TRIPLO “A” EM CONSUMO
Palavra de ordem é economia de combustível, a herança mais
bem-vinda do controverso programa Inovar-Auto. E nessa verdadeira corrida para
beneficiar o consumidor, um passo audacioso acaba de vir do Grupo PSA (antes,
PSA Peugeot Citroën). Na linha 2017 do Peugeot 208 estreia o motor de três
cilindros de 1,2 litro flex que aparece no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)
com nota triplo A, ou seja, é o automóvel de menor consumo de combustível à
venda no Brasil (entregas a partir de 1º de maio).
Trata-se de um motor aspirado de última geração e, pode-se
afirmar, até melhor que o mesmo Pure Tech, família EB2, produzido na França.
Toma o lugar do antigo, de 1.450 cm³, que progressivamente será descontinuado.
O Citroën C3 também o receberá em curto prazo. Foi desenvolvido especificamente
para o Brasil, com taxa de compressão de 12,5, quatro válvulas por cilindro e
duplo comando variável na admissão e escapamento.
Os números falam por si: potência de 84 cv/90 cv (etanol) a
5.750 rpm e torque de 12,2 kgfm/13 kgfm (etanol) a apenas 2.750 rpm. Significa desempenho
melhor que o antigo, pois o torque máximo aparece mais rápido e se diminuiu em 25
kg a massa do motor. A diferença nominal para o anterior é de apenas 3 cv e 0,9
kgfm (etanol), imperceptível na prática: torque máximo surgia antes a 3.000
rpm. Além disso, se caracteriza pela suavidade acima dos padrões para uma
unidade motriz de três cilindros.
Números de consumo são brilhantes, tanto com etanol quanto
gasolina. Em cidade faz 10,9 e 15,1 km/l; na estrada, 11,7 e 16,9 km/l,
respectivamente, segundo o PBE. Além de ter uma relação de custo/km no ciclo
urbano com etanol mais atraente que outros motores flex, não será difícil
superar 20 km/l com gasolina na estrada, na vida real.
Esse novo motor é importado da França e só será nacionalizado
quando a produção se tornar rentável, próxima das 100.000 unidades por ano,
incluídos os carros exportados. A PSA considera o lançamento um marco na sua história
de 15 anos no Brasil. O 208 recebeu leve atualização de linhas para marcar
meia-vida desta geração lançada há cinco anos. Grade, para-choque dianteiro,
luz diurna, lanterna traseira em LED e sistema multimídia com tela tátil de 7
pol. são as principais mudanças.
Continua a ser um compacto que disponibiliza equipamentos
acima da média do mercado. Inclui recursos eletrônicos de série como controle
eletrônico de estabilidade (correção de trajetória) e função de assistência em
rampas. O acabamento interno também se destaca por materiais agradáveis ao tato
no painel.
Os preços, entretanto, se mantiveram: de R$ 48.190 (Active)
a R$ 64.590 (Griffe, 1,6 L, flex, 115 cv/122 cv, automático), mesmo com inflação
alta. A PSA oferece bônus de R$ 3.000.
Finalmente, chegou a aguardada versão GT. Seu motor turbo de
1.6 L e 173 cv (etanol) é reconhecido pelo alto desempenho e funcionamento
suave. Em um carro de apenas 1.196 kg em ordem de marcha, acelerar de 0 a 100
km/h em 7,6 s o coloca em posição de superioridade frente aos concorrentes,
embora disponível apenas com câmbio manual de seis marchas. Preço de R$ 78.990
limitará a venda entre 5% e 10% do total da linha.
RODA VIVA
APESAR de estar confirmado
para o segundo semestre a estreia do motor Renault de três cilindros/1,0 L no
Sandero e também no inteiramente novo subcompacto Kwid, a marca francesa ainda
avalia se vale a pena oferecer o de 0,8 L com o qual foi lançado na Índia em
setembro do ano passado. Diferenças de preço e de consumo de combustível seriam
insignificantes.
FINALMENTE o
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo terá um local digno para
importância do maior evento da América Latina organizado por empresa particular.
Antecipado por esta coluna em outubro de 2014, estão previstos mais de 750.000
visitantes entre 10 e 20 de novembro próximos. A Reed-Alcântara espera até 36
marcas e 90 expositores.
SÃO PAULO Expo inclui novo pavilhão de
90.000 m² (10% maior que o Anhembi), climatizado, estacionamento coberto para
4.500 veículos, duas pistas de testes, praça de alimentação para 600 pessoas e
várias possibilidades de acesso. A área, a ser inaugurada no próximo dia 26,
está sob administração do grupo francês GL, que investiu R$ 400 mi no
empreendimento.
CITROËN lança o
plano de revisões periódicas a R$ 1,00 por dia (R$ 365,00) para os três
primeiros anos (ou 10.000/20.000/30.000 km), válido para o recente Aircross e C3
ano-modelo 2017 (estreia do motor de três cilindros). Renault adotou a mesma
estratégia ao apresentar o Logan em 2007. Nove anos depois, é como se não
tivesse havido inflação...
DEPOIS de quatro
anos de trabalho duro e superando obstáculos, o diretor Dino Dragone concluiu o
filme-documentário Nutz, de 77 minutos. O melhor sobre o tema “Os brasileiros e
seus carros antigos – histórias de loucura e paixão”. Pré-estreia foi em São
Paulo, no Box 54. Ideia é exibir em circuitos culturais e futuramente estar
disponível também em DVD.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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