Faróis multifacho com lâmpadas LED
Os Mercedes CLS de nova geração são os primeiros veículos a possuir faróis multifacho com lâmpadas LED. Os módulos de alta resolução e alta precisão automaticamente iluminam a estrada com 24 LEDs individualmente controlados, sem ofuscar quem vem do outro lado. Uma câmera posicionada atrás do parabrisa fornece a informação com que as quatro unidades de controle definem o esquema de luz 100 vezes por segundo.
Com os faróis Multibeam LED a Mercedes-Benz abre um novo capítulo no desenho de faróis. Eles fazem uso das muitas vantagens de LEDs de maneira inovadora e as combinam com tecnologias de iluminação e de controle. Consequentemente, oferecem ao motorista mais benefícios ao dirigir do que todos os outros sistemas de faróis existentes.
O sistema multifacho automática e corretamente distribui a luz de cada chip, garantindo iluminação ampla e brilhante das faixas de rolamento existentes e de seus acostamentos, sem ofuscar quem vem do outro lado.
O elemento crucial desta iluminação é a falta de ofuscamento. A câmera colocada logo atrás do parabrisa detecta a presença de veículos à frente ou em sentido contrário e mecanicamente elimina o facho alto. Isso significa que ele pode ser ligado durante todo o tempo sem problemas, já que o módulo de luz LED usa seu alcance máximo sem irritar ou colocar em perigo os outros usuários da via.
A fonte de luz agrupa 24 chips de LEDs individuais de alto desempenho, que podem ser controlados eletrônica, individual e independentemente uns dos outros.
Isso permite que a distribuição de luz de cada chip dos faróis direito e esquerdo seja controlada separadamente e adaptada dinamicamente, com alto nível de precisão. Os faróis passam a iluminar cada área individual da via de acordo com um ‘mapa’ automaticamente desenhado.
Comparado com os sistemas atuais, os faróis Multibeam LED têm até 2,5 vezes a potência parcial do facho alto. Este aumento de potência é tornado possível por um sofisticado controle eletrônico e uma nova matriz de fonte do módulo LED de precisão.
Além do módulo de facho alto cada farol contém um segundo módulo para o facho baixo, equipado com quatro LEDs. Este módulo pode ser girado até 12 graus para fora, gerando uma função ativa de luz anticipatória – possibilidade nunca antes realizada. Baseado na câmera, o módulo gira para dentro da curva antes mesmo que o motorista tenha girado o volante – e, dependendo da situação, também gira de volta para a posição reta antes do fim da curva. O motorista pode então identificar perigos ao entrar e sair de curvas – numa gama de segurança entre 30 e 60 metros, dependendo da situação do tráfego.
A nova função de luz para rotatórias é baseada em navegação. Ela ativa a função de luz em curvas à direita e à esquerda antes de entrar na rotatória para garantir máxima visibilidade bem cedo.
A tecnologia da LED oferece muitas vantagens: a luz desses faróis é mais próxima à luz diurna e portanto mais adequada ao olho humano. Estudos mostram que quanto mais próxima à luz do dia for a luz artificial, menor o stress nos olhos.
Com uma temperatura de cor de 5500 kelvin, a luz de LED é mais próxima da diurna (6500 K) do que a luz de xenon (4200 K). Os diodos de LED monochip dos faróis Multibeam-LED e sua alta potência lúmen/watt também contribuem maior eficiência com uma vida útil média de cerca de 10.000 horas, cinco vezes mais do que uma lâmpada de xenônio.
O alcance da luz em facho alto é aumentado cerca de 20%, para 485 metros.
JOSÉ LUIZ VIEIRA - WWW.TECHATALK.COM.BR
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