Alta Roda nº 820 — Fernando Calmon — 20/1/15
SALÃO
DO OTIMISMO
Há apenas cinco anos o Salão do Automóvel
de Detroit experimentou uma crise com espaços vazios entre estandes de
construção mais modesta. Mas graças à reação do mercado americano que alcançou no
ano passado 16,5 milhões de automóveis e comerciais leves (recuperação incrível
de quase 60% sobre 2009), o clima na exposição é outro, até seu encerramento
neste dia 25. Em 2015 se esperam 17 milhões de unidades, próximo ao recorde de
todos os tempos.
Gasolina teve queda de mais de 40% nos EUA
desde junho último. Então há permissividade para promover supercarros que
arrebatam atenções. Um deles, o Ford GT inclui muitas peças em compósito de
fibra de carbono, aerodinâmica ousada e motor com mais de 600 cv. A fábrica não
liberou ficha técnica e nem confirmou a produção, que parece certa. Já o
Acura/Honda NSX impressiona pelo estilo, tração 4x4, motor a combustão e três
elétricos (dois na frente e um atrás) que, em conjunto, entregam 550 cv.
Cadillac seguiu nessa linha ao desafiar os
sedãs alemães mais potentes com o CTS-V. Motor de 640 cv é o mesmo do Corvette
Z06 e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em estonteantes 3,7 s. Essa “invasão”
de fabricantes de alto volume nos domínios das marcas de prestígio se explica
porque estas representam apenas 10% das vendas mundiais, porém respondem por
35% dos lucros de toda a indústria.
Também justifica o Buick Avenir, sedã
grande conceitual (praticamente pronto para produção), cujo alvo é o mercado
chinês, onde essa divisão da GM vende 80% do que produz.
Muitos executivos não acreditam que a
gasolina continuará tão barata e, assim, continuam a investir em alternativas.
A Chevrolet se destacou ao apresentar seu primeiro modelo totalmente elétrico
desde os tempos do GM EV1, de 1996.
O Bolt, minivan a bateria cuja autonomia
promete dobrar para 320 km, teria preço na faixa do Nissan Leaf. Data provável
de lançamento em 2017, mas a segunda geração do Volt, que estreou na exposição,
chegará em 2016. Além da reestilização, acomodará três pessoas no banco
traseiro e autonomia de 80 km no modo elétrico, 25% maior.
Alemães contra-atacaram no segmento de SUV,
que continua a crescer muito nos EUA. O inteiramente novo Mercedes-Benz GLE
Coupe (misto de cupê e utilitário, como BMW X6) e o retocado Audi Q7, com menos
325 kg de peso, destacaram-se. A Volkswagen exibiu o conceitual Cross Coupé GTE
(quase pronto) a ser fabricado nos EUA.
Picapes perderam parte de seus compradores
americanos para SUVs. Não impediu, porém, de a Nissan apresentar a nova Titan e
rivais de (alto) peso mostrarem versões especiais: F-150 Raptor e RAM Rebel.
Modelos médios de picapes viram seu espaço quase desaparecer nos EUA. Ainda
assim, Toyota reformulou a Tacoma (pouco menor que a Hilux argentina, de
projeto diferente) que só tem como rival a Chevrolet Colorado (mesma S10
nacional com retoques).
Curiosamente, a Hyundai, que nunca fabricou
picapes, escancarou seu primeiro modelo médio (conceitual), o Santa Cruz.
Linhas audaciosas, cabine com portas traseiras de abertura reversa, tração 4x4
e extensor de caçamba indicam que deve ser mesmo lançada, em um ou dois anos.
Aposta de risco, lá; aqui, nem tanto...
RODA VIVA
PARECE que executivos, quando no exterior, ficam mais propensos a soltar informações.
Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul, confirmou em Detroit que a
empresa produzirá um motor de 3 cilindros/1 litro (origem Opel) em Joinville
(SC), já comentado aqui. Disse que a linha compacta brasileira (substituta de
Celta/Classic) terá um SUV. Coluna aposta no sucessor do Tracker.
FUTURO Gol (2017) usará arquitetura MQB (não a NSF, do up!), da mesma forma
que o próximo Polo alemão. Polo atual parou de ser produzido no final de 2014
em São Bernardo do Campo (SP) e não deve voltar mais. Desta fábrica, além do Jetta,
sairá também um furgão baseado na Saveiro. Marca Gol, no entanto, poderá
aparecer também no exterior, entre up! e Polo.
AVALIAÇÃO conjunta, na cidade e em rodovias, do Ka com motor 1,5 e do Ka+ 1,0
revelou coisas interessantes. Menor peso, de fato, dá mais agilidade ao hatch,
mas motor de menor cilindrada no sedã também vai bem. Diferença de desempenho menor
do que se supõe. Ford equilibrou as duas versões, ao atuar na relação final de
transmissão, sem prejuízo de consumo.
PARTE da queda de vendas neste início de ano reflete a disputa ente Fiat
e VW pela liderança entre Gol e Palio+Palio Fire. Gol teve unidades emplacadas,
em dezembro último, sem comercialização imediata e essa diferença aparece em
janeiro. Para o ano de 2015, no entanto, não seria improvável crescimento de 1%
sobre 2014, apesar da maioria de previsões pessimistas.
CARTEIRA Nacional de Habilitação e os documentos de registro e de
licenciamento anual do veículo receberão código QR para leitura em aplicativos
de smartphones dos agentes de trânsito. Dificultará bastante as falsificações. Processo
de impressão será mais seguro. Tudo a partir de 1º de julho próximo.
____________________________________________________
fernando@calmon.jor.br e twitter.com/fernandocalmon
Um comentário:
Eu sou Helena Julio do Equador, quero falar bem sobre o Sr. Benjamin sobre este assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre o Sr. Benjamin, então decidi tentar solicitar o empréstimo. Com a vontade de Deus, eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD. O pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador recusaram, foi realmente fantástico fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. E-mail/WhatsApp Contact se você deseja solicitar um empréstimo de them.247officedept@gmail.com WhatsApp Contact: +1-989-394-3740.
Postar um comentário