Alta Roda nº 858 — Fernando Calmon — 13/10/15
MICROMOBILIDADE AVANÇA
O Japão destaca-se por investir muito em
tecnologia de comunicações e informática (TCI) e, não por coincidência, conquistou
a posição de trânsito urbano e rodoviário entre os mais seguros do mundo. A
cultura nipônica se destaca por planejar longamente, avaliar tudo o que pode
dar errado e, só então, executar com firmeza e prazos cumpridos à risca.
Pela limitação de espaço viário desenvolveu
legislação veicular específica. Só lá existe a categoria chamada kei-jidosha
(carro leve, em tradução literal do japonês) que recebe vantagens tributárias e
de custo de seguro. Para ficar livre da obrigatoriedade de garagem, ativo
bastante caro no limitado solo japonês, exigem-se comprimento e largura máximos
de 3,4 m
e 1,45 m ,
respectivamente, além de motor de até 660 cm³. Nos demais modelos a largura
também é tributada à parte.
Carros importados sempre sofreram algum tipo
de cerceamento, chamadas barreiras não tarifárias. Isso mudou com o os recentes
acordos de livre comércio. Tanto que marcas europeias e americanas voltam agora
ao bienal Salão do Automóvel de Tóquio. Sua 44ª edição será de 29 de outubro a
14 de novembro (17 dias, tão longo como o de Paris).
Uma das atrações é o projeto temático Smart
Mobility City (Cidade com Mobilidade Inteligente ou SMC em inglês). Trata-se de
um enorme pavilhão para representar uma cidade fictícia, porém real em alguns
pontos. Os visitantes poderão testar protótipos de direção autônoma e antever avanços
da mobilidade individual no futuro. Apesar de sistemas coletivos de transporte
funcionarem muito bem lá, o Japão sabe que nada substitui a liberdade
motorizada, seja com unidades a combustão interna, híbrida ou elétrica.
A experiência gente-carro-cidade promete
sensações inéditas nesse tipo de exibição. Novos meios de locomoção, estilo de
vida, mudanças sociais e de valores se juntam às próximas gerações de veículos.
Os organizadores atraíram fabricantes de autos e companhias dos setores privado
e público envolvidas em telecomunicação, meio ambiente, energia,
desenvolvimento urbano, construção civil e materiais avançados para demonstrar
produtos, tecnologias, sistemas e serviços de ponta.
Mais impressionante será a Estação
Principal, no centro SMC. O local apresentará tecnologias e meios avançados de
transporte. As pessoas poderão dirigir veículos de micromobilidade (lugar só para
o motorista) e inclusive sair do pavilhão para estender a avaliação.
A segunda estação é o Laboratório de
Pesquisa de Mobilidade Pessoal. De acordo com os organizadores, as instalações
reproduzem a busca incessante pela coexistência harmoniosa entre veículos e
pessoas. De forma inédita, se realizarão testes de forma contínua no seu
interior e quem quiser opinar ou colaborar com sugestões terá atenção especial.
Última parada foca nos laboratórios de TCI,
porém amplia o escopo para Energia e Entretenimento. Haverá demonstrações e
testes com carros de direção autônoma em área espaçosa no teto do prédio que
abriga a exposição.
A SMC 2015 está em sua terceira edição –
começou no Salão de Tóquio de 2011 – e agora se transforma em polo de atenção
para visitantes de todo o país e do exterior.
RODA VIVA
QUEDA nas vendas vem atingindo ritmo de investimentos em fábricas novas
ou novos produtos. Fornecedores acenam que o segundo SUV (Projeto 551) da Jeep,
em Goiana (PE), está em compasso de espera. Já o subcompacto da Fiat (Projeto
X1H), em Betim (MG), confirmado para início de 2016, sairá com motor
4-cilindros. O 3-cilindros (nova geração) só no final do próximo ano.
SUBARU WRX é daqueles carros feitos para quem gosta de explorar todas as
virtudes de um sedã esportivo de verdade. Desenho pode não atrair tanto, mas
mecanicamente conquista pela tração nas quatro rodas e o novo motor turbo de 2
L, 268 cv e 37,7 kgfm. Um automóvel totalmente previsível. Seu câmbio
automático CVT é bom, mas em altos regimes não empolga.
APERTO financeiro chegou à ANP, encarregada de monitorar a qualidade de
combustíveis em todo o Brasil. Número de postos vigiados caiu mais de 50%. Recomenda-se
pedir e guardar nota fiscal para possíveis reclamações contra fraudes. Para piorar,
a NGK tem encontrado contaminação de óxido de ferro em velas de ignição, um
desleixo de transporte e tancagem.
LANÇADO semana passada, sistema online de controle de autopeças, parte
importante da Lei do Desmanche, do estado de São Paulo, para inibir furto e
roubo de veículos. Agora se pode consultar por QR Code de celulares e tabletes
a procedência a partir de etiquetas afixadas em cada peça com número único de série.
Uma garantia de compra com origem legal.
POUCOS sabem que a GM colocou na internet versões digitalizadas de manuais
de proprietário de todos os seus modelos produzidos ou comercializados no
Brasil de 2008 a 2016. Mão na roda para quem extraviou o livreto. E em outro
site www.reparadorchevrolet.com.br há manuais completos de reparação com vista
explodida para identificação de códigos das peças.
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