Pode uma moto lindíssima assim? |
Era uma vez um rapaz multibicagolhenário cuja família tinha boi a hora na Argentina, ou seja, milhares de cabeças. Enquanto o boi se reproduzia ele sonhava com motos de corrida na Inglaterra do começo dos anos 20. Acabou comprando uma fábrica chamada HRD em 1928 e foi indo até 1936, quando teve um fracasso fragoroso no Tourist Trophy, na Ilha de Man. As tres 500 monocilíndricas quebraram o motor, que era feito fora e Vincent resolveu fazer o seu próprio motor junto com um gênio da história da moto, Phil Irving. E assim fizera a primeira Comet 500.
Phil Irving e a Comet 500 mono |
É fácil maginar o que acontecia quando a roda traseira passava em um buraco na castigada Inglaterra de pós guerra: o piloto saía voando quando a roda pulava. A moto podia manter a estabilidade, mas o pobre infeliz voava longe.... e o problema era composto pelo pequeno detalhe de que nessas alturas do campeonato: a Vincent que já não era mais HRD tinha praticamente 60 cv e era a primeira moto a alcançar 200 km/h. isso em 1949.... Era leve e pequena para o que andava, mas os freios eram aquilo que os conhecedores chamavam de retardadores, embora ela tivesse uns detalhes legais.
A primeira Egli Vincent |
O fato é que em 1955 a casa caiu com o encolhimento do mercado desse tipo de moto grande, veloz e cara, que só reviveu no fim dos anos 60 com as japas em 1965.
Nesse mesmo ano um outro insano suíço chamado Fritz Egli montou uma produtorade quadros eportivos que existe até hoje criando coisas inacreditáveis como a moto de Rollie Free, detentora de um recorde em Daytona a 300 por hora lá por 1958. E de calção de banho deitado sobre a moto pra ser mais aerodinâmico.... Foi o tema de um filme chamado a Vincent mais rápida do mundo que está aí nas locadoras.
o super sxy Rollie Free de calção em Bonneville pra diminuir o arrasto... |
O arquétipo da Cafe Racer... A Egli existe até hoje fazendo coisas cada vez mais malucas. Primeiro foi um quadro fabuloso para Honda CB 750 Four em 1970, depois Kawas 1000 TURBINADAS com 280 cv e atualmente versões apavorantes de Yamaha V Max 1600.. |
O site Egli de Godet está AQUI:
http://www.godet-motorcycles.com/
o vídeo interessantíssimo em que aparece o feiticeiro Godet com seu Mecenas, o cantor francês Florent Pagny, que banca o trampo:
o resto adas delirantes Egli
A Kawa 100 Turbo de 280 CV
4 comentários:
Fantástico, M!
M. , 100% obra de arte !! Abs Luiz Carlos
Totalmente "from hell" ! Duca
Fantasticas. Sempre fui fa das vincents desde menino e quando o judiciario me fizer justica vou importar uma maravilha dessas. Evidentemente com freio dianteiro a tambor.
Postar um comentário