É comum entre os proprietários de veículos dizer que o inverno é a estação em que as baterias causam mais transtornos. No entanto, Adelmo Leite, coordenador de assistência técnica daJohnson Controls, fabricante das baterias Heliar, desfaz esse mito. “Durante o verão, as baterias sofrem maior autodescarga e evaporação de eletrólito, o que acentua o processo de corrosão. É nesta época que o produto precisa de ainda mais atenção”, explica.
Para minimizar os danos à bateria automotiva no verão, é preciso manter a capa térmica do produto e ficar atendo a revisão do sistema de carga e partida. “É importante ter atenção especial com veículos utilizados com poucos intervalos de parada, como aqueles para fins profissionais. Para esses, o ideal é o uso de baterias específicas, que suportem uma demanda maior de energia”, ressalta Adelmo Leite.
Com relação aos demais cuidados, o coordenador da Johnson Controls lembra que os principais erros no uso da bateria referem-se ao excesso de itens eletrônicos instalados, à utilização desses acessórios com o veículo desligado ou ainda a má fixação das baterias e retirada de capa térmica original de fábrica. Outros mitos, segundo Adelmo, também devem ser desfeitos. Ele explica que deixar a bateria no chão não causa descarga, que as baterias automotivas e estacionárias são iguais e ressalta que o visor indicando carga com a cor verde não significa que a qualidade da bateria é confiável.
“A bateria é a principal peça fornecedora de energia para o veículo e, independente de agentes climáticos, a manutenção preventiva ainda é a maior aliada do motorista contra danos ao produto”, alerta Adelmo Leite.
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