quinta-feira, 29 de março de 2012

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER




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Coluna 1312 28.março.2012


Dúvida na VW: onde colocar o UP! ? Embaixo ou em cima ?


A matriz alemã da Volkswagen faz análises difíceis para definir patamar para a filial brasileira. Principal delas, onde posicionar o UP! próximo lançamento ? Como carro de entrada, primeiro degrau da motorização com a marca, ou acima do Gol ?
Há consciência que a filial brasileira é engrenagem fundamental ao seu projeto de ser a maior do mundo a médio prazo. Afinal, tem condições de buscar a liderança de vendas domésticas e pólo exportador para o Continente, um dos lugares do mundo capaz de expandir-se. As decisões da matriz incluem volumes de investimento; porte e capacidade da produção industrial; definição de produtos. O UP! será o passo de re início da VW no Brasil. Agente importante no processo, Luca De Meo, ex-executivo maior em automóveis na matriz Fiat, contratado pela VW e atual missão é o UP! no Brasil. Andou por aqui perguntando e conversando. 
Decisão marcará futuro próximo, o enquadramento mercadológico do UP!, seu carro mundial, substituto do Fox como de entrada na marca. Em duas e quatro portas, boa relação entre pequeno comprimento e ótimo espaço interno, a questão é saber situá-lo no mercado: sob o Gol, para ser o mais barato da marca, competindo diretamente com o Novo Uno ? – ou o conforto como compacto Premium, em maior refinamento, preço, lucro unitário, porém de menores vendas ?
Agregada, há sub questão: definir o motor do UP! A VW/Brasil precisa atualizar os seus, e em qualquer lançamento a partir de agora há a se considerar dados de, pelo menos, uma década à frente. E nela está a percepção dos clientes em buscar produtos pró ecologia. Nesta rubrica outro dado: a crescente demanda por potencia, conseqüência da expansão da Classe B. Na prática, o atual motor EA 111 1.0, está no limite de confiabilidade mecânica, e não permite ganhar mais potência sem risco à durabilidade. Projeto novo, o motor 1.0 com três cilindros, uma das referências do UP! alemão, em início de vida, produz 73 cv e tem largas perspectivas de desenvolver ganhos em potência. 



A dúvida existiu na Alemanha à hora de decidir a conformação do UP!, como o começar uma nova história. Resolveu-se fazer o projeto em caráter global e decidiram carro novo, motor novo, com dimensões e peso adequados. E o motor de três cilindros foi escolhido pelo excelente equilíbrio entre cilindrada, potência, consumo, emissões, dimensões e pesos menores. O motor 1.0 no Brasil é um 1.4 reduzido - com tamanho, peso, consumo e emissões de 1.4. 
Como fica ? Leia abaixo. As decisões, antecipadas pela Coluna, ouvidas de fontes alemãs, são o melhor pacote de informações já oferecidos sobre o cenário e as decisões sobre o UP! no Brasil.
Outras coisas que sei sobre o UP! no Brasil
Primeira 
Virá. Nada das conversinhas de ser apenas estudo ou possibilidade;
Segunda 
O local da fábrica está definido. Esqueça as informações sobre eventual tabulação de incentivos estaduais para escolher o lugar. Será em Taubaté, SP, expansão da área fabril da VW;
Lançamento
Nada de datas improváveis ou imprecisas, mas outubro de 2013;
Foco
A Volkswagen mira três produtos como concorrentes: Novo Uno; Picanto com motores 1.0 – de três cilindros - e 1.6; Toyota Terios, também pequeno, ambos a surgir antes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------Legenda 1: UP!, 

o menor dos VW  chegará em outubro de 2013
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Maior, mais confortável, mais seguro, o novo Siena
Sabe aquela fórmula simplória de tomar um hatch duas portas, soldar um pedúnculo traseiro criando porta malas, modificando o perfil para três volumes, chamando-o de sedã ?
Esqueça se o tema for o novo Fiat agora chamado Grand Siena. Ele não é o Palio com bundinha, mas sedã com maiores dimensões em entre eixos, largura e altura. Na prática da acomodação de joelhos, 9 cm adicionais ao maior espaço oferecido pelo Novo Palio, 13 cm relativamente ao antigo Siena, adequado ao tipo de usuário familiar ou como carro de trabalho em frotas. É para competir com os sedãs Classe B no mercado: Renault Logan, Chevrolet Cobalt, Nissan Versa, os novos espaçosos simples. 
Resultado da maior base, o bom porta malas passou a levar o equivalente a 520 litros – contra 500 do modelo anterior. E, pela postura de concorrer com importados, a nova linha contém bom recheio. Houve preocupação em dotá-los com segurança através de freios com ABS e seu gestor EBD; duas almofadas centrais de ar; e, para todos usuários, cintos de segurança com três pontos de ancoragem e apoios de cabeça, além de refinamentos tecnológicos como rádio com MP3 e viva voz Bluetooth, comandos do som e borboleta para troca das marchas Dualogic no volante vestido com couro. 
A Fiat aposta fazê-lo o queridinho do segmento para, vendendo 5.000 u/mês, chegue ao milhão de Sienas vendidos – ultrapassou as 800 mil.
Diz a empresa, o design mesclou palpites mineiros e turineses – uma desnecessidade pois o pessoal daqui é quem sabe fazer lucros sobre Fiat e não passa vergonha no criar plataformas ou linhas – e o carro se caracteriza por não ter cara de Palio, com planos bem marcados, embora não se liberte da atual mania de fazer cintura alta, vincos frontais, laterais arredondadas, usar grandes elementos como grupos ópticos frontais e posteriores.
Olhe bem, estique o teto ou corte-o. Esta é a base para os novos Weekend e picape Strada.
Versões, preços
Attractive 1.4 R$ 38.710 a R$ 44.046
Essence 1.6 16V R$ 43.470 a R$ 49.488
Essence 1.6 16V Dualogic R$ 45.990 a R$ 52.137
Essence 1.4 Tetrafuel R$ 48.210 a R$ 54.005
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Grand Siena. O adjetivo indica o espaço interno e o separa do Palio
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Roda-a-Roda
Dona - As perspectivas do mercado nacional foi o principal motivadora para a chinesa Chery International assumir a representação montada pela nacional Venko. A Chery assumiu, nomeou nova diretoria, e convidou Luiz Curi, antigo presidente, a ser vice, diretor comercial e CEO da nova empresa. Mantém-se e expandem-se planos, incluindo a construção de fábrica em Jacareí, SP.
Hyundai – Versão do Kia Picanto, motor de três cilindros 1.0, e quatro deslocando 1.6, será o primeiro Hyundai fabricado no Brasil em fábrica que erige em Piracicaba, SP. Nada com a linha de montagem em Anápolis, GO.
Custo Brasil – De novo, o governo federal promete rever a carga de tributos e despesas sobre o empresariado. Entendeu, os parceiros do desenvolvimento precisam ter a carga de impostos e que-tais reduzidos para sobrar caixa e gerar interesse aos investimentos.
Papo – Dificuldade é compatibilizar os argumentos oficiais, sem prazo ou quantificação, e a executividade dos investidores. Um dos temas é reduzir o recolhimento ao INSS por isenção, ou pequeno percentual sobre o faturamento. Há seis anos o ministro da Fazenda Guido Mantega promete reduções.
Acordo – O México acedeu à proposta do Brasil em estabelecer teto de valores em seu acordo comercial. Partiram da base atual e projetaram exportações de automóveis e comerciais leves: 2012 US$ 1,45B; 2013 US$ 1,56B; 2014 US$ 1,64B. Em 2015, livre comércio. O Brasil tirou da mesa o contra-argumento de exportar caminhões e ônibus.
Trava - A iniciativa faz parte do pânico brasileiro ante o desequilíbrio da balança comercial com o México em US$ 1,7B ano passado, e nada mais é que consequência da falta de projeto brasileiro para a indústria automobilística.
Nacionais ? - O México foca em baixa nacionalização e acordos comerciais com quase todo o mundo, incluindo chineses e indianos. Aqui, a falta de projeto permitiu enorme queda de conteúdo nacional, aumentou gastos com importação de peças, gerou desemprego. 
Volta - Algumas montadoras praticam – ou cometem – processos com nacionalização inferior, acredite, aos obtidos antes do presidente JK incentivar a produção de automóveis no país. 
Parcelas - Nossa conta de nacionalização não considera as ações intrínsecas ao projeto, seja por peso ou valor relativo ao produto final. Aqui, tudo entra na conta, seja o borracheiro que conserta o pneu do caminhão transportador das peças importadas, ou o papel higiênico dos banheiros da linha de montagem...
Futuro - Projeta-se, no mercado doméstico a consequência interna será a atração de mais fábricas para fazer veículos com menos nacionalização.
Fit – Boas vendas, ótimos lucros, a Honda fez pequenas mudanças visuais para marcar o Fit 2013: para lamas, para choques; grade, faróis e a decomposição em quatro versões – DX, LX, EX e EXL. LX e EX com opcional de transmissão automática de 5 velocidades e motor 1.5 16v, com a saudável potência de 115 cv. Motor básico, o 1.4 em configuração idêntica produz 100 cv. Ambos possuem comando variável para as válvulas. Tanque de 47 litros, maior cuidado interno em especial para o arranjo de bancos, som, segurança em cintos de três pontos, apoio para cabeça a todos os passageiros, ABS e almofadas de ar em todas as versões.
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Honda Fit 2013. Aprimoramento
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Mercado – O aumento da capacidade econômica da Classe B – entre R$ 2,2 mil e R$ 7 mil -, 41% do consumo total, deverá impactar mais a economia que a expansão do poder aquisitivo da Classe C – 36,6%. Em automóveis os B exigem mais equipamentos e refinamentos. Ou seja, redução dos 1.0. 
Norma – O cumprimento das normas Euro 5 para emissões de caminhões provoca tremores e re-acertos no mercado. Entre os novos custos de aquisição e operação, o mercado desacelerou 28,8% em fevereiro. Montadoras dão férias ou reduzem dias de trabalho até novo equilíbrio. 
Ciclo – Para marcar o novo ciclo de convívio entre operadores com motor diesel e a legislação forçando mudanças tecnológicas para reduzir emissões, vedando a partir de 31 de março as vendas dos modelos ainda não enquadrados, fabricantes adequam produtos e operação. 
Padrão – A regra provocou a Mitsubishi a padronizar sua linha de picapes, resumindo-a ao modelo Triton, com motor diesel, 3.2, 16V, injeção direta eletrônica, Common Rail, Turbo e Intercooler, 170 cv de potencia e 35 kgf.m de torque. Mudam a decoração e itens de conforto. Para ser carro de trabalho em frotas criou-se a versão GL, a R$ 86.990 – perigosamente sem ABS ou almofadas de ar. Topo de linha, HPE automática, a R$ 125.990.
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 Mitsubishi Triton 2013. Padronização, nova grade
----------------------------------------------------------------------------------Mudanças - Renault, em seu utilitário Master com sistema de re circulação de gases, dispensa a adição. Para marcar a nova tecnologia, esticou seu Mini Bus teto alto, para maior conforto aos 16 passageiros.
Fábrica – A Cummins aplicará R$ 90M para fazer fábrica de grupos geradores e centro de distribuição. Será à margem da Rodovia Dom Pedro – que liga Jacareí, na Via Dutra, a Campinas, à altura de Atibaia. A cidade se orgulha de ter o segundo melhor clima do mundo – incoerente com operação industrial.
Fidelização – Seguindo o bom exemplo da Mitsubishi, sua controladora no Brasil, a Suzuki faz 2o. Suzuki Adventure, provas de regularidade a carros da marca –Jimny, Grand Vitara, Vitara, Sidekick e Samurai. A fim ? www.suzukiveiculos.com.br e dois cobertores para doação. As etapas: 21/04 - São José dos Campos (SP); 26/05 - Penedo (RJ); 23/06 - Joinville (SC); 25/08 - Brasília (DF); 06/10 - Belo Horizonte (MG); 01/12 - Campinas (SP).
Banda – O Palácio do Planalto solicitou à Ford outro Fusion híbrido para o serviço da Presidente Dilma. Pediu cinza prata e blindou com kit Imbra na New Totality, em SP. Não é para comitiva oficial, mas discretas saídas sem aparato, quando se transforma em quase contribuinte.
Ecologia – Em processo de evolução de engenharia para atrair clientes por menor consumo, cumprir a lei de emissões, fazer vendas, a Volkswagen alemã testa o Soladiesel, combustível com base em açucares de cana processados por algas, para motores diesel.
Gente – Ari Rocha, 70, mestre em design, reconhecido. OOOO Convidado ao Automotive Design Conference para avaliar os melhores produtos de 2011. OOOO Boa companhia: Luigi Colani, Satoshi Wada – Audi, Patrick Lequement – ex Renault, projetista do Del Rey, Tom Matano, pai do Mazda Miata ... OOOO Santo de casa faz milagre – no exterior. OOOO Waldey Sanchez, presidente da Navistar South America, medalha. OOOO Administrador Destaque pelo Conselho da especialidade em SP. OOOO Marcelo Maceira, uruguaio, novo diretor comercial da International de caminhões. OOOO Barbara Barbieri, italiana, nova diretora de expansão de rede na Iveco. Missão difícil. OOOO Substituirá Orlando Merluzzi, que dobrou a rede com recorde de crescimento de vendas no mercado. OOOO Merluzzi terá negócios próprios. OOOO

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