terça-feira, 14 de junho de 2011

O NOVO BMW SÉRIE 1: MAIOR E SÓ 4 CILINDROS

Esperadíssimo no próximo Salão de Frankfurt, o novo Série 1 da marca bávara infelizmente cresceu e ficou mais pesado, e ainda por cima, ao menos no início, só vai ser lançado com motores de quatro cilindros. As joias mecânicas, os preciosos seis em linha de Munique, nos serão denegadas.


Uma pena que o legítimo descendente dos 2002, um carro de tamanho e potência ideais para os que amam o asfalto e que fazem com que o dirigir, uma arte e prazer infindáveis, esteja maior...É o codificado como F20, será baseado na mesma plataforma do agora um pouquinho maior Série 3, acrescido consideravelmente sobre o carro que sucede, maior em todas as dimensões menos altura.


 

É bem verdade que muita gente reclamou das mesmas coisas que se falava do 2002 e dos Série 3 de 1992. Se queriam mais espaço interno e para bagagem que comprassem uma camioneta da série 5, que já é um galipão mesmo que seja um dos melhores. Carro tem tamanho certo pra dar prazer, como outra coisa que não vem ao caso aqui... Afinal, isto ainda é um blog familiar…

A nova carroceria foi objeto de uma boa revisão de estilo, graças a Deus sem o traço torturado de Chris Bangle. É uma cara grande incorporando “olhos” alongados vindos dos carros conceito recentes da marca, uma linha de cintura mais marcada, com lanternas traseiras movidas para os extremos da traseira, o que facilita  por ser um hatch mais largo e fácil de usar. E diante das queixas de pobreza no interior, muito espartano no anterior, a coisa está bem mais caprichada.

Debaixo de um nariz que pode abrigar muito bem um seis-em-linhá da marca estão sendo oferecidos inicialmente só motores de quatro cilindros, embora o protótipo do M1 que está em preto na última foto da série tenha entradas de ar para um motor muito mais forte, além das tradicionais variações da marca, como um cupê, um sedã de três volumes e uma camioneta. Mas no início só um hatch de cinco portas.


Todos têm uma gama de motores que começa com um 1,6 litro em duas versões: uma com 136 cv no 116i e outra com 170 cv no 118i. Fala-se no sacrilégio máximo ao oferecerem um TRÊS cilindros de 1.500 cm³, enquanto o topo de linha 128i tem 245 cv e  deve ter uma cara mais leve que o seis cilindros 130 atual. De qualquer forma, uma perda de prazer sensorial e auricular...

Todos os motores são acoplados tanto a uma caixa manual de seis marchas ou uma automática convencional de conversor e OITO marchas da ZF, tudo isso associado a uma montanha de tecnologias para acalmar os verdes, como o stop/start ou o liga e desliga do motor em paradas rápidas e um sistema de freios regenerativos, além de tudo o que se pode imaginar em brinquedos eletrônicos como farol alto e baixo automáticos, alarme de troca de pista, reconhecimento automático de placas de trânsito e câmeras de ré.


O protótipo do novo M1, com o bocão de motor grande
o

Um comentário:

Eugenia Kos disse...

Apesar de todos os "defeitos" que vc descreveu eu ficaria muito feliz com um carrinh desses!