ESTES VÍDREOS SÃO PRIMCIPALMENTE SOBRE O RATO QUE RUGE, O AUSTIN/MORRIS MINI OU SEVEN DE 1960. ÚLTI,MO GRANDE SUCESSO DA SAUDOSA BMC, A BRITISDSH MOTOR CORPORATION, UMA LEMBRANÇA DO TEMPO EM QUE EXISTIA UMA INDUSTRIA AUTOMOOTIVA BRITÂNICA, AAPESAR DE JOE LUCAS, THE PRIMCE OF DARKNESS( O INVENTOR DO CURTO CIRCUITO...)
LANÇADO JUSTO A TEMPO DE PARTICIPAR DO RALLY DE MONTE CARLO, O MINI MSTROU AS VANTAGENS INERENTES A UM CARRO DE BAIXO PESO, SUSPENSÃO EFICIENTE E POUCO MOTOR NAS CONDIÇÕES DE BAIXA ADERÊNCIA NA NEVE OU GELO ( BRRRR!), DERROTANDO ADVERSÁRIOS MUITO MAIORES E MAIS BEM EQUIPADOS, UM VERDADEIRO DAVI MOTORIZADO QUE SE ESGUEIRAVA VELOZ PELAS PASSAGENS CONGELADAS DOS ALPES DO SUL DA FRANÇA. SÓ NÃO GANHOU EM 2960 POR UM TRUQUE GAULÊS DE DESCLASSIFICAR OS MINI POR NÃO TER UM SINALEIRO AMARELO ATRÁS E DAR A VITÓRIA A OUTRO QUE NÃO ME LEMBRO QUEM POIS A GITÓRIA GUARDOU O VENCEDOR MORAL. AFINAL UM LANTERNA ERRADA NÃO FZ O CARRO TER UMA VANTAGEM PALPÁVEL.
LANÇADO EM 59 AQUI VEMOS COMO ERA A FÁBRICA QUE GEROU MILHÕES DE MINIS NA INGLATERRA. SÓ U, ARREMEDO DE ROBÔ NA PINTURA MAS A MAIORIA DAS OPERAÇÕES ERA NO VELHO ESTILO DE HENRY FORD E SUA LIONHA DE MONTAGEM. AQUI SE PODE VER O CONJUNTO MOTR CAIXA EM UMA SÓ UNIDADE E OS DETALHES DA SUSPENSÃO POR AINDA CONES DE BORRACHA MACIÇA. ALIÁS HOJE O FLAT OUT APRESENTA UMA MATÉRIA INTERESSANTE SOBRE MINIS DE LUXO, AS VERSÕES RADFORD, UM CARROSSIER INGLÊS QUE FEZ MUITAS VERSÕES ESPECIAIS, INCLUSIVE UMAS PERUAS BENTLEY...
ESTE VÍDEO MOSTRA A VERSÃO HISTÓRICA DE 2015 DO MONTE CARLO, COM OS MINI AINDA FAZENDO SUCESSO JUNTO COM AS LEVÍSSIMAS BERLINETTAS ALPINE A110 E MOSTRANDO COM NESSE AMBIENTE OS REVERENCIADOS PORSCHE DE PESADO MOTOR TRASEIRO DE SEIS CILINDROS FORAM FEITOS PARA ARRANCAR NOS ESTADOS UNIDOS, POIS EM CONDIÇÕES DE BAIXA ADERÊNCIA COMO AQUI SÃO BEM MAIS LENTOS ATÉ QUE UM HUMILDE VW GOLF DE PRIMEIRA GERAÇÃO...PARA NÃO FALAR NOS RATINHOS QUE BARBARIZAM, AINDA QUE O VÍDEO COMECE COM UM OFF CALAMITOSO...
Um comentário:
O campeão de 1960 foi o Mercedes Benz. O Mini saiu vitorioso em 1964, 1965 e 1967.
Postar um comentário