quarta-feira, 11 de junho de 2014

O SISTEMA ABC DA MERCEDES, BY JLV




Curvas inclinando ao contrário
O novo Mercedes Classe-S cupê faz curvas a velocidades improváveis – justamente porque inclinam ao contrário de todos os outros carros. 

A aceleração lateral que age sobre seus ocupantes é muito semelhante à que se sente numa curva inclinada para dentro em vez de para fora, fazendo com que os passageiros fiquem mais presos a seus respectivos assentos. Esta nova função de inclinação do sistema de suspensão ABC (Active Body Control, controle ativo de carroçaria), aumenta a sensação de conforto e segurança.

O Objetivo aqui não é fazer curvas a velocidades mais altas, e sim deixar o carro passando por elas com mais elegância e tranqüilidade. 

“O grande cupê Classe-S sempre foi o máximo da gama de modelos da Mercedes. Com essa inovação, o cupê mais uma vez mostra nosso papel na vanguarda do progresso tecnológico –o que nos deixa muito orgulhosos,” diz o Professor Dr. Thomas Weber, membro da diretoria de gerenciamento da Daimler AG, responsável pela Pesquisa do Grupo de Desenvolvimento dos Carros Mercedes-Benz. 

Com a função de inclinação nas curvas, os pontos de base das molas de aço integrados às colunas da suspensão ABC são abaixados por cilindros mergulhadores de um lado e levantados por cilindros levantadores do outro, dependendo da curva que está sendo feita. Isso permite que em frações de segundo o veículo se incline automática e continuamente, dependendo do raio da curva e da velocidade do veículo. O efeito percebido subjetivamente é ainda maior, já que se espera que o veículo incline para fora.

Esse sistema inovador reconhece curvas com a ajuda de uma câmera estéreo atrás do parabrisa, que registra a superfície da estrada na curva até 15 metros à frente, e de um sensor de aceleração lateral na suspensão ABC. A função de inclinação pode ser selecionada usando o comutador tri-estágio ABC, que em modo ‘Curva’ está em estágio ativo numa gama de velocidade de 15 a 180 km/h. Os outros modos selecionáveis são Comfort (Magic Body Control, controle mágico de carroçaria, com escaneador de superfície de estrada) e ‘Sport' (opcional a custo extra) para os modelos de impulsão traseira. Em combinação com a tração 4Matic em todas as rodas, o cupê Classe-S tem o sistema de suspensão pneumática completo Airmatic e o sistema adaptivo de amortecimento Ads Plus, em versão esportiva. 


Brigando com a força centrífuga 

Os engenheiros da Mercedes vêm compensando as forças centrífugas há bastante tempo. No Salão de Frankfurt de 1997 apresentaram o veículo de pesquisas F 300 Life Jet, que combinava a dinâmica de curvas de uma motocicleta com a segurança e o conforto de um automóvel. O triciclo tinha Active Tilt Control, ou controle ativo de inclinação, um sistema eletrônico elaborado que calcula o ângulo de inclinação levando em conta velocidade, aceleração, ângulo de esterçamento e características de guinada do veículo de tal maneira que a inclinação da carroçaria sempre corresponde à situação imediata de uso. 

Os comandos do controle eletrônico são transmitidos a um cilindro hidráulico no eixo dianteiro e dependendo do ângulo do esterço, o cilindro empurra uma das colunas de molas para fora de maneira a ficar na posição inclinada calculada pelo computador, até um máximo de 30 graus. 

Pneumáticos especiais que permitem grandes ângulos de deslizamento e cambagem foram desenvolvidos em cooperação com um fabricante de pneus. As rodas do F300 Life Jet são de magnésio e pesam apenas 75% de uma roda de motocicleta de alumínio. 

Muito mais perto de um padrão de produção foi a tecnologia de chassi do F 400 Carving, que debutou no Salão de Tóquio de 2001. Nas curvas, as rodas externas inclinam-se até 20 graus, ampliando a estabilidade e reduzindo o risco de derrapagens. Sensores medem velocidade, aceleração, ângulo de esterço e características de guinada; nas curvas, enviam sinais de controle aos cilindros hidráulicos que atuam sobre as rodas externas, que são então colocadas numa posição inclinada precisamente definida. Os pneus internos e a carroçaria mantêm-se em sua posição normal.


Lendo a estrada: Controle mágico da carroçaria

Uma vez que o escaneamento das ondulações da estrada é realizado com a ajuda da câmera estéreo, a suspensão é previamente ajustada usando-se a hidráulica para aumentar ou diminuir a carga sobre cada uma das rodas. A suspensão é ajustada em frações de segundo, permitindo consideravelmente a redução dos movimentos da carroçaria. O escaneamento é feito de dia, em condições de boa visibilidade, com estruturas adequadas e a velocidades de até 130 km/h.

A suspensão ABC foi apresentada inicialmente no Mercedes Classe-CL. É um sistema eletrohidráulico de molas de aço que compensa os movimentos de rolo e mantém o veículo horizontal sem necessidade dos estabilizadores convencionais. O amortecimento é agora continuamente ajustável e a resposta das colunas está muito melhorado. Uma interface digital conecta a unidade de controle à eletrônica do veículo, fazendo com que a força de processamento seja mais do dobro do que no sistema anterior.

Outra função do Controle Ativo de Carroçaria é, ao detectar vento forte, a distribuição de carga por roda seja mudada em frações de segundo. Um movimento de guinada vai contra o efeito do vento cruzado. 

JOSÉ LUIZ VIEIRA - WWW.TECTALK.COM.BR

Nenhum comentário: