Novos Peugeot 208. Oportunidade e coragem
Festa e conteúdo para recomeçar. Peugeot resolveu
encarar imprevista queda de vendas – 50% maior à perda do mercado –, revendo
leque de produtos.
Em todos aplicou atualizações estéticas europeias;
a nova filosofia de ser os melhor equipados do segmento; e, na faixa superior,
criou duas versões. Uma, Sport, distinta por decoração, com mecânica conhecida,
motor 1,6, 16V e 122 cv. Outra, GT, superior, motor THP 1,6 turbo e 173 cv.
Direção oposta, primeiro degrau de vendas, centrou
esforços trocando motor 4 cilindros, 1,4 por um novo, o Puretech, 1,2, com 3 e
iniciais 90 cv – na Europa seu turbo faz iniciais 120 cv.
Diz, será o motor mais econômico do país, afirmação
a ser aferida ante o up! tsi e o novo Hyundai 1,0 turbo a ser lançado próxima
semana.
Coisa fácil
Como produto é fácil puxar o 208 a melhores vendas.
Basta fazer o interessado dirigi-lo. O automóvel, apesar de alguns juízos
desconsideráveis, tem o melhor comportamento de direção, suspensão e freios, e
é o mais agradável de condução de sua categoria. Quem gosta de dirigir, nele se
encontra. O GT promete exponenciar isto, com ótima relação entre a potência
gerada pelo motor e o peso do carro a deslocar, em comportamento remunerador
aos sentidos, acelerar de 0 aos 100 km/h em apenas 7,6s, com velocidade final
de 220 km/h reais – a álcool.
Complementa com detalhes visuais, mudança do
desenho da tomada de ar frontal, o espaço da antiga grade, e para choques,
rodas com 17” em alumínio polido, assinatura óptica por luzes diurnas em LED, e
novas e curiosas lanternas tripartidas traseiras. Dentro, inescapável couro
negro com pesponto vermelho. Central multimídia, com tela de 17,5 cm.
Para entregar melhor rendimento com o motor turbo, novos
ajustes de suspensão, pneus Michelin 204x45x17, com baixo atrito ao rolamento -
não é boa altura para convívio com os mal-educados e anti tecnológicos buracos
nacionais. E sistema ESP de controle de estabilidade, anti bloqueio,
assistência a frenagens de emergência, função antiderrapante, controle dinâmico
de estabilidade.
No outro extremo, versão de entrada aplica o novo
motor tri cilíndrico, 1,2, 90 cv, com modernidades, como abertura variável de
válvulas, pistões leves resfriados por jato de óleo. Usa câmbio mecânico com 5
velocidades.
Intermediária, o conhecido motor 1,6, 122 cv,
permite uso de transmissão automática com 4 velocidades – coisa antiga.
Na prática, três opções de motores, três de câmbio,
seis de decoração.
Quanto custa
Peugeot 208
|
|
Versões
|
R$
|
1.2 Active
1.2 Active Pack
1.2 Allure
1.6 Allure Auto
1.6 Sport
1.6 Griffe AT
1.6 THP GT
|
48.190
51.690 54.990 59.090 60.990 64.590 78.990 |
Novo Peugeot 208.
Atraente
Ford melhora Ranger mirando em Toyota Hilux
Semana
passada, quem viu TV em Buenos Aires, Ar, terá assistido anúncio simpático,
provocativo. Da Ford, com o novo picape Ranger 2017. Dizia, em resgate
histórico, Quando não havia picapes, nós
as inventamos. E ao final encerrava: Tudo
se pode superar.
Aos ligados
no mercado, verdadeira declaração. Anúncios bons são como música do Dorival
Caymi, texto do Rubem Braga, filme do John Ford: sem palavras vãs. E, aos
interessados, explicação era resposta aos anúncios dos picapes Toyota, também recém
lançados e superando em venda Fords na Argentina e no Brasil. Dizem eles, Só uma Hilux pode superar outra Hilux.
Foco
Aqui campanha
de anúncios pagos não começou, e para a imprensa, mídia sem custo, Ford dividiu
o lançamento. Alguns jornalistas uma semana antes, os restantes, nesta. Linha
2117 marca-se por seguir a Toyota: pequenas alterações estéticas, e maior
incremento em conteúdo da versão de topo, mais próximo do automóvel, mais
distante do veículo de carga.
Alteração –
leia atualização –, assistência hidráulica para direção trocada por elétrica –
não furta disposição do motor, nem cobra por isto. Itens de automóvel na superior
versão Limited – alarme de mudança de faixa e correção automática, piloto
automático, alerta de perigo de colisão, sete almofadas de ar, incluindo – para
os joelhos do motorista. Engates Isofix para cadeira de crianças, apoios de
cabeça e cintos com ancoragem de três pontos aos cinco ocupantes. E interior
com novo painel com similaridade ao sedã Fusion quanto aos instrumentos e tela
com 20 cm, no sistema Sync MyFordTouch. No caminho toyotista, rodas aro 18”em
liga leve, pneus ditos como ecológicos de menor consumo, e garantia de 5 anos.
Pelos
equipamentos eletrônicos, aparentemente a versão de topo não se destina a uso
em estrada de terra, costelas-de-vaca,
buracos, desníveis, imprevistos atemorizadores das frágeis ligações dos itens
eletrônicos.
Abertura de
leque a outros clientes, por maior rendimento ao motor diesel de entrada, 2,2
turbo, evoluindo de 150 cv e 375 Nm de torque, a 160 cv e 385 Nm. Muitas
opções: tração 4x2 ou 4x4 com redução, caixa mecânica ou automática com seis
velocidades. Cabine apenas dupla. Versão superior, motor maior, intocado, 3,2
turbo diesel, 200 cv e 490 Nm.
Não há mais
versões com motor Otto, gasálcool ou flex.
Quanto custa
Ampla gradação de preços. Abre na versão mais
simples, 2,2 tração traseira, câmbio mecânico, R$ 129.900. Versão de topo, mais
R$ 50 mil, motor 3,2, tração nas 4 rodas e reduzida, transmissão automática 6M.
Novidade maior do Ranger 2017 é versão 2.2 mais
palatável
Iniciativa do grupo
Reimpex, instalações em Luque, lindeira a Assunção, onde monta motos e
caminhões, desde início de abril abriga montagem dos pequenos automóveis J2 da
chinesa JAC Motors.
É o ex-quase, aqui indicado
pela representação local da JAC como sendo o futuro produto de fábrica não
erigida na Bahia, motor frontal, transversal, porém com três cilindros, 1,0
litro, 67 cv, e caixa de transmissão mecânica com 5 marchas. Direção assistida,
ar condicionado, duas almofadas de ar, vidros elétricos, fecham a aura chinesa
de carros bem equipados – e baratos.
Responsável pela operação,
titular do grupo, Jorge Samaniego, disse ao lançamento cumprir compromisso
assumido com Horácio Cartes, presidente da República, de ter fábrica de
automóveis equipados e acessíveis ao público. Paraguai, país de economia plana
e previsível, em três anos atraiu sensível quantidade de fábricas de autopeças
para lá produzir e exportar ao Brasil, gerando 6.000 empregos. Instalações
elétricas dos Volkswagen, por exemplo, são paraguaias.
Ter fábrica de automóveis,
mesmo com primária montagem de partes importadas, é fator de prestígio político
às autoridades e indicador econômico. Mercado local é pequeno, e os J2 inicialmente
nãoserão exportados aos colegas de Mercosul, pois não atinge o percentual de
regionalização.
Mercado pequeno, importa em
média 4.000 carros O Km/mês, e volume maior de carros usados, descartados
japoneses, europeus e norte-americanos, mandados ao Chile via Zona Franca de
Iquique, e de lá migrando ao Paraguai. Nos carros orientais magarefes mecânicos
operam, mudando para a esquerda os comandos originalmente à direita. Governo
quer apagar a exceção, fomentando compra de carro novo, gerando emprego e
impostos, em lugar dos estrangeiros barrados na inspeção veicular e mandados a
países pobres.
Estatal Banco Nacional de
Fomento abriu crédito a compradores, financiando preço final de 47.000.000
Guaranis – uns R$ 31.000 -, em 48 vezes de aproximados R$ 850, por automóvel licenciado,
segurado, e primeira prestação em maio.
Entusiasmado Samaniego
disse, JAC atesta sua empresa como a melhor extra China, e repetiu, como os
cartazes, ser o J2 el primer auto
paraguayo. (leia mais)
JAC J2, o primeiro paraguaio ? ..... Não.
Memória. Quem
diria, primeiro carro paraguaio era Alfa Romeo
Foi em 1967, governo do Marechal Stroessner (1954 -1989), a instalação
da primeira montagem de automóveis no Paraguai. Na mesma Luque, o piloto-industrial
ítalo-argentino Giuseppe Vianini, importador de Moto Guzzi para a Argentina,
implantou instalações para montar automóveis Alfa Romeo por sua IAPSA –
Industrias Automotoras de Paraguay SA.
Processo próximo ao praticado quase cinco décadas após pela Reimpex nos
JAC: recebia carroceria em partes, alinhava, gabaritava, soldava, pintava e
agregava mecânica, elétrica e decoração – desta, revestimento e bancos locais.
Boa gama – superior à do Brasil, de monoproduto superado, o FNM 2000, o JK,
licença Alfa Romeo, antigo Berlina 2.000 do fim dos anos ’50 -, fazia Berlinas
Giulia 1.300; 1600; e os então novos 1.750 e 2.000. GTVs e conversíveis, não.
Durou tempo indeterminado, entre dois e cinco anos e, por razões nunca
tornadas públicas – nem no livro de seu
filho Andrea sobre sua carreira de piloto -, a operação Alfa deu lugar a
uma Renault, montando-se R4.
IAPSA 2.000,
licença Alfa Romeo. Agora carro de coleção
Roda-a-Roda
Surpresa – Tesla Motors,
fabricante de carros elétricos nos EUA exibiu modelo 3. Menor ante o luxuoso S,
autonomia de 500 km, e a partir de US$ 35 mil. Surpreendentes 115 mil pedidos sinalizados
com US$ 1 mil no primeiro dia, para entrega em 2017. Carro rápido: 0 a 92 km/h
em 6s.
Razões – Porque vendem tanto ? São bonitos, performáticos e com grande autonomia.
Concorrentes não juntam as três características.
Mudança – Empresas Peugeot, Citroën e DS sob a marca
PSA, novas razão social e logo. Integra início do segundo ciclo da gestão de
Carlos Tavares. Primeiro, esforço de salvação, o Back in the Race. Agora, respirando, o tema é Push to Pass. Desnecessário dizer, corrida de automóveis é o
esporte do CEO.
Planos – Quer ser vista globalmente por eficiência
na produção de veículos e fiel fornecedor de serviços de mobilidade. Novo nome
é PSA Groupe. No logo feito em casa, fundo azul profundo simboliza sobriedade.
Nova logo PSA
Acelerador – Com pressa, Tavares surpreendeu acionistas:
anunciou planos de retorno aos EUA após 25 anos de saída traumática. Nada de
abrir distribuidora, mas devagar, com veículos para uso compartilhado. Segunda
etapa, com seus próprios produtos elétricos, como a linha DS.
Nada – Imprensa
veiculou ações da Fiat para produzir jipinho
– termo larga e erroneamente empregado para descrever SUV, SAV, crossover, versões aventureiras.
Verbete generoso e ocioso - a todos acolhe e a nenhum serve.
Perguntada, FCA negou. Diz, não terá concorrente ao primo Jeep Renegade.
Lá – Anunciou
investir US$ 500M atualizando mundialmente processo industrial da fábrica
argentina em Ferreyra. Fará o Projeto X6S, em alterada plataforma do Palio.
Substituto de Grand Siena e Linea e, em versão hatch, do Punto.
Mais – Motorização 4
cilindros: 1,8 EtorQ, 16 válvulas, 128 cv – menos ante versões hoje utilizadas
no Brasil -, e 1.3 GSE, 105 cv. Neste, transmissão mecânica 5 M. No 1,8
automática com meia dúzia.
Novo - GSE será primeiro desdobramento da família
a iniciar-se com o três cilindros 1.0. Diz-se, família GSE se curva às duas
válvulas por cilindro. 2017.
Dúvida - Jaguar Land
Rover na reta final para inaugurar fábrica em Itatiaia, RJ. Projeto de baixa
nacionalização, enquadrado no regime oficial Inovar-Auto. Enfrenta situação
política, retrato do momento.
E ? - Quem
convidar à inauguração, logo após o julgamento do Impeachment da Presidente
pela Câmara dos Deputados? Se
aprovado, ela se afasta e quem assumirá? O vice Temer? Eduardo Cunha, presidente
da Câmara? Renan Calheiros, do Senado, todos às voltas com questionamentos
judiciais?
E.2 ? - Espera clarear?
Convida apenas o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio? Inicia a
produção e faz festa posterior, com cenário menos turvo? Mico é explicar aos controladores
indianos e à gerência inglesa.
Flex – Mercedes marca produção nacional com motor flex
no modelo C 180. Tecnologia da marca, não alterou sistemas, nem ganhos em
torque e potência relativamente ao uso do gasálcool. C 180 vende 43% na classe.
Versões 200 e 250 mantém-se não-flex.
Mercado – Mitsubishi ASX
Oudoor em nova versão: 4x2 para reduzir preço e ampliar clientes. Bem dotado de
equipamentos, entre eixos grande, pneus mistos. Iniciais R$ 108 mil – iniciais,
pois hoje toda compra permite conversas.
Posição – Fechado primeiro
mês cheio de vendas, picape Toro é terceiro mais vendido, seguindo Strada e
Toyota HiLux. 3.080 unidades. Quer 4.000/mês
Mercado – Citroën cerca clientes com argumento importante:
serviço bom e barato. Recém lançado Novo
Aircross tem plano de manutenção à base de R$ 1 ao dia. As revisões, com
intervalo de 10.000 km, custam R$ 365,00 em 4x. Não é promoção, diz Dercyde
Gomes, novo diretor de pós venda.
Oscar – Fiat Toro ganhou o Red Dot Design Award, o Oscar do design. Equipe liderada pelo abrasileirado Peter Fassbender criou produto
adequado ao mercado e demandas dos consumidores. Design da FCA Brasil saiu da engenharia e se reporta a Stefan
Ketter, no. 1 continental e ao designer
chefe Ralph Gilles.
Registro – Keko Acessórios, do
interior do RS, festeja 30 anos de fundação. Case de sucesso, é líder em personalização automotiva, fornece a
nove montadoras, exporta a 40 países.
Elétrico – Correios testarão,
por três meses, furgão elétrico chinês BYD. Capaz a 800 kg, tocado por baterias
de lítio-fosfato de ferro, autonomia de 200 km, superior à média das entregas
postais.
Meta - Aferirá resultados
de custos no transporte de cartas e encomendas, e na difícil meta de reduzir,
até 2020, de 20% nas emissões poluentes.
Ação – Proteste,
Associação de Consumidores, e Consumers
International, reunindo consumidores de 140 países, levaram jornalistas ao
Autódromo de Interlagos para demonstrar eficiência do controle eletrônico de
estabilidade.
Pressão – Querem apoio
institucional para pressionar o Conselho Nacional de Trânsito, a antecipar ao
segundo semestre de 2017 a obrigatoriedade de veículos nacionais portarem tal
equipamento. Pelo Contran obrigação é 2022.
Passado – Scorro, uma das
pioneiras na produção de rodas em liga leve, fará série especial do modelo Cruz
de Malta, utilizada nos GM Opala dos anos ’70. Apenas 250 unidades. Sem outras
informações. Scorro não respondeu.
Cultura – Da Editora Alaúde
novo título histórico automobilístico: Austin-Healey, esportivo criado pelo engenheiro-piloto
Donald Healey e viabilizado industrialmente pela também inglesa Austin. Autoria
de Bill Piggott, advogado de texto fluído, 160 páginas, muitas informações. R$
82.
Livro sobre o mítico
Austin-Healey. Pela Alaúde
Clássicos – Projeto em curso com
fazer, quase à mão, nove unidades do Jaguar XKSS vendidas a US$ 1,5M cada, e do
acionista maior, indiano Ratan Tata colecionar provectos Rolls-Royces, Jaguar
Land Rover mudou nome do Heritage. Agora é Jaguar
Land Rover Classic.
Negócio – Ampliou espectro:
além de peças e conselhos, restauração. Segue caminho aberto pela Mercedes,
trilhado pela Ferrari.
Texto
sobre operação XKSS: http://www.autoentusiastas.com.br/2016/04/fenix-ingles-jaguar-xkss-ressurge-das-cinzas/
Gente – Paulo
Cézar da Silva Nunes, administrador, ascensão. OOOO Membro, agora preside Conselho de Administração da Marcopolo.
OOOO Mauro Bellini, ex, mantém-se na
companhia, na holding Davos e
presidirá o Conselho de Administração do Banco Moneo. OOOO Criação de Nissans na Argentina e Chile mudou estrutura da marca.
OOOO José Roman é novo VP da N-Latam;
Pós Venda com Daniel Pelayo; José Vendramini incorpora Qualidade ao Consumidor
e Expansão da rede; Hitoshi Mano, VP de manufatura Brasil, diretor de
Monozukuri - como chama o fazer carros. OOOO
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