Enfim,
começa um projeto industrial para os veículos.
Baixando o Decreto
7819 aos 3 de outubro – DOU de 04.10 -, o governo federal iniciou regrar
impostos e importação de veículos. Na prática significa que produzir no Brasil,
criar operações industriais, aplicar-se em pesquisa de produto, peças,
sistemas, como obriga a adesão ao pomposamente denominado “Programa de Incentivo
à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos
Automotores”, o “Inovar-Auto”, escapar ao peso dos 30 pontos percentuais sobre
o IPI, ganhar crédito prêmio e reduções no IPI.
As
normas a ser regulamentadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e
Comércio Exterior, obrigarão às montadoras instaladas, em novos produtos, novas
montadoras ou importadores, fazê-los mais econômicos e menos poluentes. Num
pico de otimização até quase 24% em 2017 gerará redução de 2% no pagamento do
IPI do veículo. E impõe lenta adesão ao Programa de Etiquetagem do mesmo
Ministério – 36% em 2013 a 100% em 2017.
O
compromisso exige, ainda, investir em pesquisa e tecnologia, por si só, entidades,
universidades, inventores, aplicando o pequeno percentual de 0,15% em 2013 e
2014, e meio ponto percentual em 2015/6/7. Na soma significa ampliar no Brasil
a inteligência no processo de melhorar ou projetar veículos, implementando laboratórios
que algumas marcas, como Fiat, Ford, GM, PSA, Mercedes e Renault mantém no
país. Quem desinteressado, pode recolher os valores ao Fundo Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Tecnologia.
Importados
Para lembrar,
o carimbo oficial para criar a barreira adicional de 30 pontos percentuais
sobre o elevado IPI foi deter as importações. Razões verdadeiras não são claras.
A lógica, entretanto, mostra proteção exacerbada aos produtos nacionais, um andar
adicional ao muro de 35% aplicado aos estrangeiros. O Imposto de Importação
neste percentual era simplória barreira protecionista, protetora da
incompetência e da falta de competitividade locais, isolando o Brasil com
veículos superados.
Nova
montadora com programa de investimentos e de industrialização aprovado, poderá
importar quantidade igual à metade do comprometido a produzir, sem pagar a
barreira dos 30 pontos adicionais. A adesão pode se dar posteriormente, mas
seguindo a regra de dois anos anteriores. É o caso da Chery e da JAC que avisaram
re engatar o projeto de implantação.
Importados
por empresa sem projeto industrial, esta deve aplicar localmente os percentuais
de pesquisa e desenvolvimento, e submete-los ao programa de controle de consumo
e emissões. Força a BMW, a Jaguar/Land Rover, a Kia, a Mercedes, a
reavaliar o futuro do mercado nacional e decidir se irão aderir em busca de
conseguir preço menor e fazer presença num dos poucos mercados em expansão no
mundo.
Critério
A nova
legislação supera o projeto inicial, agregando exigências para economia e
emissões. E aplicou no Brasil o conceito de nacionalidade prevalente no
Mercosul, de considerar apto a exportações no bloco, veículos formados por 60%
de compras regionais. Não há nacionalização restrita ao território físico do
país, mas do bloco econômico. Peças ou serviços comprados no âmbito do Mercosul
formam o conceito, no caso elevado a 65%. Facilitou a mensuração exumando um
conceito criado para regrar a atividade industrial na Zona Franca de Manaus, o
Processo Produtivo Básico, flexível, maleável.
A
operação listou processos industriais, e a classificação far-se-á pelo seguir
maior ou menor número de degraus. Na prática separará o que é fábrica de
veículos, e as maquiadoras de processo.
O
Inova-Brasil também se estende às autopeças.
Nem
tudo está errado ou raquítico. Finalmente descobriu-se, o país só tinha
legislação tópica, sem entrar no problema do fabricar veículos e o que isto
pode representar. Incentiva nosso bom nível de engenharia, e acaba com a insegurança
jurídica que causa arrepios com seus remendos. Como disse Marcos de Oliveira,
ex presidente da Ford, ouvido pela Coluna:
“ – Tinha que começar de alguma forma.
Exigirá muitos passos posteriores. Mas começou.”
--------------------------------------------------------------------------------
Autoclásica 2012. Nem bala deteve Stutz ser o melhor
Quase
1.000 veículos antigos entre 30 e mais de 100 anos de produção, automóveis de
passeio, carros de corrida, utilitários, motocicletas, ônibus, lanchas;
portentosa feira de peças, a 12a.
Autoclásica é a mais variada e rica exposição de automóveis antigos na
América Latina. Sem comparação com os eventos nacionais pela quantidade,
qualidade, variedade de veículos, tudo costurado pelo fio da história exibindo verdade
histórica e suas consequências sociais, da Argentina rica em bom período na
linha do tempo dos veículos lá expostos. Tinha meios, elegância, educação,
cultura. Na prática, a escolha de veículos refinados, sua manutenção, a
construção para as corridas e, principal, sua guarda e, acredite, resgate ao
exterior das unidades antes em solo e na história argentina e foram exportados.
O
colecionismo argentino segue a cultura européia de antigomobilismo: coleção de
poucas unidades, formação de grupos, uso do veículo como desfrute e capacidade
de divulgação do colecionismo. Num comparativo, com mercado de automóveis novos
em torno de 1/5 do brasileiro, participa ativamente dos calendários externos:
neste ano dupla e automóvel argentinos venceram a Mille Miglia Storica na Itália, e um colecionador foi 3o.
no Pebble Beach Concours
d’Elegance. Num comparativo, na Mille
Miglia apenas uma dupla brasileira participou – apesar da láurea de
convidada para conduzir na equipe da fábrica Mercedes-Benz. Pebble Beach ? só visitantes.
Best
of Show
Não podia ser outro: tinha relevo como veículo,
história como unidade, e ar pebblebeach iano
na restauração, agregando o máximo de acessórios de época.
Pinçado entre 600 automóveis, o norte-americano Stutz, de mecânica refinada, acima da média
durante seu período de vida – 1911 a 1935 -, de carros diferenciados pelo
chassi baixo, a superior dirigibilidade, freios ótimos. O vencedor, em
carroceria Roadster Le Baron, de 1929, é impecável, sem intervenções, e
história de ter pertencido a Luis Angel Firpo, famoso boxeador que, ao
aposentar-se, representou a marca. Vendeu-o a político da cidade de Máximo Paz,
mas o endereço não cooperou: o dono foi assassinado a tiros ao conduzi-lo. Os
dois proprietários seguintes, uma professora e um jornalista, respeitaram a
característica diferenciativa, preservando os três buracos feitos pelas balas
logo abaixo da cintura no lado esquerdo. O jornalista Miguel Angel Lastra, de
Mar del Plata, numa dificuldade, vendeu-o a amigo e atual proprietário, o
colecionador Juan Alberto Molinari. Este mandou tapar os buracos – e a história
– aplicando acessórios, pintura refulgente, cromados faiscantes. Um trato de
Pebble Beach.
Os
outros Best of Show foram Delage D8S de 1937 e Aston Martin
DB4 GT.
Mais
O
evento, com bom patrocínio de montadoras como a Renault e Mercedes-Benz, operadora
de celular, bebidas, seguros, explorou temas e exposições internas, com
estandes de clubes, motos HRD Vincent, Puma; homenageou os 110 anos da norte
americana Cadillac, com rica amostragem incluindo exemplar de 1906 e
conversível da Presidencia de la Nación
– o governo argentino, com todas as crises e mudanças, mantém pequena coleção
dos carros mais representativos usados pelos presidentes. Outra homenagem, aos
80 anos do motor V8 Ford e, principal, aos 90 anos e 65 da vitória de José
Froilán Gonzales, em Ferrari – foi o primeiro piloto com esta marca. Pepe é o único sul americano vencedor das
24 Horas de Le Mans.
Referência
à Carrozzeria Touring, com exemplar do raro espanhol Pegaso e um Maserati 350. Na
ampla relação de automóveis de nossa pouca intimidade, marcas como Senechal,
Wanderer, carreteras Chevrolet dos
anos 30, autênticas, empregadas nas corridas caracterizadoras do sul do
continente. Um destaque para um vencedor de rallies,
o Lancia Stratus.
O
evento se expande em direção às motos. Neste ano 1/3 do total de veículos
expostos, e veículos antigos agora construídos com arte – um Bentley
surpreendia -, modelos reduzidos para crianças, motores antigos em sinfonia operacional
à abertura do evento.
Dois
registros necessários em meio a ampla relação de premiados, um troféu para o
Institec Justicialista, projeto e construção argentinos, esportivo, carroceria
em fibra de vidro, rodas em liga leve, e motor V8 - quatro V2 unidos - em alumínio,
refrigerado por ar. Pela Revolução de lá, não se viabilizou.
Outro
nos diz respeito: um brasileiro Bianco – não premiado como produto nacional mas
troféu oferecido por uma revista.
Poucos
expositores estrangeiros. Razões desconhecidas a Autoclásica não se divulga durante o ano, nem combina com a
administração de Buenos Aires alavancá-lo como atração turística, buscar
visitantes e expositores de outros países.
Personagem
constante, a chuva. A desde o dilúvio de 2009 a organização mudou o evento,
locando-o nas laterais das vias pavimentadas, exceto para a feira de peças, com
piso de terra – ou lama, no caso.
Registro
importante, a premiação seguiu as normas da federação internacional para o
setor, a FIVA, o que padroniza e alinha o evento argentino aos demais
supervisionados pela entidade, mundo afora. No Brasil a federação brasileira da
especialidade não adota tais regras e a consequência nos dá antigomobilismo
ilhado, independente do restante do mundo civilizado.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O STUTZ GANHADOR DO BEST OF SHOW
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Classe
B. Mercedes muda tudo para recomeçar
Quem olha, entende. O novo
Mercedes Classe B, já à venda, mudou tudo. Aliás, diz sua diretoria, nunca um
Mercedes mudou tanto.
É resultado das
novas exigências de clientes e legais: abrir o leque de produto, captar novos usuários,
para iniciar o consumo e exercitar fidelidade dentro dos carros da marca,
realizar vendas, reduzir consumo e emissões. Nesta política o B é o primeiro a
ser lançado, seguido do novo Classe A.
Mudou tudo:
carroceria mais baixa e larga, maior distância entre eixos, transmissão
automatizada com sete marchas, e motor. Este, novo, apto a funcionar
longitudinalmente – aviso que em vida longa irá mover algum Classe C ou algum
Renault, sua associada - voltou a deslocar 1.600 cm3, quatro cilindros,
cabeçote com 16V, na positiva agenda mundial de otimizar o funcionamento,
colocando turbo, injeção direta de gasolina. Faz 153 cv.
Espaço interno
melhorado, mecânica harmonizada, aerodinâmica refinada – Cx de 0,26 - o
resultado dinâmico surpreende, pelo formato familiar, e o acelerar da
imobilidade aos 100 km/h em 8,4s, com velocidade final de 220 km/h.
Duas versões B 200
Turbo e B 200 Turbo Sport. O numeral nada tem a ver com a cilindrada, agora
1.600 cm3. Inspiração norte-americana, o comando de marchas saiu do soalho subiu
às proximidades do volante.
Nem tão família, há
charmes mecânicos. Rodas em liga leve, aro 18 polegadas, exibe grandes pinças
de freio em cinza prata, e discos perfurados.
Em segurança,
programa de estabilidade, ajuste automático dos faróis e, conforto maior aos
motoristas atuais, descompromissados com automóveis, o sistema de estacionamento
automático.
B 200 Turbo a R$
115.900 e B 200 Turbo Sport R$ 119.000
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Mercedes B 200. Aumentar vendas da marca
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Roda-a-Roda
Problema – A Via Itália, importadora de
Ferrari, Maserati, Lamborghini e Rolls-Royce, não irá ao Salão do Automóvel,
desacertada com os preços de locação.
Solução - Mas a Fiat, dona de Ferrari
e Maserati, pela ausência do representante, ajeitou criar atrações em seu
estande, com Ferrari
458 Spyder, 570 cv, e Maserati GranCabrio Sport, 450 cv. Não gostou da
ausência.
Legal – Cumprindo compromisso com o
governo federal, manter operação e empregados na pequena e cearense Troller, a
Ford exibe a linha 2013 do jipe T4. Novidade, motor MWM 3.2, 4 cilindros,
turbo, 165 cv e 38 mkgf de torque.
Mais – Mudou também o foco
comercial, com vendas por encomendas prévias, a Ford fará anúncios. Preço em R$
94.490.
Porque ? – Se a Troller é da Ford,
trocando os MWM de seu picape Ranger por motor próprio, mesma cilindrada e mais
forte, porque o Troller utiliza solitariamente o MWM ?
Equipamento – Seguindo
regra legal, a Fiat agregou almofadas de ar duplas e freios com ABS e EBD ao
Novo Uno Economy, Way e picape Strada CD.
Taxi – Rastreador
brasileiro dá precisão à chamada de taxis. Aparelho permite à operadora saber
exatamente onde está o taxi mais próximo da chamada, abreviando e dando
previsão exata de chegada. Tecnologia nacional, Chipsat.
Melhor – Caminha
para a final, em S Paulo, 25 a 27 de outubro, o certame “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”. Bom projeto da Scania, usa-o
para divulgar e espraiar técnicas. Segundo a montadora um bom motorista é capaz
de economizar 10% em combustível.
Esforço – Faz
parte de arrancada comum para melhorar a qualificação dos motoristas no Brasil,
e o país, acredite, tem enorme déficit no setor.
Atração – O Grupo
Petrópolis, fabricante do energético TNT, um dos patrocinadores desta equipe de
Fórmula 1 adquiriu réplica do Ferrari 2003. Vai utilizá-la para atrair atenções
em shoppings e
no Salão do Automóvel.
Renovação – A GOL Linhas Aéreas assinou
ordem de compra para 60 unidades 737 Max à Boeing. Busca manter frota jovem,
iniciando trocar a atual. Entregas a partir de 2018.
Mais – Podia dar outra ordem:
atender para funcionar. É pouco o êxito no atendimento telefônico, e pela
internet o sítio sai do ar em meio às consultas. Exige perseverança.
Mercado – Claro, apesar das finanças
curiosamente vermelhas, a Gol navega em céu azul, com clientela nova: 90% dos
passageiros dos últimos cinco anos. Mas não deve prescindir dos clientes
antigos e dos menos novos, tratando o atendimento com desídia e desinteresse.
Vender passagem não é favor.
Ecologia – A boa
iniciativa da Volkswagen em desenvolver forros de portas e tecidos de bancos à
base de garrafas de PET descartadas, deu prêmio pela Sociedade de Engenheiros
Automobilísticos.
Gente – Marcus
de Oliveira, 50, engenheiro, ex presidente da Ford Brazil, novo desafio.OOOO
Quando pensava cuidar de interesses pessoais, foi atropelado por convite do
Grupo Iochpe para ser Vice Presidente Corporativo. OOOO O grupo tem
atuação mundial e muito a absorver da vivência e experiência internacionais do
ex CEO da Ford. OOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário