sábado, 24 de janeiro de 2015

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER



Coluna 0415 21.Janeiro.2015 edita@rnasser.com.br

Junho, 24, renascimento da Alfa Romeo

Alfa Romeo marcou esta data para renascimento, coincidindo com o centésimo 
quinto aniversário da fundação da marca. Nela apresentará novo sedã 4 portas 
com tração traseira, base para nova e prolífica família – sedãs compacto, médio, 
grande, savs – Sport Athletic Vehicle -, e um esportivo. Nome indefinido, tratado 
como Projeto 952, referido como Giulia, mítico artífice do crescimento da marca 
nos anos ’60. Vendas no quarto trimestre – veja o quadro.
Nos últimos dias vazaram – ou foram vazadas – informações sobre motores: 
três, dianteiros longitudinais. Mais popular, gasolina, 4 cilindros, 2,0 litros de 
cilindrada, 16 válvulas, com abertura variada, injeção direta, e a novidade do 
cabeçote MultiAir, mágica exclusiva da Fiat oferecendo mais potência com
menor consumo e emissões, turbo.
Será o trator chefe da empresa, tratado como Global Medium Engine, com 
potências variando, de acordo com a aplicação, entre 180 a 330 cv – 180 cv 
para tal configuração mecânica parece pouco.
Outro quatro cilindros será diesel, possivelmente dentro do atual coquetel 
de custos e tecnologia, utilizando o mesmo bloco e componentes internos,
cilindrada em 2,2 litros, gerando potência entre 130 e 220 cv. Alfa colabora com 
a VM Motori, fábrica de motores diesel controlada pela Fiat, para implementar o 
recente V6 de 3,0 litros de deslocamento, capaz de rendimento mais esportivo. 
Os 275 cv originais já cresceram a 340 cv, - bela potência específica para um 
diesel -, mas tal cavalaria não tracionará o Projeto 952, apenas lançamentos 
futuros, o sav e um sedã grande, ambos com tração total, programados para 2016 e 2017
No total, entre 2015 e 2018 Alfa terá 8 modelos – e sairá da faixa dos sub 
compactos, onde hoje está com o MiTo.
Topo da gama, motor V6 3.0 desenvolvido pela Ferrari para seus automóveis 
e Maserati, foi reformulado, com cilindrada reduzida a 2,9 litros, mantidos os 
dois turbo alimentadores, produzindo 480 cv – 520 para a versão GTA. Existirão, 
ainda, versões com maior potência e tração total.
O automóvel quer marcar o retorno da Alfa à competição de mercado, indo 
das 73 mil unidades vendidas em 2013 para 400 mil pretendidas em 2018, 
justificando a teimosia e o bate pé em continuar com a marca, enfrentar 
propostas de aquisição pela Volkswagen, manter-se no mercado com 
dois hatches, o MiTo e Giulietta, fazer muitas notícias e vendas artesanais com o 
esportivo 4C, e aplicar US$ 5B no renascimento.
Como tamanho, o 952/Giulia será pouco superior a BMW 3, Audi A3, Mercedes 
C. Talvez assemelhado ao novo Jaguar XE – 4,6m de comprimento.
Brasil
Dos poucos mercados onde não está presente, a Alfa retornará.
Na Argentina mantém-se e lá tem encomendas para 7 unidades do 4C, o 
esportivo que alimenta iniciativas de mídia.
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Alfa 952/Giulia em projeção por Thorsten-Krisch

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Plano de Produtos 2015-2018

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Roda-a-Roda

Ainda – No grande pega pela liderança mundial de produção de automóveis 
e comerciais leves, Toyota conseguiu manter a coroa vendendo – incluindo 
a marca Daihatsu e os caminhões Hino -. 10.23M. Leve vantagem, circa 1%, 
sobre a Volkswagen, em marcha batida e determinada em assumir a dianteira.
Sinal – Crescimento de 3% da Renault na Europa e Rússia é creditado aos 
carros de menor preço, o pequeno SAV Captur e os Dacia Sandero e Duster.
Sucesso do Captur foi fator fundamental para a Renault decidir-se por ampliar 
investimentos e incluí-lo no leque da próxima dupla de produtos nacionais.
Como - Sobre o projeto, e como a operação brasileira é mono plataforma, 
deve ser um exercício de tesoura de aço para recortar a base aplicada a Logan/
Sandero/Duster e montar a carroceria Captur em cima.
Finor – Inglesa Aston Martin quer aumentar negócios na parte Sul da América 
Latina. Representante no Chile contará com dois distribuidores, um no Uruguai, 
outro na Argentina – no Brasil a operação é de Sérgio Habib, o sócio da chinesa 
JAC, e independe deste ajuste. Dada a pequenez – o mercado uruguaio é 
numericamente reduzido e na Argentina é uma mão de obra para o governo 
liberar dólares pagamentos externos - não terão estoque, mas vendas por 
catálogo ou, no máximo, voo a Santiago, onde há pequeno número de modelos 
e versões.
Fica – Geely reformulou a administração e mantém projeto no Brasil, informa 
José Luiz Gandini, presidente. Desde novembro nomeou 16 concessionários e 
quer fechar o ano como 55 lojas. Em 2015 intenta vender 5 mil unidades de 
sedã; carro de entrada a R$ 29.900; e SUV a ser lançado.
Situação – Gandini, mais conhecido como importador da Kia, está vivamente 
preocupado com o descenso do negócio. De 99.000 unidades importadas há 
quatro anos, imagina retração do mercado da marca para 20.000 – 1/5 do 
volume – neste exercício. Queda igual só valor de ação da Petrobrás...
Piorou – Incremento de 30% sobre o IPI em marcas sem operação industrial 
no Brasil, e os recentes aumento no PIS/Pasep, do IOF aumentando as 
prestações no financiamento, e dólar caro garroteiam as vendas e apagam 
empregos na rede de distribuição.
Passou - Governo descartou ter os importados servindo como referência 
comparativa aos nacionais em preço e conteúdo. Aumentou as barreiras contra 
a importação, afastou o comparativo, fomentou a falta de competitividade. 
Conta alta para a sociedade, nossa protegida indústria não é competitiva.
Gás – No pacote de maldades seguindo os ensinamentos de Nicolló Machiavel 
– aplicar o mau de uma vez só pois a memória do povo é curta – com a volta 
da CIDE e o aumento do PIS/Cofins sobre gasolina e diesel, pode fomentar a 
procura pelo álcool, sem aumento.
Festa – Nissan do Brasil comemora produção de 20 mil unidades do March e 
iniciou fabricar o Versa, sedã 4 portas montado sobre a mesma plataforma.
Muda – Sem atingir as metas de vendas na Europa - 11 mil exemplares 
contra previsão de 20.000 -, Ford reformulará o EcoSport, um seus carros 
mundiais. Principais mudanças, a supressão do estepe pendurado na porta 
traseira, rearranjo interno nos plásticos de acabamento e ajustes de suspensão. 
Mudanças internas deverão atingir o Eco feito na Bahia.
Mais – Terceiro ano de mercado, Hyundais HB20 ganharam uns toques, 
detalhes para marcar ano/modelo, como aplicação de rádio AM/FM com 
Bluetooth, central multi mídia touchscreen, tela de 7 “; GPS.Convergência – FCA, a antiga Fiat, agora englobando a marca Jeep, sem data 
para iniciar vender os Jeep Renegade, feitos na nova fábrica em Goiana, Pe. 
Isto só pode ocorrer pós inauguração, ora dependente de disponibilidade de 
agenda da Presidente da República, do Governador de Pernambuco, e de Sergio 
Marchionne, CEO da FCA.
Pedra – Mercedes fixará a pedra fundamental de sua fábrica de automóveis 
em Iracemápolis, SP, dia 5 de fevereiro. Será mero ato formal/institucional pois 
já faz obra em esforço de transformar antiga plantação de cana em fábrica de 
automóveis, e na pequena cidade alugou e opera galpão para receber, revisar e 
distribuir os automóveis importados.
Utilidade – Terceira fábrica da Volkswagen, unidade em São José dos Pinhais, 
Pr, comemora 16o. aniversário tendo produzido mais de 23M de unidades, e se 
prepara à fabricação do Novo Golf. No processo, economia em iluminação, uso 
de água e energia, solda a laser, tintas à base d’água.
Ajuste – Mudou a data de realização da Fetranspor, a feira profissional de 
transporte. Seria 26 a 30 de outubro, será de 9 a 13 de novembro. Razão, não 
coincidir com o Salão de Tóquio. Não é motivação turística, mas exigência do 
calendário da OICA, a entidade mundial dos fabricantes de veículos.
Promoção – A fim de pneus ? Bridgestone faz promoção “Feirão de 
Fábrica” para segmentos Ultra Alta Performance, Alta Performance e Camionete. 
É pela internet e garante preços até 20% menores, com entrega no revendedor 
da marca mais próximo. A fim ? www.compreeganhebridgestone.com.br
Conselho – Em texto na Folha de São Paulo, menino de 10 anos ensina a 
poupar, como o fez por três anos para comprar um Fusca 1976. Vale para 
todos: 1- sonhe com alguma coisa que você quer ter; 2 – comece a poupar – 
não importa o valor; 3 – só gaste o valor poupado antes de realizar o sonho se 
for muito necessário; 4 – não empreste o dinheiro a não ser para alguém de 
confiança; 5 – continue poupando sempre.
Super – Acima da atual situação, entesourado, enfastiado com Ferrari, 
Maserati, Porsche e outros, caros e comuns ? Papai Noel te ouviu: a francesa 
Bugatti dispõe à venda de oito unidades de modelo Veyron roadster - 
conversível.
Plano - Não é estoque de fim de linha. Os automóveis sequer foram 
construídos – cada um leva uma semana -, mas apenas o atingir do total 
estabelecido no plano-produto.
Mais de sete dígitos em dólares x impostos e taxas nacionais.

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 Bugatti Veyron. Cansado da mesmice
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Um Mercedes olhando por cima

Um caminhão Mercedes-Benz todo-terreno, o modelo Zetros, candidatou-
se a registro no livro de recordes Guiness. Atingiu 6.706m de altitude, 
quase chegando ao vulcão Ojo del Salado, no deserto de Atacama, no Chile, 
superando marcas anteriores de Jeep Wrangler, logo ultrapassado por Suzuki 
Samurai, cravando 6.688m. 
É primeiro recorde com um veículo grande como um caminhão. Tentativas 
anteriores foram realizadas em bicicleta, motos e jipes.
A equipe alemã Extrem Events marcou conquista após 10 anos de trabalho, 
de viver duas semanas por ano no pico, de subi-lo em moto e jipe, de muita 
pesquisa para encontrar o melhor caminho, de montar equipe disposta, 
incluindo um chileno especializado neste pico, um andinista. Afinal, para a 
aventura-recorde ter um equipamento confiável é uma parte do sucesso, mas 
não basta engatar a primeira reduzida, olhar para o céu e ir subindo. Há que se 
preparar.
O caminhão Zetros é versão militarizada, produzido pela Mercedes-Benz alemã é 
para serviços nas Forças Armadas, áreas de reflorestamento, construção pesada 
e mineração. Oferece cuidadoso entendimento harmônico em sua mecânica 
para as missões de extremo esforço, e passou por poucas modificações, como 
a adição de dois tanques para óleo diesel e água, e a substituição das rodas 
por modelo mais largo - simples no eixo traseiro -, e pneus Pirelli, radiais, com 
8 lonas, especial para andar em pedras. Ao motor, 7,2 litros, turbo, produzindo 
330 cv, não impuseram mudanças.
O êxito passou por combinar habilidade para vencer o terreno pedregoso e 
irregular, a queda de oxigênio reduzindo a potência do motor e a vitalidade 
da tripulação, também penalizada pelo frio - nos últimos lances os batedores 
externos, com alavancas para arrancar pedras no piso, blocos de gelo, e abrir 
espaços para o Zetros passar, tendo sempre em vista o índice máximo de 
inclinação lateral para enfrentar capotamento. Enfrentaram entre 20 e 30 graus 
negativos, situações que exigiram uma parada de aclimatação a 5.000m de 
altura. 
No total a expedição durou 26 dias, entre chegar à parte baixa, abrir caminho 
para atingir o pico, equilibrar o desgaste energético e poupar o caminhão para 
ter o equipamento confiável. 
Ao final os danos foram nos pneus, com seguido rompimento das lonas contra 
as pedras vulcânicas - alguns chegaram com apenas três lonas, cortando as 
demais. O Zetros, sem problemas, consumiu 1,1 litro de diesel por quilômetro
O trunfo mundial se incorpora ao slogan do modelo: "qualquer trabalho, 
qualquer terreno, a qualquer momento".

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O recordista Mercedes Zetros no Ojo del Salado, a 6.706m de altitude

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