Alfa e Dodge, os bons eventos monomarca
Encontros
antigomobilistas tem vertentes variadas. Veículos por origem, como nacionais ou
importados; de produção geral; mesclando antigos e mais novos; outros com
participantes originais, nem tanto, ou até hots,
street rods. E mono marca, reunindo
apenas os fabricados sob o mesmo guarda chuva empresarial. Quer dizer, um
encontro de GMs pode receber Cadillacs, Oldsmobiles, Pontiacs, como um Chrysler
significa abrigar desta linha e mais Dodges, Plymouths, De Sotos, Jeeps ...
Dois bons
eventos de marca ocorreram nos últimos dias. Em ambos, características comuns:
organização correta, superando as expectativas dos esforços de amadores
entusiasmados; boa presença com veículos variados e de qualidade superior,
filtro natural pelo gosto às marcas e, dado de extrema importância,
entrosamento familiar no clima de camaradagem e nas festividades paralelas às
exposições. Outros pontos comuns, informalidade operacional – os grupos não
existem formalmente -, premiação por originalidade, escolha dos presentes, e
láureas para esforço, como o participante conduzindo de ponto mais distante, patrocínio
de produtores de óleo lubrificante, presença de visitantes referenciais nas
marcas, e apoio do Museu Nacional do Automóvel, ao final oferecendo o troféu
Pátina do Tempo, aos veículos com mais de 30 anos de produção e menores
intervenções.
Pentastar
A estrela de
cinco pontas é o símbolo da Chrysler, e seus adeptos em Brasília entenderam
fazer um primeiro encontro. Coisa corajosa, quase um salto no escuro, do zero
ao topo. Deu certo, desde o local, o histórico Brasília Palace Hotel –
recebendo colecionadores locais e os visitantes -; patrocínio dos lubrificantes
Mobil; e a concessão da Mopar – divisão de peças e acessórios da Chrysler –
permitindo usar sua marca e logo no I Mopar Centro Oeste.
O amplo leque
de produtos envolveu maioria de Dodges fabricados no Brasil, com pioneiro Coupé 1970, primeiro a ser vendido na
Capital, único dono; rara versão SE – por dois anos a de menor preço -; muitos
Charger R/T; Sedans, Coupés; os menores Dodge 1800 e Polara; picapes
D 100; e presença de importados insólitos como Polara conversível de 1961;
Dodge Super Bee; e sedan Chrysler
Imperial, colecionadores vindo de Goiânia, Anápolis e a referencial presença do
colecionador carioca José Zembrod, possuidor de pinçados modelos e versões de
baixa produção.
Presença de
63 veículos. Um observador disse ter contado 1514 visitantes – 14 na primeira
vista e uns 1.500 dispersos, explicou...
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Dodges em Brasília
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Il Biscione
Em italiano
se traduz por cobra grande, e faz parte do emblema da Alfa Romeo, mescla das
armas de Milão, onde a marca surgiu, e da família Visconti, da mesma cidade. A
grande cobra engolindo um homem simboliza a vitória dos cristãos sobre os
muçulmanos, durante as Cruzadas. Biscione
é cariocamente dito Dragão-de-Chupeta.
Grupamento
mineiro do Alfa Romeo Br, informal clube da marca, realizou o III Encontro. Bi
anual, mesma estância hidro mineral de Caxambu, MG, com base no Hotel Glória e
exposição, com lojinha da marca, dentro do Parque das Águas. Presença em torno
de 70 Alfas entre novas – algumas pouco conhecidas, pois não vendidas no país,
como 159 e Giulietta -, demais largo volume de 145, 155, 156, 164 e 166. Dentre
as mais antigas, Duetto – também dita
Spider 2.000 -; rara Alfetta 1.8; também rara GT1600Junior; sedã 1750; Giulia
1600 – vindo rodando desde Salvador, Ba; GTVs; JK; Alfa 2150; e 2300. Simpática
presença de quatro caminhões FNM, produto Alfa Romeo, com o colecionador
Oswaldo Strada.
É uma grei
verdadeiramente apaixonada pela marca, vinda e ida várias vezes, daí as
palestras temáticas como o novo cabeçote MultiAir criado pela Fiat;
lubrificação dos Alfa; criação de modelo de protótipo; história da marca.
Colecionador
e conhecedor de destaque, o cirurgião suíço Axel Marx, desta vez com premiado
JK 1961, a caminho da coleção helvética.
Êxito da
forma manteve o modelo. Próximo em 2017, junho, Corpus Christi.
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Alfas em Caxambu
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Novo Jetta, bom de conteúdo e preço
Demorou, mas
o Novo Jetta chegou às 600 revendas Volkswagen. Mudanças estéticas nas
extremidades, três versões, e como importado – é feito no México -,
extremamente competitivo em porte, conteúdo e preço. Entre tamanho e valor
diferencia-se por oferecer em todas as versões transmissão automática DSG de
seis velocidades, suspensão traseira independente Multilink, e sistema Isofix
para cadeiras infantis.
Preços
largam no número atualmente mítico para o setor: R$ 69.990, com a versão
Trendline. Quatro mil reais levam o interessado à Confortline, de maior dotação,
perceptível pelo volante revestido em couro, multi funcional com as
alavanquinhas para mudança de marcha. Ambas funcionam com o antigo motor 2.0
gerando modestos 120 cv em versão Flex.
Topo da
categoria, o Novo Jetta Highline emprega motor 2.0 TSI – turbo com injeção
direta, 211 cv -, controle de estabilidade, a R$ 93.990.
Ainda no
primeiro semestre automóvel será montado na fábrica Anchieta da VW. Mas se você
se encanta com performance da versão de topo com o motor 2,0 litros, avie-se.
Ela não existirá na montagem local, empregando motor menor, o novo 1,4 litro,
injetado diretamente, turbo, de produção nacional.
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Novo Jetta,
concorrente importante
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Roda-a-Roda
Toyota – Vazou, por sítio tailandês de apreciadores dos picapes Toyota, o visual
da 8ª. geração dos Hi Lux. Mais imponente, como a atual geração de picapes
médios, entre eixos maior para conforto interno, possível mudança de
motorização. Os Hi Lux são os menos potentes do segmento.
Mais – Apresentação aos 15 de maio na Tailândia e promessa de exibi-lo no
Salão de Buenos Aires, junho. O picape será produzido na Argentina. Uma das
questões é o nome. Será Hi Luxo ou Revo, como apresentado na Tailândia?
Visual se inspira no irmão maior, o Tacoma, mas há inspiração rangeriana.
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Novo picape médio Toyota. Hi Lux ? Revo ?
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Nome – Veículo produto da
fusão entre VW e Ford em Portugal, Sharan pela primeira e Galaxy, cumpriu seu
ciclo e se foi. A segunda re utilizou o nome com morfologia assemelhada,
multiuso de luxo, sete lugares, segurança e confortos. Motores Diesel 210 cv, Otto
1,5 e 2,0 turbo, 150 e 240 cv.
Itália – Razões tributárias fizeram
a FCA – Fiat Chrysler Automobiles -, mudar sede de Turim para a Holanda.
Não rompeu com a Itália, e fez agrado anunciado por Sergio Marchionne, mito e
executivo no. 1.
Alfa - Produzir motores Alfa Romeo na fábrica de Termoli. Projeta, ao
relançar a marca no próximo 24 de junho, vender 500 mil unidades em 2018. Nesta
fábrica foram produzidos 20 milhões de motores para os Fiat.
Atraso ? – Aparentemente o anúncio
não significa produção imediata, pois gastar-se-á tempo para adaptá-la aos
últimos gritos da tecnologia e, sobretudo, treinamento de qualidade à mão de
obra. Plano Alfa é atrevido: competir com a imagem de qualidade e
desenvolvimento da Audi.
Paz – Aconteceu o previsto
pela Coluna relativamente ao arrepio havido na Volkswagen,
ante a manifestação contrária do presidente do Conselho quanto ao natural
caminho de ser sucedido pelo atual CEO, Martin Winterkorn.
Tempo – Comunicado do Comitê
Executivo do Conselho de Supervisão da VW afirma ser Winterkorn o Melhor
Possível sucessor, e apoiando sua gestão.
Fé – Em audiência na Assembleia Nacional Francesa, Carlos Tavares,
presidente da PSA Peugeot Citroën reafirmou a estratégia implementada para
fugir à inviabilidade: três marcas – as citadas mais DS -; foco; ações nas
regiões com crescimento. E, cereja do bolo, faze-lo com sustentabilidade e
disputar a liderança dos serviços conectados. França é acionista da PSA.
Adieu – Gostas do cupê Peugeot RCZ ? Mexa-se.
Maxime Picat, CEO da Peugeot declarou, à abertura do Salão de Shangai, não terá
reposição. Projeto da holding PSA é focar nos produtos principais, cortando
os de nicho.
Mercedes – Seu picape, a ser produzido na Argentina sobre base do picape
Nissan NB 300, tem novidades. Bom sítio Autoblog.ar deu informações por Volker Mornhinweg,
ex no. 1 da AMG e ora encarregado das vans da marca.
E ? - Terá motores de 4 e 6 cilindros, gasolina e diesel; suspensão
traseira articulada e independente, grande diferença no setor, indicando
aplicação mais para lazer e menos para carga; e nome: Classe GLT.
Discreção – Sem alarde a Volkswagen
levou aos 600 revendedores sua linha 2016. Apostou em implementar conteúdo,
equipamentos, e realçar presença com cromados nas linhas Gol e Voyage.
Pinóquio – Revendas Hyundai CAOA
anunciam receber pela tabela FIPE Tucson como entrada em Hyundais novos.
Interessado procura e descobre os poréns, os senões e os entretanto: só
veículos de 2012 para cá, automáticos, com todas as manutenções feitas na rede
autorizada
De novo – Revenda Ford Konrad
Caxias do Sul bisou o prêmio Chairman’s
Awards 2014, espécie de Oscar entre concessionários, com votos pelos
clientes. Opera 17 revendas de caminhões Ford em RS, SC, Pr e SP.
Moto – Inversamente aos
automóveis e comerciais leves, contraindo 20% em vendas no primeiro trimestre
relativamente ao exercício passado, produção e venda de motocicletas cresceu o
mesmo número.
Limpeza – Com promoção Triumph Time, marca inglesa
promove quase toda sua linha durante abril: para modelos 2015/14 e 2014515,
entrada, 23 prestações, última no valor de 40%. 2015 com juros de 0,99%.
Cautela – Comprando carro usado
em SP? Detran disponibiliza ferramenta internética para verificar condições,
débitos, multa, restrições. Em
www.detran.sp.gov.br e no aplicativo Consultas Detran.SP.
Salão
– Com 70% dos 85 mil m2 de área expositiva vendida, projetados 62
mil compradores visitantes, e 376 marcas expostas, Salão Internacional do
Transporte Rodoviário de Carga, terá em sua 20a. edição o pico do movimento. S
Paulo, Anhembi, 9-13 de novembro.
Hidrovia – Instituto Paulista de
Tecnologia desenvolve estudos para hidrovia na Baixada Santista a partir da
navegabilidade dos rios das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia
Grande, Guarujá e Bertioga. População local, 1,5M de habitantes, tem fluxo para
garantir o novo caminho de transporte.
Fora – Grupo espanhol Globalia, controlador da
Air Europa desistiu de comprar a rentável portuguesa TAP. Governo quer
vendê-la e aceita propostas.
Rallye – Iniciativa de charme, 1000 Milhas
Históricas para
motos – até 1978 - e automóveis – até 1980 -, tem inscrições abertas até 12 de
junho. Sobram apenas 10. Passa por estradas históricas de SP, RJ e MG. Afim? secretariamg@terra.com.br; (11)3673-5065, www.1000milhashistoricas.blogspot.com Curta:
facebook.com/mgclubdobrasil.
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Fábrica
em Pernambuco. Uma outra Fiat
O processo de crescimento mundial da Fiat passa por
grandes saltos positivos. Do assumir a Chrysler recebendo parte das ações em
troca de mudar motores, reduzir consumo e emissões; de comprar a totalidade do
restante das cotas; fazer fusão e mudar de nome para Fiat Chrysler Automobiles;
internacionalizar-se ao participar do mercado norte americano: aumentar vendas
globais do grupo; ver seus planos concretizados com relação ao renascimento da
Maserati; vender ações da Ferrari .... enfim, muitos passos corajosos em pouco
tempo.
Um dos mais importantes após o surgimento da FCA,
será a inauguração da fábrica, nascida Fiat e agora sob a sigla, no município
de Goiana, extremo norte de Pernambuco. Entre projeto como Fiat e inauguração
como FCA, unidade erigida em meio a um canavial, já passou por alterações de
projeto, de produtos, expansão de área construída e capacidade industrial. É
inaugurada com projeto importante, o Jeep Renegade, mescla entre conceito e
engenharia Fiat com as demandas dos clientes de Jeep, e nesta família será o
primeiro degrau mundial. Outro Jeep, segundo degrau, está em projeto nos EUA.
Fazer instalação industrial deste porte, implantar
parque de fornecedores - e as consequências socialmente benignas de mudar
horizonte e perspectivas da população com novos empregos e melhor renda e
assistência social -, irrigar a prefeitura com impostos, por si só
constituem-se em dados positivos. Porém, comparativamente com a antiga Fiat, é
um novo retrato, de maior e mais ampla inserção no cenário econômico no Brasil
e na América Latina. O novo polo industrial tem como segundo objetivo ser base
de produção e exportação para o continente e mercados fornidos pela antiga
Fiat, o F da FCA.
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Jeep Renegade. De Pernambuco para
a América Latina
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