sexta-feira, 3 de abril de 2015

LIRA DO DELÍRIO: O DARRACQ 200HP...


Este darracq 200 hp foi um dos carros de recorde e de corridas dos primeiros anos do século 20, que usavam motor de avião, os chamados aero engined specials. Ele tem um dos primeiros motores V8 do mundo com 25 litros de deslocamento e duzentos cavalos, uma potencia enorme para a época. 

Repare na precariedade do carro, com um simples chassis de longarinas, dois bancos e um tanque de gasolina. Proteção para o piloto é inexistente, pois nesse tempo, de bravos e heróis, isso nem era lembrado. Em contraste os pneus estreitos e finos, quase de bicicleta e as suspensões de molas em feixe tiveram que aguentar o recorde de velocidade  máxima que em 1905 era de 200 km/h ou 125 mph. Agora imagine o que era ser Homem e acelerar essa traquitana  a 200 por hora na praia de Daytona, cenário de vários recordes posteriores com veículos cada vez mais potentes...



Esse carro ficou parado muito tempo até que foi revivido primeiro com um trator servindo de motor de arranque e depois, curiosamente, com o starter de carro de corrida com nove cavalos que quase se sujou nas calças para ligar o monstro mas conseguiu. O motor com rodas foi abastecido de óleo quente, foi pressurizado o tanque e ele funcionou.

Pegando pela primeira vez em 2006 desde 1909 parado com um pistão rachado e tocado por um trator como motor de arranque e uma correia no PTO do trator:




Em um dos vídeos vemos o intrépido condutor acelerando morro acima em Prescott, como tem feito nos últimos anos em vários lugares,



Um adendo interessante é que a filial italiana da Darracq foi o caldo de cultura que deu origem  à A.L.F.A.. mãe da fábrica que ao ser comprada por Nicola Romeo em 1910 para produzir armas e passou a chamar-se Alfa Romeo. uma foto de época:



Nenhum comentário: