segunda-feira, 5 de março de 2012

GENEBRA 2012: 695 ABARTH TRIBUTO MASERATI


No meio do impressionante grupo de novidades do Salão de Genebra está a pulga atômica por excelência, o Abarth 695 com molho Maserati. Abarth é a marca usada na Europa para os modelos mais radicais de Fiat e essa homenageia com seu nume uma das mais legais versões do Fiat 500 original, o 695. 


Agora essa versão que homenageia mais uma marca do Grupo Fiat, a Maserati, foi mexida pelos engenheiros de Modena para chegar aos mesmo 180 CV da versão Tributo Ferrari do ano passado. como diferença essa 500 tem um escapamento mais sonoro acima de 3.000 RPM, limite onde acaba o teste da União Européia, que se chama "Record Monza". Sua principal vantagem é variar a contra pressão do escape e favorecer a curva de potencia e torque.
Esses detalhes Maserati ecoam por todo o carro, tais como as rodas "Neptune" da Maserati Gran Turismo de 2009, mas com 17 polegadas ao invés de 20. A cor também é da linha Maserati, um vermelho escuro chamado "Pontevecchio Bordeaux" que evoca a cor da Maserati nos anos 30.


Como seria de esperar em um carro com dupla influência itaiana, o interior é bem caprichado, com bancos feitos de um couro macio chamado Poltrona Frau com o logotipo 695 nos encostos de cabeça, enquanto o painel e a alavanca de cambio tem uma aparência e fibra de carbono proto fosco. Seu design foi gerado pelo fabricante de relógios de kuxo Jaeger LE Coultre.
Incluso no preço vem naturalmente um comportamento aeronáutico: com seu baixo peso e 180 cavalos o pequeno 695 deve voar...certamente mais de 210 por hora, justificando o nome de pulga atômica...

Um comentário:

João Carlos Bevilacqua disse...

É a arte pura de se fazer um automóvel por prazer. A assinatura Abarth remete a todas as criações de Carlo desde sempre. Bravo !!