Toyota quer acabar com carros a gasolina
A Toyota, empurrada por ambiciosos alvos ambientais, quer parar de vender carros a gasolina a partir do ano 2050. Ela quer com isso reduzir radicalmente as emissões, no Japão e no resto do mundo.
Os carros elétricos a bateria não fazem parte de sua visão.
O futuro, para a Toyota, está nos carros a células de combustível, como o Mirai, que andam a hidrogênio e estão a venda desde o fim do ano passado. O Mirai já vendeu 1.500 unidades no Japão e acaba de ser lançado em alguns pontos dos Estados Unidos e da Europa.
A venda de veículos híbridos chegou a 1,5 milhão de unidades até hoje e chegará a 15 milhões em 2020, quase duas vezes sua venda global atual no planeta. Os híbridos ‘trocam’ de gasolina a elétrico e vice-versa, buscando eficiência.
O mais vendido é o Prius, que de 1997 até hoje já vendeu cerca de 4 milhões de unidades. A Toyota promete desenvolver uma versão híbrida de cada categoria de carro, inclusive a de veículos esporte utilitários e os mais caros modelos de luxo.
O diretor gerente sênior da companhia, Kiyotaka Ise, disse aos jornalistas que “Você pode pensar que 35 anos é um longo tempo, mas para um fabricante de automóveis pensar em todos os motores de combustão como mortos, é extraordinário.”
Ele aceitou a ponderação d que alguns carros a gasolina poderão continuar existindo nos mercados menos desenvolvidos, mas mesmo assim em números bem pequenos.
Ise e outros diretores da Toyota insistem na inevitabilidade de sua visão global, e lembram que os problemas de aquecimento e destruição ambiental tornam a mudança para uma sociedade baseada no hidrogênio uma necessidade.
Outras pessoas, porém, estão divididas quanto ao desaparecimento de motores a gasolina mais verdes e à chegada de uma tecnologia diesel mais limpa.
A Toyota diz que vai desenvolver tecnologia de manufatura baseada no hidrogênio e que vai usar a força do vento em sua planta de Tahara, ambos até 2020. Ela promete também ampliar suas medidas de reciclagem, inclusive maneiras de construir veículos novos a partir de outros reciclados.
Perguntada por que a Toyota é tão cautelosa a respeito de veículos elétricos, ela responde que demora demais para recarregar apesar de inovações que as tornem menores, mais leves e de maior alcance.
O chairman da Toyota, Takeshi Uchiyamada, conhecido como o ‘pai do Prius’, diz que a companhia leva muito a sério o meio ambiente porque ela sempre quis contribuir para uma melhor sociedade.
Sakichi Toyoda, o ‘pai’ da companhia, inventou um tear têxtil em 1891. “Este é o DNA da Toyota.” |
Nenhum comentário:
Postar um comentário