sexta-feira, 4 de julho de 2014

A UMIDADE E O AIRBAG



Por José Luiz Vieira


A National Highway Traffic Safety Administration, NHTSA, administração nacional de segurança de tráfego rodoviário americano, percebeu que algumas marcas de carros são mais propensas a esse problema, quando operados em locais altamente úmidos. 

Carros de modelos um pouco mais antigos têm infladores que podem romper-se, inflar incorretamente num acidente, soltar pedaços do sistema e causar danos.

Todos os fabricantes de automóveis usam sistemas de airbags construídos pela Takata Corporation de Tóquio, fornecedor dos airbags, de volantes de direção e outras peças. No mês passado a NHTSA abriu uma investigação após receber seis relatos de airbags rompidos, vindos da Flórida e de Puerto Rico, nos quais três pessoas foram feridas. A agência, baseada em estatísticas de anos anteriores, estima receber relatos acidentais em 1,1 milhão de veículos nesta mudança de tempo nos Estados Unidos.

Enquanto isso, a Honda já incluiu 10 estados e territórios em sua expectativa de recall deste ano, inclusive Texas, Geórgia e Carolina do Sul — e a própria Tanaka recomenda fazer recalls em quanto outros locais: Flórida, Havaí, Puerto Rico e as Ilhas Virgens americanas.

A NHTSA soltou uma declaração em que diz que “Baseados nos dados limitados que possuímos a esta data, apoiamos os esforços dos fabricantes de automóveis a ficar de olho em condições quentes e úmidas durante longos períodos de tempo.”

A Honda crê que o sistema pode estar com muita pressão no sistema, fazendo com que as bolsas de ar inflem.

Em uma queixa em agosto, o advogado de um motorista de Honda disse à NHTSA que o carro esteve num acidente e que o inflador entrou em ruptura “e enviou um estilhaço de uma polegada no braço direito do motorista que precisou de 100 pontos para fechar.”

Airbags da Takata têm sido objeto de múltiplos recalls nos últimos meses. Em abril de 2013 Toyota, Nissan e Honda fizeram recall de quase 3,4 milhões de modelos mais antigos ao redor do mundo, devido a um propelente defeituoso nos air bags que poderiam provocar um incêndio.

No começo do mês passado a Toyota fez recall de 2,27 milhões de carros globalmente. E quinze dias atrás, só no Japão, Honda, Mazda e Nissan fizeram outros recalls.

JLV

Um comentário:

totiy disse...

karaka ,melhor sem air bag entonce !