onde
preferência de motoristas de caminhões pesados é por câmbios
secos, caixas de marcha sem sincronização. E, na compra, especificam
caminhões, câmbio, diferencial, motor, para a montadora configurar o produto.
Lá, diesel Cummins lidera.
Pacote – Ideia é produzir tudo em casa,
incluindo motor e transmissão, nas beiradas de Detroit, na Detroit Diesel -
talvez a empresa que mais mudou de donos, sempre lembrada pelos motores de alta
rotação e ruído peculiar – descontinuados pela Penske, dona anterior,
e agregar tudo nos caminhões Freighliner, Daimler.
Rápido – FCA mudou, novamente, cronograma Alfa.
Não mais atrasará vendas da Quadrifoglio, a poderosa versão do
Giulia, outras, e o SUV.
Versão – Antecipou sedã esportivo para maio
2016 e, novidade, versão de menor preço, dias após. Nesta, motor de quatro
cilindros, 2,0 e 280 cv.
Foco – Renascer da marca mantém imagem de
sedã com performance. O trevo de quatro folhas, o Quadrifoglio, integra
tradição – usa-o desde 1923, quando Ugo Savacci, piloto Alfa, pintou-o em seu
carro e venceu a Targa Florio.
Detroit, esportivo, elétrico
Enfim – Carros elétricos são, no usual, trapizongas em
estilo. Detroit Electric Holding, holandesa na Inglaterra, é exceção. Faz roadster
com linhas esportivas, 1.080 kg, 285 cv, 249 km/h como final. Ganho
tecnológico, densidade energética, 140W/kg, autonomia de 290 km e recarga em 4
horas. Vendas só Europa e Ásia.
Argumento – Tradição vende automóveis, e
Fiat acordou com japonesa Mazda dividir produção de pequeno conversível, re
batizando-o 124 Spider. Motor Fiat 1.4 MultiAir, 140 cv. Mazda será o Miata 5,
motor mais forte.
Macri - Eleição de Maurício
Macri à presidência da Argentina traz alento para a indústria nacional. Macri é
do ramo, e a família teve fábrica de automóveis. Desdobramentos do convívio, é
contra o modelo bolivariano, metástase a partir da Venezuela; pedirá sua
exclusão do Mercosul por não cumprir cláusula de transparência.
Aqui - Internamente sua
eleição mostrou a inutilidade da assessoria internacional interna da
Presidência da República, apostando e apoiando o derrotado kirshneirismo. A promessa
de articulação com a União Europeia e blocos econômicos, pode colocar o Brasil
a reboque da Argentina.
Novidade 1 – Audi marcou data para
apresentar a primeira versão de seu A3 sedan nacional, o 2.0.
Início de dezembro.
... 2 - Fiat ajustou
surgimento do picape Toro: meio de fevereiro.
... 3 - E Mercedes
confirmou inaugurar sua fábrica de automóveis em Iracemápolis, SP: março 2016.
Versão – Renault fez versão
decorada do seu Duster, ex líder do segmento, para reagir ao ataque de Honda
HR-V e Jeep Renegade. Usou a imagem de desafio e resistência do Rallye Dakar:
adesivos, rodas pretas em ferro, aro 16”, pneus 215/65R16, mais largos.
Interior mantém sistema Nav Evolution com acesso a mídias sociais.
R$ ? – 71.480 versão 1.6, a R$ 83.980 para
2.0, 4x4, suspensão traseira Multilink.
Mico - Anúncio do sítio
Mercado Libre.com.ar coloca à venda Duster apresentado pela
Renault, como preparado pelo mago Oreste Berta para disputar o Rallye Dakar.
Entretanto proprietário esclarece, documentação e mecânica é de picape VW
Amarok com casca de Duster. Que mico. Aqui: http://auto.mercadolibre.com.ar/MLA-591918952-volkswagen-amarok-rally-dakar-_JM
Modelo – Projeto nacional, Citroën AirCross
exibe novidades anunciadas pela Coluna: assinatura luminosa, em LED; nova
central multimídia, tela de toque com 17,5 cm, espelhamento, câmera de ré.
Apuro na direção, suspensão, relação de transmissão para reduzir consumo, pneus
ecológicos, função de direção econômica. Uma das versões aduziu o estepe
externo.
Novo AirCross
Jogo Duro – Maior picape no mercado, a
mexicana RAM 2500 chega ao país revista e melhorada, muito implementada em
serviço, em especial pelo aumento de potencia a 330 cv, torque de 104 m.kgf no
motor Cummins, diesel, L6, 6,7 litros, transmitidos por câmbio automático de
seis velocidades, capacidade de reboque de 7.750 kg.
Faz – Tração 4x4, freio motor no escapamento, como
diesel de serviço, macho man como
nunca, rodas 18”, opção atualmente inédita de pintura em duas cores, aprimoramentos
e equipamentos, custa, sem concorrente, R$ 250 mil. Exige Carteira de
Habilitação C.
Dodge RAM, jogo duro
Promoção – Black Friday, sexta
feira de preços promocionais, engatinhando no Brasil, foi aproveitada pela
Volkswagen na semana inteira, vendendo Gol a preço de nota fiscal de fábrica e
financiamento a taxa Zero. Mantém sua campanha Volkswagen#vale,
enfatizando construção e valor de revenda.
Prática – Resultados práticos da gestão
de Philipp Schimer e da corajosa contratação de Roberto Leoncini à Scania, são
novas versões de produtos, desenvolvidas no Brasil após ouvir revendedores e
usuários.
Jogo duro – Semi pesados 3030 e 3026 tem
novos chassis reforçados, configuração 8x2; 2730 6x4 para construção civil e
operações fora de estrada; e 1729 coletor de lixo com opção de transmissão
automática. Uso de quatro eixos de fábrica, aplicou mecanismo capaz de elevar
dois quando com carga menor.
Conforto – Bosch testa sistema de
embreagem com acionamento eletrônico. É o e-clutch. Dispensa uso do
pedal de embreagem, e a mudança de marchas é feita pela alavanca. Tem roda
livre, como nos DKW Vemag – quando o acelerador é solto, o motor cai em marcha
lenta. Preço definirá sucesso como substituto de câmbio automático ou
automatizado.
Ecologia – Pirelli lançou Cinturato P1
Plus, primeiro pneu com etiqueta de eficiência energética. No Programa
Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro, notas A na frenagem em piso molhado, e
B-C em economia de combustível.
Economia – Tem 25% menos de resistência ao
rolamento, permite 5% em redução de consumo de combustível, oferece mais
estabilidade, é para o mercado de reposição, produzido dos aros 15 a 20
polegadas.
Tecnologia – Shell amplia linha de produtos
à base de óleo básico gerado por natural: Helix Ultra SN 5W-20; SN 5W-30;
e ECT C2/C3 0W-30, estes para motores diesel. Diz, característica anti fricção
reduz consumo em até 2,6%.
Varejo – Pósitron marca de alarmes para
automóveis, será vendido em gôndolas de lojas e supermercados. Ideia é
aproximar cliente do equipamento, acompanhado de um cartão, e com este fazer
contato com a empresa e ter indicado o instalador mais próximo. Valores de
cobertura a partir de R$ 59,90.
Cultura – Única editora brasileira com
consistente agenda de lançamentos sobre automóveis, a Alaúde tem novo livro na
praça: AC Cobra – a verdadeira história por trás da lenda. Rinsey
Mills, Acsista, conta a história da união intercontinental, a
fórmula de colocar motores de grande cilindrada em carros leves, como ocorreu
com a proposta do texano Carroll Shelby à britânica AC.
História – Referência esportiva e,
cinquenta anos após, um dos produtos mais difundidos e replicados mundialmente.
Livro traz muitos dados históricos e lista os chassis de quase todas as 1.000
unidades produzidas. 160 páginas, R$ 80.
Capa do livro sobre o mítico AC Cobra
Questão – Vídeo na Internet, com
filmagens e fotos, levanta dúvida se a morte de Ayrton Senna, Ímola, 1994,
ocorreu após a batida no guard rail, ou antes. Ou, se o acidente o
matou, ou se estava morto e daí o acidente. Está
Gente – Juliana Lopes Nunes,
engenheira, promoção. 0000 coordenadora geral da CGIT - Coordenação
Geral de Infraestrutura do Trânsito, Denatran. 000 Merecido. É do
ramo e do órgão. OOOO Gelson Zardo, administrador, MBA pela
FGV, promoção. OOOO Diretor Geral da Volare, divisão de ônibus
da Marcopolo, incluindo gestão sobre a fábrica em São Mateus, ES. OOOO
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A vida da Árvore da Vida
Preocupada com o entorno de sua fábrica
e a falta de perspectiva para crianças e jovens, Fiat resolveu concentrar
esforços no programa Árvore da Vida. Focou na inclusão social deste público
através de ações sócio educativas e capacitação profissional de jovens e
adultos do Jardim Teresópolis, com 33 mil habitantes.
Finalidade básica, melhorar as
condições de vida e redução da pobreza da comunidade, revitalizando espaços,
fomentando o desenvolvimento comunitário, gerando trabalho, provocando o
empreendedorismo, a educação. Não se resume a repassar recursos, mas de
induzir, instigar, promover, apoiar. A soma de ações e gentes melhora o entorno
e a vida da comunidade, fundada em três pontos: fortalecimento da comunidade,
mobilizando lideranças para atuar como protagonistas; ações sócio educativas,
experiências de arte e cultura, canto, percussão, oficinas esportivas,
capacitando educadores da rede pública; e geração de trabalho e renda, como a
Cooperárvore, cooperativa formada por mulheres da comunidade para aproveitar
materiais re aproveitados da produção de automóveis Fiat, ou doados por
terceiros. A Cooperativa promove renda para o sustento da família, sem se
afastar do acompanhamento dos filhos.
Até 2014 o projeto havia beneficiado 20
mil pessoas.
Marco Antonio Lage, diretor da FCA,
responsável pela implantação e coordenação do projeto, escreveu livro a
respeito, O Mundo pode ser melhor. Conta casos e mostra que pode ser aplicado
em várias escalas. Coisa boa, a Renault pediu treinamento e replica em
Curitiba.
O livro do Marco
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