Renault
produzirá Logan e Sandero na Argentina
Renault Argentina
anunciou investir US$ 100M para adaptar a velha fábrica de Santa Isabel – de
onde saiu o primeiro Jeep argentino, em 1955 -, à produção de Logan, Sandero e
Sandero Stepway ano próximo. Justificativa na Argentina, alívio na balança de
pagamentos com o Brasil, de onde hoje os importa, e facilidades para o governo
liberar dólares para trazer produtos de outros países, complementando a linha
de modelos.
A divisão industrial
para os produtos Renault entrega os extremos à Argentina – Fluence, Clio e
Kangoo -, e o meio, Logan, Sandero e Duster no Brasil.
Demandada, a Renault
Brasil esclareceu, a transferência se dá pela razão das trocas comerciais entre
os países do Mercosul, pela mudança no perfil exportador da operação argentina.
Aparentemente a
decisão não se resume a ato de bom convívio com o governo argentino, ora apertando
os parafusos sobre a indústria automobilística do vizinho país para defender a
balança comercial, mas tem espectro muito maior: é um dos passos de
estruturação ao projeto apresentado em 2014 por Carlos Ghosn, presidente
mundial, em âmbito internacional, padronizando produtos e tornar a Renault
líder de vendas na América do Sul.
Para a fábrica
brasileira, recém ampliada, há quatro produtos para lá previstos, de acordo com
o plano pluri anual:
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Plano Produto da Renault
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Por ele o Brasil
teria quatro produtos:
1 - Veículo barato,
do segmento A, carro de entrada. No caso, versão do Redi-Go, recém apresentado
pela Datsun, nova marca para produtos baratos Nissan. Motor de três cilindros,
já produzido no Brasil por esta associada;
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Redi-Go, da Datsun, inspirará novo Renault de menor preço
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2 - O novo Espace,
produto revolucionário da Renault no fim dos anos ’80, em projeto capaz de
desdobrar-se em versões como utilitário esportivo, veículos multi uso, sedã
quatro portas e hatch. Será feito
sobre a nova plataforma Logan/Sandero, ainda não adotada pelo Duster. Previsão
2017;
3 – Linha de Crossovers, cruza de utilitário
esportivo com andadura de sedã. Existente sobre carros pequenos, médios e
grandes;
4 - Picapes para
0,5t e 1,0 tonelada de capacidade de carga.
O primeiro, pronto,
sobre plataforma Duster, tração dianteira, é o Oroch, mostrado conceitualmente no
Salão do Automóvel de S Paulo e com lançamento nos próximos meses;
O outro, conhecido
internamente como Raptur, é visão Renault sobre a estrutura mecânica – motor
diesel, tração nas 4 rodas -, do mal vendido picape Nissan Frontier.
Fonte autorizada da
Renault instiga o raciocínio: se a Raptur, com este ou outro nome, vier a ser
feito, possivelmente será na Argentina, com mais vocação para picapes – lá
fazem os Toyota HiLux, Ford Ranger e VW Amarok -, e auxiliará gerar saldo para
trocas com os novos Renault feitos no Brasil.
A decisão da
transferência muda a filial brasileira de patamar institucional, agora em
segundo nível ao fazer os veículos Dacia, sua segunda marca para produtos mais
baratos. São os Logan, Sandero e Duster, mundialmente tratados de Dacia e
apenas no Brasil chamados Renault. Com sua transferência para a Argentina, a
operação local, exceto por Oroch a ser lançado e o Duster, até minguar, como
programado pelo Plano Produto, todos os demais serão Renaults.
Na prática acabará o
período de dacialização no Brasil.
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De
Tomaso renasce ou acaba
Prestigiosa marca de
veículos esportivos criada em 1959 pelo argento-italiano Alejandro De Tomaso,
(1928-2003), reúne ofertas para a compra de seu acervo – nome, projetos, restos
industriais. Marca diferenciada, atrevida – chegou a ter acordo operacional com
a Ford construindo-lhe o Pantera -, minguou com o passamento do criador, foi
assumida por Gian Mario Rossignolo, ex executivo da Fiat com miríade de
projetos, incluindo o sedã Deauville, projeto Pininfarina. Trapalhada
financeira, não deu certo, e não acabou em pizza, mas em prisão. Dois leilões
foram realizados para vender os ativos, com ofertas inferiores ao pretendido, e a Justiça abriu prazo para
receber e analisar propostas. Uma, chinesa, da Ideal Team Venture Ltd, no valor
de 510 mil euros foi retirada e substituída por coragem menor, 300 mil euros.
Uma sociedade suíço-luxemburguesa, a Gennii Capita, ofertou 400 mil euros. A
Justiça italiana pediu 10 dias para decidir.
No Brasil de
Mensalão e Petrolão, entre os bilhões de Paulinhos, Duques, Vacaris, Baruscos e
associados na quadrilha, tais quantias são café pequeno.
O negócio, uma
costura entre justiça, credores, sindicato dos metalúrgicos e a municipalidade
de Turim, Itália, busca a retomada das atividades na cidade.
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Logo De Tomaso integra negócio
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Roda-a-Roda
Mais
um
– BMW iniciou montar seu terceiro modelo na fábrica de Araquari, SC. É o Série
1, hatch de cinco portas, três
versões – Active-Flex Sport – R$ 115.900; Sport GP – R$ 126.950; e M Sport
Active Flex R$ 161.950. Todas motor quatro cilindros, 2,0 litros, turbo,
gerando 186 cv. A versão M, 211 cv.
Os
outros
– Na instalação industrial, atualmente grande linha de montagem, faz a junção
de peças importadas dos modelos Serie 3 e X1. Até o final do ano colocará em
produção os Mini com motor tri cilíndrico e 1,5 litro.
Ajuda – Os
novos Series 1 enquadram-se nos mecanismos de vendas da BMW. Num deles, o Sign& Go, entrada de 40%, pagamentos
em 24 meses e, ao final do financiamento, quitação com 50% do valor inicial, ou
utilização dos pagamentos como parte de um BMW novo. Até o final do mês.
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BMW Série 1, montado em SC
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Luxo – Toyota
quer ampliar presença de sua marca superior, a Lexus. Importa o SAV –
utilitário esportivo com tração apenas em duas rodas – NX200t em versões de
entrada, R$ 216.300, e FSport R$ 236.900. Supõe vender 100 unidades/mês – hoje
seus sedãs vendem 20 u/m. Rede mínima: apenas dois concessionários, em S Paulo.
E
?
– Motor 2,0, turbo, injeção direta, 238 cv, transmissão automática seis
velocidades, o Lexus é Toyota melhor construído, equipado, luxuoso, sedãs concorrentes
de Mercedes. O NX 200t mira o líder Range Rover Evoque.
Negócio – Audi
faz esforço promocional até dia 31. Ofertas com desconto, 60 % de entrada e
restante em 18x sem juros, com IPVA 2015 grátis. A3 sedan a R$ 89.990 e outros
modelos. A fim ? Corra. Com Dólar
atrevido e governo sem norte conta aumentará rapidamente. Raciocínio vale a
todos os importados.
Começo – Nissan
vende o New March feito em Resende, RJ, num leque de R$ 35.990 a R$ 47.490,
motores três cilindros, 1.0, 12V, 77 cv e 1.6, 16V, 111 cv, flex, sem tanquinho auxiliar. Volta à
corrente para acionar válvulas, tem variador de abertura das válvulas de
admissão, e troca velas com 100 mil km.
Fugaz
?
– Início das vendas no Brasil, é paralela ao conhecimento de seu substituto, o
Sway, apresentado no recém findo Salão de Genebra. Sinaliza conceitos de
massas, volumes e soluções estéticas. A Nissan tem impresso no país o incômodo
rótulo de marca com os produtos mais fugazes do mercado.
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Conceito Sway sucederá agora lançado New March
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Enfim –
Peugeot acertou providências e processos para lançar o 2008, crossover baseado no bom 208:
apresentação em abril, vendas em maio. Boa notícia. Queda de vendas e
enxugamento interno tirou a marca do noticiário, e o 2008 pode re iniciar sua
exposição à mídia e promover vendas.
Olho – Se é o
olho do dono que engorda o rebanho, a Porsche resolveu cuidar pessoalmente de
seus negócios no Brasil. Primeiro passo, fez joint venture com o representante local, a Stuttgart Sportcar, instalando
uma certa Porsche Brasil para representar, importar, distribuir, assistir a
marca.
Antes – Coluna informou há 18 meses. Fonte
dizia, marca entendera, a grande margem de lucro do importador elevava preços,
reduzindo o mercado, e por isto viria. Não explicou, mas para fabricante mais
vale muitas vendas que revendedor lucrando muito por preços elevados.
Dúvida - Resta
saber se preços baixarão para aumentar o número de unidades vendidas, ou se a
marca resolveu participar dos grandes lucros. Matthias Brück, ex presidente da
Porsche Latin America, dirigirá o negócio.
Formal –
Porsche informou, presença é para acompanhar de perto o mercado e garantir
crescimento e futuro da marca no Brasil.
Ocasião –
Mercedes e seu Banco promovem vendas dos caminhões Accelo, a partir de R$
114.900 para versão inicial 835/31. Financiamento pelo BNDES Finame MPME – para
médias e pequenas empresas. Modelos 2014.
DAF
–
Recém chegada, marca holandesa controlada pela estadunidense Paccar, opera o
país e lançou esforço de vendas. Além dos 80% financiados pelo BNDES, a marca
parcela a entrada, sem juros, em 12 meses.
Razões
– Em
tempo de instabilidade econômica vendas caíram por razões de fato e por receio
quanto ao futuro. Projeções do mercado de caminhões são de 40% de contração na
comercialização. No segmento dos pesados, 70%.
Simpatia –
Citroën desenvolveu campanha para localizar o mais antigo de seus C3,
comemorando 11 anos de mercado. Encontrou unidade 00087 com único dono, o
paulistano Marccelo Oristianio. Perdeu a oportunidade de trocá-lo por modelo O
km e guardar antigo, preservando a história da marca no Brasil. Deu-lhe acerto
geral e vendeu ao cliente fiel C3 novo a preço especialíssimo.
Ecologia –
Axalta, produtora de tintas, e Volkswagen comemoram um milhão de veículos pintados
com tecnologia sustentável pelo sistema Eco-concept. Na prática reduz-se o
número de camadas na pintura do carro O km.
Mercado – A
democratização dos itens de conforto, como ar condicionado, direção assistida e
trio elétrico é perceptível pelos anúncios de veículos usados. Índice do portal
WebMotors exibe-os como mais da metade dos anunciados. Acessórios dão o padrão
do mercado. Falta penaliza o valor de revenda.
Maquiagem – Rede
de franquias sulina Make-Up amplia negócios inaugurando loja em Criciúma, SC.
Atendimento personalizado, boas instalações, equipamentos de ponta para
serviços padronizados de pintura, lanternagem, micropintura, martelinho de ouro
e estética automotiva.
Luz - Felipe
Nasr, brasiliense, 22, 31o. brasileiro a estrear na Fórmula 1,marcou o chão no
GP da Austrália, abrindo a temporada 2015: chegou em 5o. Façanha inédita no
país de três campeões mundiais, e com automóvel e equipe não competitivos. É
uma luz de esperança nestes tempos do país de cabeça baixa.
Livro –
Fernando Campos, jornalista especializado em automóveis, lançou livro “Esportes a motor em Goiás”, cobrindo
automóveis e motos até os anos ’80, em
especial o pós
Autódromo de Goiânia, um dos melhores do mundo. Patrocínio da Construtora
Artec, autora da boa reforma e atualização do circuito, apoio da Agetop,
agência estadual gestora do circuito.
Encontro –
Colecionadores de Dodge em Brasília se animaram a aglutinar aficionados da
marca, e farão I Mopar Centro Oeste, 10 a 12. Abril, no histórico Brasília
Palace Hotel. Mopar – môpar, como pronunciam -, é a marca de acessórios da
Chrysler, agora de todas as controladas pela FCA. Boa organização, apoios e
patrocínios. Participar com da marca ? moparclubebsb@gmail.com, 061.3371.0601.
Gente – Olivier Murguet, presidente da Renault
Brasil, mimo. OOOO Matriz aguardou
seu aniversário para promoção importante. OOOO VP Senior e Presidente do Conselho da Região Américas e lugar no Comitê
de Direção Renault e encurta caminho a diálogos superiores. OOOO Contato direto com Jerôme Stoll, antecessor
e reposicionador da Renault Brasil, atual Diretor de Competitividade da marca e
VP de Vendas e Marketing. OOOO Eduardo
Buchaim, engenheiro mecânico, retorno.
OOOO Diretor de vendas de produtos comerciais na Dana, de auto peças. OOOO
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