terça-feira, 11 de agosto de 2015

CARROS À PROVA DE ARANHAS BY JLV

 

Carros à prova de aranhas

Todo novo veículo Ford de alguns meses para frente virá equipado com uma tela que impedirá que aranhas ‘aluguem’ residência sob o capô, principalmente se seu carro for um Toyota ou Mazda vendido nos Estados Unidos.

Os engenheiros da marca do oval azul descobriram que a aranha de saco amarelo, existente em todos os estados americanos menos o Havaí, procuram cavidades onde por seus ovos e se abrigar. Quando elas ‘acham’ um veículo, normalmente vão direto à tubulação de vapor de combustível.

As teias das aranhas podem romper a tubulação e infligir danos ao motor. Em casos extremos a pressão resultante pode levar a rompimento do tanque de combustível e iniciar incêndios.

Antes de um recall em 2014, rompimentos foram achados em pelo menos nove modelos Mazda 6. Paralelamente, a Toyota fez um recall após descobrir entupimentos em aparelhos de ar-condicionado que acabaram afetando airbags.

A aranha de saco amarelo é extremamente comum e as primeiras pesquisas da Ford descobriram ‘clandestinas’ em quase todos os componentes examinados num ferro-velho.

O engenheiro David Gimby disse à USA Today que “Se você deixar seu carro parado por um bom tempo, a aranha vai achá-lo.”

A tela da Ford, patenteada, é um pouco menor que um dedo mindinho e impede as aranhas de entrar na tubulação de combustível, mantendo livre o fluxo de vapor. Ela será instalada em todos os veículos de linha da companhia, começando com o Focus RS 2016.

Um comentário:

Alexandre Zamariolli disse...

De agora em diante, a Ford só vai produzir carros fechados. No more spiders.