Completando 10 anos no mercado brasileiro, a
RAM traz a Laramie 2500 com motor Cummins recalibrado e rendendo 20cv e 20kgfm
a mais que a versão anterior!
São seis cilindros em linha, 24 válvulas, 6,7
litros, 330cv e 104kgfm que fizeram a capacidade de reboque aumentar 2250kg e
chegar em 7750kg (atingindo a sua capacidade máxima com o kit de engate da
Mopar). Trabalhando em conjunto com esse “motorzinho” temos um câmbio
automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na alavanca,
e Tow/Haul, que evita trocas de marchas desnecessárias com a picape carregada
ou usando o engate. A direção é hidráulica, de pinhão e cremalheira, com respostas mais do
que adequadas à proposta da picape.
A tração pode ser traseira, 4x4 ou 4x4
reduzida. O sistema de freio motor, Diesel-Exhaust Brake, é um recurso ótimo
para quando a RAM está com muita carga ou rebocando pois preserva os discos
ventilados nas quatro rodas. A suspensão traseira, que trocou os feixes de molas longitudinais por
uma arquitetura three-link com braço arrastado e molas helicoidais. Na frente,
a estrutura é semelhante, mas com cinco pontos de suporte (five-link).
Sobre estética e conforto: rodas 18
polegadas, sensor crepuscular, faróis com projetores tipo canhão, lanternas
traseiras retocadas e opção de pintura em dois tons – a parte inferior prata e
o restante da carroceria com outra cor (opções: Vermelho Flame, Cinza Granite
Crystal, Cinza Maximum Steel, Preto, Azul True, Verde Black Forest e Branco –
ah, não tem acréscimo de preço em nenhuma das cores!).
No interior a novidade é o couro marrom,
Castanho Canyon, o console central (com central multimídia, entradas USB, de
cartão SD, auxiliar P2 e tomada 12V) e um porta objetos proporcional à picape
(dividido em dois compartimentos pra que você não precise chamar a SWAT pra
encontrar as suas chaves).
Ainda no interior da Laramie, para facilitar
a vida do motorista temos um quadro de instrumentos em uma tela colorida de 7
polegadas que informa desde a temperatura externa até o percentual de vida útil
do filtro de combustível, passando por manômetro de óleo e voltímetro, e com
mostradores virtuais, como da pressão do turbo compressor Já na tela de 8,4
polegadas fica o sistema multimídia Uconnect, GPS, configurações do veículo –
como câmera de ré e sistema de iluminação externa e interna – e recursos como
ventilação dos bancos dianteiros e ajuste elétrico (duas memórias para o do
motorista). A RAM ainda conta com aquecimentos de todos os bancos e um conjunto
de áudio da marca Alpine com nove alto-falantes (incluindo dois no teto) e um
subwoofer.
No quesito tranquilidade do mundo ao redor, a
RAM 2500 Laramie traz sensores de estacionamento dianteiros (pra trabalhar em
conjunto com a câmera de ré e ajudar a manobrar o pequeno caminhão) e, para a
alegria dos ocupantes, ela tem chave de presença com a função Keyless Enter
& Go que, além de destravar as portas ao puxar a maçaneta e ligar o carro
por um botão no painel, dá partida remotamente e com isso é possível deixar a
cabine com uma temperatura mais agradável, no frio ou calor, desde que o ar
condicionado tenha ficado na temperatura desejada na saída anterior da picape.
E mesmo com a ignição acionada remotamente (até 100m de distância) as portas
continuam travadas.
A caçamba da Laramie agora oferece dois
compartimentos fechados nas laterais, as Ram Box, com 132l de capacidade cada e
com fechadura (que podem ser travadas e destravadas junto com as portas) e
dreno, possibilitando o transporte de carnes ou bebidas envoltas em gelo e
facilitando a limpeza dos compartimentos. A Ram também traz gavetas removíveis
embutidas na parte traseira do assoalho interno, sob o tapete. Outro
porta-objetos fica sob o assento traseiro, que é bipartido (60/40) e pode ser
levantado, mostrando mais um recurso da Ram 2500 Laramie 2016: um sistema de
placas dobráveis que nivelam o assoalho atrás dos bancos dianteiros, otimizando
o transporte de cargas dentro da cabine.
No quesito segurança a RAM possui seis airbags (dois frontais de
múltiplos estágios, dois laterais e dois de cortina), que totalizam oito pontos
de proteção, ABS e ESC.
VERSÕES
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Laramie Crew Cab 6.7
Cummins ® Turbodiesel AT6 4x4
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Número de portas: 4 | Número de lugares: 5
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MOTOR
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6.7 24V Cummins ® Turbodiesel
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características
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Número de cilindros
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6 em linha
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Posição
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Longitudinal, motor
dianteiro
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Cilindrada total
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6.690,0 cm³
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Diâmetro x Curso
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107 x 124 mm
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Taxa de compressão
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16,2:1
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performance
|
Combustível: Diesel
S10
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Potência máxima ABNT
|
330 cv a 2.800 rpm
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Torque máximo ABNT
|
104 kgfm a 1.600 rpm
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distribuição
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4 válvulas por
cilindro
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alimentação
|
Injeção eletrônica a
alta pressão common rail
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TRANSMISSÃO
|
tração 4x2 traseira;
4x4; Neutro; 4x4 reduzida
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embreagem
|
Embreagem auto
ajustável, com 318 mm de diâmetro
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câmbio
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Número de marchas
|
6 à frente e uma à ré
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Descrição do Câmbio
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Câmbio FCA 66RFE
automático de 6 marchas com 3 conjuntos de planetárias, controle eletrônico e
bloqueio do conversor de torque
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Relações de marcha
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1ª
|
3,230
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|||
2ª
|
1,840
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|||
3ª
|
1,410
|
|||
4ª
|
1,000
|
|||
5ª
|
0,820
|
|||
6ª
|
0,630
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Ré
|
4,440
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diferencial
|
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Posição
|
Diferenciais de
deslizamento limitado disponíveis. Diferenciais abertos disponíveis.
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Grupo de redução
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NV273, uso temporário,
comando elétrico
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Relação de redução
|
2,640:1
|
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FREIOS
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Comando Hydro-boost
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rodas anteriores
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Sistema
|
A disco ventilado, com
pinça pin-slider e pistão duplo com ABS para cada roda. Controles EBD e BAS.
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Diâmetro x espessura
do disco
|
359 x 39 mm
|
|||
rodas posteriores
|
||||
Sistema
|
a disco ventilado, com
pinça pin-slider e pistão duplo com ABS para cada roda
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|||
Diâmetro x espessura
do disco
|
358 x 34 mm
|
|||
Correção de Frenagem
|
Correção eletrônica
|
|||
Freio de
estacionamento
|
Hidro acionado
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|||
DIREÇÃO
|
||||
Sistema
|
com pinhão e
cremalheira com assistência hidráulica
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Coluna de direção
|
articulada com juntas
universais com regulagem de altura e profundidade
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Diâmetro mínimo de
giro
|
10,84 m
|
|||
Diâmetro de giro
|
13,38 metros
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SUSPENSÕES
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||||
dianteira
|
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|||
Tipo
|
Five-link com braço
arrastado, molas helicoidais
|
|||
barra estabilizadora e
eixo rígido
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||||
Amortecedores
|
Tubo duplo Magnetti
|
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traseira
|
Three-link com braço
arrastado, molas helicoidais
|
|||
Tipo
|
barra estabilizadora e
eixo rígido
|
|||
Amortecedores
|
Tubo duplo Magnetti
|
|||
RODAS
|
18" em alumínio
polido
|
|||
PNEUS
|
275 / 70 R18
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MEDIDAS
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||||
externas
|
||||
Comprimento
|
6030 mm
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|||
Largura da carroceria
|
2009 mm
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|||
Largura entre
retrovisores
|
2019 mm
|
|||
Altura
|
1974 mm
|
|||
Distância entre eixos
|
3797 mm
|
|||
Bitola dianteira
|
1735 mm
|
|||
Bitola traseira
|
1732 mm
|
|||
internas
|
|
|||
caçamba
|
|
|||
Capacidade (litros)
|
1.240
|
|||
Comprimento
|
1900 mm
|
|||
Largura
|
1300 mm
|
|||
Altura
|
500 mm
|
|||
Ram Box ®
|
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|||
Capacidade (litros)
|
132 (cada Ram Box)
|
|||
Comprimento
|
1540 mm
|
|||
Largura
|
250 mm
|
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RESERVATÓRIOS
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|||
Tanque de combustível
|
117 litros
|
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Óleo do motor
|
11,3 litros
|
|||
Sistema de
Arrefecimento
|
28 litros
|
|||
PESOS
|
total (Kg)
|
|||
Peso em ordem de
marcha
|
3410
|
|||
Capacidade de carga
útil (kg)
|
1.030
|
|||
Carga máxima rebocável
(Kg)
|
7.750
|
|||
Peso Bruto Total - PBT
(kg)
|
4.536
|
|||
Relação peso /
potência (Diesel S10)
|
13,75 Kg/CV (carregado)
|
10,33 Kg/CV (sem
carga)
|
||
ÂNGULOS / ALTURA LIVRE
|
|
|||
Ângulo de ataque
|
21,8°
|
|||
Ângulo de saída
|
27,0°
|
|||
Ângulo de Rampa
|
18,2°
|
|||
Altura livre do solo
entre os eixos
|
188 mm
|
A Ram 2500 Laramie é importada da fábrica de Saltillo, no México, tem preço sugerido de R$ 249.900, sem frete, conta com garantia de 3 anos e é necessário ter habilitação C para dirigi-la. Você pode compra-la em um dos 48 pontos de venda no país.
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