ESSA MOTO NADA MAIS É QUE UMA CÓPIA DA ROKON, QUE POR INCRÍVEL QUE PAREÇA. TINHA UM MOTOR ESTACIONÁRIO CHRYSLER DE DOIS TEMPOS E QUASE FOI ADOTADA PELO EXÉRCITO BRASILEIRO NO FINAL DOS ANOS 60. VEJA ABAIXO UMA MATÉRIA DA DUAS RODAS QUE, NO ENTANTO, NÃO DESCREVE O COMPLEXO SISTEMA DE TRAÇÃO DA RODA DIANTEIRA POR MEIO DE UMA CRUZETA E UM CARDAN ATÉ CHEGAR NO GARFO. E FLUTUAVA TAL QUAL A RUSSA COM SUAS RODAS ÔCAS!
Criada para uso rural em 1963 nos Estados Unidos, a Rokon desembarcou no Brasil na década seguinte custando pouco menos do que uma 125cc. Para enfrentar terrenos de baixa aderência, o modelo tinha tração integral nas duas rodas, largos pneus e peso seco de apenas 84 kg.
O modelo chegou às lojas com motor 2 tempos de 134cc e 10 cv a 8.000 rpm, câmbio CVT com embreagem automática e um seletor de 3 velocidades para tracionar cargas (como uma marcha reduzida) ou atingir 40 km/h de velocidade final. Sem suspensões, o trabalho de amortecimento ficava por conta dos pneus 670 x 15 de baixa pressão.
À época, o exército americano gostou do projeto e adotou a “moto-trator” – como era chamada nas propagandas – uma vez que o veículo era levado facilmente de navio à praia ou lançado de aviões com para-quedas. Em 1976, Duas Rodas avaliou o modelo: “é muito fácil de dirigir e os obstáculos como lama e subidas íngremes começam a ser enfrentados com uma facilidade raramente encontrada nas melhores motos de fora de estrada”.
A Rokon segue em produção nos Estados Unidos e custa US$ 6.375. A matéria completa sobre o veículo está na seção “Nossa História” da revista Duas Rodas de janeiro, que está nas bancas, na Apple Store e na Google Play.
Nenhum comentário:
Postar um comentário