Mobi, o Fiat urbano
Primeiro produto criado pós fusão entre as marcas
tuteladas por Fiat e Chrysler, o Mobi se auto define como carro urbano e
funcional. Descrição correta. Menor dentre os Fiat e atualmente o mais leve
entre os nacionais com 907 kg, novo produto utiliza plataforma mista, entre
Novo Uno e Palio, e suspensão traseira do Uno. Mecânica conhecida das ásperas condições
nacionais, transmissão de cinco marchas, retocado motor Fire 1.0, 75 cv, com
pistões menor abrasão, e novas galerias de óleo para consumo menor e
durabilidade maior.
Segundo a parte Fiat da FCA o automóvel responde às
demandas apuradas em pesquisa – mobilidade urbana; mecânica resistente; barata
para manter; baixo custo de manutenção. Enquadra-se na Faixa A de
consumo - de menor gasto.
É menor mas não é pobre em construção. Easy, versão
de entrada, não tem aparência de carro pelado, apresentando-se com
para choques pintados na cor do carro e o charme da tampa traseira em vidro
temperado. Exibe democratização da tecnologia, com uso do ESS, piscador de
luzes de freio quando pressionado severamente, sinalizando a emergência a
motoristas a segui-lo.
Idem, mecanismo provocador de cinco piscadas com simples toque na alavanca.
Idem, mecanismo provocador de cinco piscadas com simples toque na alavanca.
É urbano pelas reduzidas dimensões, facilidade de
manobra, pelas portas traseiras com ângulo de abertura superior aos outros
nacionais, banco posterior bi partido e dobrável, expondo a preocupação para
acesso de crianças, uso de cadeirinhas, etccc. Interior cuidado, rádio Delphi
e, a partir da versão Like On, possibilidade de espelhar o celular ou tê-lo
conectado para usá-lo como tela. Amplas possibilidades, sendo a mais
interessante o registro, pelo celular, de seu último uso, permitindo indicar o
local de estacionamento do Mobi.
Foco
Não é para cinco passageiros – exceto a usuários
descompromissados na vertical ou em circunferência. Também não é um estradeiro,
por seu porta malas contido. Dependendo da versão pode-se dispor de Cargo Box,
caixa com alça ajustada ao pequeno espaço de bagagem, apta a ser retirada e
transportada com compras.
Externamente é bem conformado, com frente lembrando
o picape Fiat Toro, grandes superfícies de faróis e luzes traseiras, com o
talhe identificador do design Fiat.
Então ?
Marca o vê como carro urbano, interfaceando com o
Novo Uno, maior. Sua presença no mercado acaba com a versão básica deste e
destina o Pálio básico às frotas. Intenta vender 60 mil unidades até o final do
ano, média de 7.500/mês.
A meu ver o automóvel surge a partir da
versão Easy On, portando ar condicionado e direção hidráulica. A
inicial não tem estes equipamentos básicos.
Garantia de três anos com seguro para extensão de 12 ou 24 meses, e a
possibilidade de prévio pagamento financiado das revisões.
Quanto custa
Fiat Mobi
|
R$
|
Easy
|
31.900
|
Easy On
|
35.800
|
Like
|
37.900
|
Like On
|
42.300
|
Way
|
39.300
|
Way On
|
43.800
|
Fiat Mobi, uso urbano
Um sopro no coreano
Hyundai aplicou turbo ao motor tri cilíndrico 1,0,
elevando potência a 105 cv e torque a 15 kgf.m @ 1.550 rpm, sensível ganho de
47% sobre o motor 1.0 aspirado. Em performance na carroceria hatch,
mais vendida, significa acelerar de 0 aos 100 km/h em 11,2s e fazer velocidade
final de 182 km/h. O turbo é estendido à versão sedã, de comportamento assemelhado.
Peça tem pequeno diâmetro, 34 mm, e sopra cautelosos 0,9 da pressão
atmosférica. Em tais motores temperatura e lubrificação são críticos, turbo é
lubrificado por via exclusiva, e o óleo lubrificante do motor agora é ACEA A5
apto a suportar temperaturas maiores; bomba de óleo tem dois estágios; pistões
recebem jato refrescante inferior de óleo.
Para melhor aproveitamento, caixa de marchas passa
a ter seis velocidades, com diferencial alongado permitindo cruzar com rotações
menores, contendo o consumo. As três primeiras marchas são desmultiplicadas, e
as demais, multiplicadas, abaixo de 1:1. A 100 km/h, 6a. marcha,
motor gira a 2.650 rpm.
Quanto
Hyundai HB 20 turbo
Hatch Comfort
Plus
|
R$
47.445
|
Hatch Comfort
Style
|
R$
51.595
|
Sedan
Comfort Plus
|
R$ 51.475
|
Sedan
Comfort Style
|
R$
55.225
|
E o outro ?
Comparativo
entre Hyundai Hb20 e o outro usuário de motor 1.0 turbo, o VW up! tsi, indica
curiosidades: cilindrada e potencia idênticas, mas em torque o up! é 16,8
kgf-m, contra 15 kgf.m do Hyundai. Em preço, diferencial entre aspirado e
turbo na VW é da ordem de R$ 3 mil. No Hyundai, R$ 3.700.
Plaqueta define o Hyundai 1.0 turbo
Três dias de festa para GM lançar Cruze
Data importante o lançamento Cruze, o Projeto Phoenix, sinal de
maioridade da GM Argentina. Investimento de US$ 750M para fazer carros e
motores, foi para a Argentina após série de desgastes com sindicatos
brasileiros, e transforma-a em fornecedora para a GM daqui. Grande passo para
os argentinos, grande perda de empregos e impostos para o Brasil.
Cruze, inicialmente projeto coreano, foi indicado pela GM para ser seu produto
de maiores vendas mundiais, transformando a GM Argentina na grande difusora do
automóvel na América do Sul.
É família de carrocerias, iniciando com sedã 4
portas. Hatch ao Salão do Automóvel, novembro. Motores,
família básica, no conceito Downsizing – redução de tamanho.
Bloco em alumínio, 1,4 litro, 16 válvulas, injeção direta, turbo. Transmissões
de 6 velocidades, mecânica e automática. Concorrerá com os por nós chamados
médios – Citroën C4 Lounge, Peugeot 408, Ford Focus, VW Jetta. Honda Civic e Toyota
Corolla, acima. Grande festa durará três dias – 3 a 5 de maio.
Primeira imagem distribuída pela GM
Roda-a-Roda
Novo Audi
A3 europeu. Aqui só em 2017
Muda – Audi iniciará vender em
maio, na Europa, segundo ciclo de vida da carreira do A 3. Valem para Sedan,
Sporback e conversível. Grande mudança frontal, com o grupo óptico redesenhado,
faróis Xenon Plus ou LED. Grade aumentou. Atrás, mudança nas lanternas e um
novo extrator de ar.
Mais - Dentro, Virtual Cockpit, tela com navegador GPS,
telefone, conexão por internet, e a mágica de usar, ou não, e em diâmetros
diferentes, instrumentos virtuais. Motores 1,0 e 115 cv; 1,4 e 150 cv; 2.0 e
190 cv, 320 Nm de torque.
Serie 1. 25 unidades reconstruídas
Regra – O direito não socorre aos que
dormem. Regra jurídica é lembrada pela notícia de Land Rover Classic
ter comprado mundo afora unidades de seu pioneiro produto, o jipe Serie I, de
1948, para refazer 25 LR Defender novos, por mão de obra especializada e peças
de fornecedores ou estoques de revendedores. De US$ 85 mil a 113 mil.
Lembrança – Está no fato da produção, ano passado dos últimos 1080 Defender,
a custo normal. Na prática, regra jurídica e mercado andam juntos: bobeou, dançou. Não comprou a
preço de tabela, paga o de antigo.
Fica – Eduardo de Souza Ramos, presidente do Conselho da
HPE, fabricante de Mitsubishis e Suzukis em Catalão, Go, esclarece à Coluna lá
manter a operação industrial, apesar da difícil logística de operar a 800 km do
litoral, e em estado de baixa renda.
Paraguai – Boato na praça dizia de possível mudança ao
Paraguai. Sócio no Mercosul tem atrativos importantes e atraído autopartistas
para lá.
Uruguai - Kia sofreou a produção do caminhãozinho
Bongo no Uruguai por 6 meses. Queda das vendas no Brasil formou estoque. Prazo
é para limpar pátio.
Mercado – Neste ano de tropelias governamentais
marcando a história do país, alterações no mercado de automóveis vistas no
primeiro trimestre exibem situações de surpresa.
Veja aí – GM virou líder de vendas, com Fiat em 2a. VW
mantém 3o. Quarta posição não é tradicionalmente da Ford, mas da
Hyundai! Renault caiu de 5a para 7a , Toyota
deu dois pulos e é 5a . Ford 6a. Após, Honda,
Nissan e Jeep.
Varejo – Você imagina fabricantes e
importadores ter estoque de O Km vencido em anos? Pois acontece por
razões várias, incluindo prosaico descontrole físico, o de onde estão
estacionados e esquecidos tais veículos.
Queima – Ocorre com a Chery Brasil. Quer limpar o
pátio de importados e nacionais com anos 2014 e 2015. Em campanha Completo
de Fábrica: QQ 1.0 R$ 28.790; versão ACT R$ 31.990; Novo Celler FL 1.5
Flex, hatch R$ 34.990. Por RT$ 1 mil mais, Sedan. Tiggo
a promocionais R$ 53.990.
Foco – Mirando mercado corporativo, Audi Financeira
criou proposta para vender novo A4 a executivos contando com rendimentos de
aplicações, bônus de performance, participação de lucros. 50% como entrada e
outros 12 meses após. Juros atrativos e a capacidade de transferir o
financiamento para outro Audi um ano mais novo.
Dúvida - Será que dá para comprar o primeiro, e trocar de carro
todo ano, sempre adiando pagar a metade final?
Ação – Neste país onde a cada dia se descobrem
setores inoperantes, grassa o medo da pandemia H1N1, em especial por falta de vacinas.
Agulhas Negras, revendedor BMW em S. Paulo, investiu em 1.500 doses e convidou
clientes para tomá-las. Tipo marketing de simpatia.
Objetivo – Ideia era fazer manifestação de agrado
explícito e trazer clientes ao show room, ver novidades, e possíveis
negócios de compra, troca, aquisição de mercadorias, etccc e tal.
Mudou – Entretanto, quando o poderoso jornal Folha
de S. Paulo deu primeira página à campanha, abriu o foco, e fez
distribuição social das vacinas a não donos e donos de BMW. Sequer vendeu um
automóvel, mas conseguiu enorme mídia de simpatia.
6V – Jornalista Marlos Vidal publicou, Coluna confirmou
e seguiu há duas semanas: novo motor tri cilíndrico 1.0 Fiat, ao contrário dos
concorrentes VW, Hyundai, Ford, Peugeot não terá 4 válvulas por cilindro, mas
somente duas.
Razões – Digamos solução econômico-prazerosa. Menor custo de produção e
manutenção; menos atrito no trem de válvulas, reduzindo consumo; torque
aparecendo em faixa inferior, melhorando a dirigibilidade.
Furo – Coluna antecipou na edição
passada o primeiro desdobramento desta geração chamada 1.3 HSE: 1,3 litro,
quatro cilindros. 2017.
Abertura – Brasil apoia as ações desenvolvidas pelo
Uruguai, presidindo o Mercosul, e União Europeia para acordo comercial. Terceira
tentativa, óbice maior é questão agrícola, e dificuldade negocial é o fato de
para o isolado Mercosul ser necessidade, e para a UE, não.
Aditivo – Promax, licenciada para os produtos Bardhal
lança condicionador de metais, aditivo para ser vertido no carter do motor,
barreira contra desgaste. 200 ml tratam de 5 litros de lubrificante a cada
troca. Médios R$ 65.
Sinergia – BCA Brasil, leiloeira de grandes frotas fez
parceria com o banco Santander para re financiar veículos tomados por falta de
pagamento e leiloados. Também vende veículos os de mesmas ações pelos bancos
Itaú e Pan, frotas usadas de Hyundai, Pão de Açúcar, Walmart.
Sob medida – Volvo Corretora de Seguros com seguro para
ônibus, cobertura sob medida para diferentes operações de transporte rodoviário
de passageiros.
Retífica RN – Coluna passada informou
não haver versões com motor Otto, flex na nova linha Ranger 2017. Estava mal
informada pela fonte oficial. Há, utiliza motor de quatro cilindros, Duratec
2,5 produzindo até 173 cv de potência a álcool. Suprimiu o tanquinho de
gasolina, degradador da engenharia nacional.
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