Automóveis
Mercedes voltarão ao Brasil – pela Nissan
Um
entendimento de meios e sinergias traçado entre a Aliança Renault-Nissan e a
Daimler – dona da marca Mercedes – dará novo contorno à indústria
automobilística. Consequências mundiais e reflexos no Brasil. Aqui a marca
Nissan venderá serviços de montagem para um automóvel de marca Mercedes. No
exterior a Mercedes produzirá um carro de luxo para a Renault, a partir de
desenvolvimento sobre um modelo Infinity, a marca de luxo da Nissan. E a
Renault fará a próxima geração do Smart, o filho não assumido pela Mercedes,
sobre a plataforma do Twingo geração 3.
Neste
automóvel, outras duas consequências do acordo de sinergias: nova geração de
motores, cuja amostra aparecerá no Salão do Automóvel em versão 1.6 sob o capô
do novo Mercedes Classe B. Ele é base para produto a ser utilizado nas três
marcas: pouco peso, limitado volume, cilindradas de 1.3 e 1.5, duplo comando de
válvulas, injeção direta, turbo compressor, potência a partir de 150 cv,
abundante torque em baixas rotações, baixas emissões. E uma nova transmissão
automática, construída pela JATCO para a Nissan, com tecnologia Daimler,
procurando sede para ser construída – México bem cotado.
Em
menos de dois anos do entendimento, os passos concretos vão rápido, cobrados
pelos executivos maiores de ambas as marcas, Carlos Ghosn pela Aliança e Dieter
Zetsche pela Daimler, e sinalizam que novos projetos podem ser adotados.
Aqui
Fontes
das empresas se esquivam, mas não se atrevem a negar as informações de haver
definição de produto, e revendedores de automóveis da marca esfregam as mãos.
Afinal, o projeto se enquadra na nova legislação federal, e o desde a
autorização a Mercedes poderá importar sem pagar o adicional de 30 pontos sobre
o IPI.
A
fábrica que mudará a feição da Nissan no Brasil está em construção no município
de Rezende, RJ, beirada da Via Dutra, quase na divisa entre São Paulo e Rio de
Janeiro. Será acabada em 2013 e quer fazer 200 mil unidades em 2014. Para
preencher projetada ociosidade industrial a união nipo franco germânica acertou
fazer um Mercedes para o Brasil. Ainda não há, ou a Coluna não conseguiu descobrir, individualização do produto.
O
mercado afirma ser Mercedes, PO, com origem e pedigree, como o Classe C, aqui o mais vendido da marca e, se
produzido localmente, será o único do segmento, projetando-se preço abaixo dos
concorrentes. Mas pode ser novidade, como o Classe A, ou iniciativa comum,
dividindo plataforma e mecânica, diferenciando-se apenas na carroceria.
O
método não está definido, se será compra de serviços à Nissan, ou uma operação
Mercedes-Benz sob teto alheio. Mas que o Mercedes será feito em Rezende, não há
dúvidas
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União dará bons frutos. Mercedes no
Brasil é um deles.
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Amostras do Salão do Automóvel
A festa das quatro rodas se renova na 27ª. edição que começa a público na próxima quarta
feira, no espaço de exposições do Parque Anhembi, em S Paulo. Templo do
festejado Deus com motor e quatro rodas, mostrará sonhos em veículos conceitos,
sugestões de próximos produtos, e irá aos finalmente exibindo o de vender em
2013 em nacionais e importados – exceto Lamborghini e Rolls Royce, por abrasão
entre importador e organizadores pelo preço da locação do m2.
Dentre muitos, cinco novidades maiores e um
sinal forte dirão presença: Ford Fusion com motor turbo; Chevrolet Onix;
Renault Clio; Peugeot 208, VW UP!, e a curiosidade do Haima, sempre prometido e
nunca vendido utilitário esportivo chinês. O sinal virá por veículo Conceito
pela Nissan.
Matéria
Coisas palpáveis, disponíveis pós Salão, o novo
Ford Fusion, mostrado aos jornalistas da terra em fugaz apresentação em Los
Angeles, Califórnia. É boa evolução do equilibrado sedã, bem aperfeiçoado na
carroceria marcada por perfil atualizado, mescla de Mercedes+BMW+Hyundai+Kia,
grade frontal lembrando refinados esportivos ingleses Aston-Martin. Inicia no
Brasil o atual caminho Ford – a minimização dos motores, baixando a cilindrada
para 2.0, com turbo e dele conseguindo 240 cv de potência com menores consumo e
emissões. A versão superior, Titanium, tração nas quatro rodas, inicia e chega
a R$ 113.000. Depois, motor 2.5 Duratec do Ranger, 175 cv e tração frontal.
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Novo Ford Fusion
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Chevrolet Onix é a novidade da GM. Estilo da GM no
Brasil, liderado pelo mexicano Carlos Barba, desenho agressivo, sugerindo
movimento e mescla entre traços italianados e novos coreanos. É a política da
GM no Mercosul: carroceria nova sobre base antiga. No caso, a do decano Corsa.
A empresa não informou se manteve a base do modelo ’94, com suspensão simples,
como utiliza para o Ágile, ou se porta o sub agregado da suspensão frontal do
Corsa ’95. Será feito em Gravataí, RS, e deve dar fim ao Prisma.
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Chevrolet Onix – outro sobre o Corsa
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Os extremos. A Renault terá novidades argentinas e
nas pontas. Na superior, como a Coluna
informou, versão GT do Fluence, portando turbo compressor no motor Nissan 2.0,
16V, produzindo 180 cv. Será o mais caro
da linha.
180 graus, o Clio chamado internamente Phase 6,
carro da 2ª. geração, no mercado há 14 anos. Como também aqui antecipado,
frustra os que esperavam o lançamento da 4ª. geração. É o Clio Campus com
alteração frontal, com tentativa de enlaçar os traços que marcam a família,
enfatizando o lozango de seu logo. Decoração por faixas e adesivos, e motor 1.0
recalibrado para melhor torque em rotações inferiores. Mesmo trabalho de
racionalidade feito no 1.6.
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Clio, versão Mercosul
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Sucessor do 206 de vida esticada como 207, o novo
208 será sucessor, sem os constrangedores remendos da série anterior. Diz a
Peugeot, conviverá com uma versão de menor preço do 207, carro de entrada da marca.
Lançamento e vendas em março, pós-Carnaval.
Motorização 1.4 e 1.6.
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Peugeot 208, muda tudo
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Forma de atrair atenções à sua marca que intenta
crescer em 2013, a Nissan desenvolveu carro conceito, para exibir sua
sensibilidade em entender o Brasil. O colorido da carroceria exibe o choque dos
japoneses do design, incluindo Shiro
Nakamura, diretor da área, autor do Nissan GT 370, com a ditadura do Preto ou
Prata num país tão colorido. O conceito foi desenvolvido na Califórnia,
incluindo designers brasileiros,
construído no Brasil. Nossos técnicos devem ser de pouca idade: a base dos
espelhos é o conceito utilizado nos picape Ford F1000 fim da década de ’80.
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Conceito Nissan, tipo atração e
efeito-demonstração
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Novidade maior, o anúncio formal de produção do UP!
pela Volkswagen, no Brasil assunto sempre tangenciado. Será o carro de base,
espécie de primeiro passo para o re-início da empresa, e conterá novidade
tecnológica para abrir novo caminho no Brasil: a produção de motores 4 tempos
com 3 cilindros para pequenas cilindradas – inicial 1.0, para adequar-se à
nossa legislação tributária.
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VW UP! A VW Brasil recomeça – com motor
de 3 cilindros
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Marca chinesa, a Haima, representada pela
Districar, mesma para Changan e SsangYang, diz ter novidade durante o ano. No
Salão mostrará o 7, utilitário esportivo, motor 2.0 com, diz a assessoria, 110
cv. Correto o número, será projeto muito antigo, descredenciando o produto. É o
terceiro anúncio de vendas. A Districar promete construir o Haima no Espírito
Santo. Promessa para Santo parece coisa coerente – mas até agora não cumpriu.
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Roda-a-Roda
Caminho - Diz a acreditada Automotive News Europe, a Volkswagen terá, em 2015, sub marca para
produtos mais baratos, iniciais aos novos consumidores dos BRICS. Exemplifica,
repetirá a Renault e a marca Dacia para carros baratos.
Trilha – Via conhecida: nada de investir. Uso de
plataformas e motores antigos, uma casca bonitinha e espartana em conteúdo,
segurança no mínimo legal. Acredita-se, a VW se inspire no mercado nacional, em
Renaults Clio, Ford Ka, Peugeot 207, família Corsa – Celta, Agile, etcccc.
Começo – A Porsche fez carro conceito, mesclando o sedã
Panamera com station wagon, Break,
camioneta, chamando-o Sport Turismo. Híbrido, motores a gasolina V6 3.0 turbo,
333 cv e elétrico, 95 cv. Com certeza aparecerá a gasolina e diesel e, após,
gaso-elétrico.
Acordo – Ford e GM unidas no fazer transmissões
mecânicas, no revolucionário sistema com duas embreagens, e uso como se fosse
automática. A Ford fa-las-á com 10 velocidades para automóveis, utilitários
esportivos, picapes e esportivos. GM, 9 marchas para carros menores.
Verdade – No mercado em 2015. Nenhuma simpatia
pessoal, mas negócios, economia, e planejamento para enfrentar concorrentes,
como a Chrysler (Fiat) com caixa de 9V próximo ano.
Outro – Previsível, a Peugeot aplicou o bom conjunto de motor turbinado
e câmbio automático sequencial de 6 velocidades ao 308, criando a versão Feline THP. Ainda, rodas leves de aro 17”, retrovisores
externos em grafite, e sistema de navegação em tela de 7”. Vendas, novembro, branco, alumínio e vermelho.
Começo – A Hyundai informa, custos de revisão até
60 mil km do seu pioneiro modelo HB 20, serão R$1.624,96 para versões 1.0 e R$
1.756,37 para 1.6. Anote. Em preços há grande independência entre fabricantes e
revendedores.
Mercado – Medida dos mercados de S Paulo e Belo Horizonte, o Feirão Auto Show diz, vendas de carros usados subiram 40%
entre junho e setembro. Cada O km vendido corresponde negócio com 2,6 usados.
Razão – Razão curiosa, a expansão com financiamento por
entidades lá presentes, ocorre porque as concessionárias fazem sub avaliação
dos veículos dos interessados em adquirir carros novos, e os donos vão ao Feirão vende-los.
Brasil
– Cargueiro fura pneu no Aeroporto de Viracopos, SP, e fica 45 horas na pista
impedindo pousos e decolagens. Não é treino para a Copa, mas preparação para o
nada, no pais de discurso, mídia, e ausência de providências.
Negócio
– Crise européia, custos e o imbatível baixinho voador, o Sebastien Loeb, multi
campeão e piloto da Citröen, a Ford somou e saiu da temporada de rallies. Fez nome, experiência e
aperfeiçoou tecnologia: o primeiro Focus e seu primoroso projeto de suspensão,
direção e freios vieram de lá.
Proteção
– Não está nos carros como prevenção, mas pode ser
acessório: é o sistema automático que liga as luzes, tornando-os visíveis
durante o dia. Coisa simples, resultados excepcionais. Reduziu acidentes em 28%
no Canadá, 11% na Suécia. Fábrica de acessórios, a Dalgas disponibiliza para
Mitsubishis.
Antigos
– Colocaram fogo no galpão da Fazenda Esperança onde estavam os carros do Museu
Paulista de Antiguidades Mecânicas, doados e ora na Prefeitura de Caçapava, SP.
Que
coisa ... – A Fazenda será loteada e os prédios centenários seriam restaurados
para se transformar em espaço público, re instalando o Museu. Será que a Prefeitura irá refazer o galpão
em estilo inglês, ou simplificar o projeto do Museu, passando uma moto
niveladora sobre os restos ?
Gente
– Dan Akerson, 64, engenheiro com pós em
economia, CEO e Chairman da GM mundial, o número 1, visita. OOOO No Salão,
apresentar o Onix. OOOO Concede conhecer
a mais rentável de suas filiais. OOOO Carlos
Ghosn, 50 e picos, brasileiro, presidente da Aliança Renault-Nissan, prêmio.
OOOO “Presidente de Grupo” Eurostar 2012, (parece
modelo de caminhão) mas é láurea da
Automotive News Europe. OOOO
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