quarta-feira, 1 de junho de 2011

DE CARRO POR AÍ COM O NASSER

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Coluna 2211  01.jun.2011
Preço contido, charme desbordante, o Smart

Dois anos após iniciar vender o Smart, a filial brasileira da Mercedes, que toma conta da distribuição local da marca paralela, comemora: com 3.000 unidades vendidas no período lidera o segmento dos charmosos urbanos de luxo.

Na prática, embora sejam veículos diferentes em tamanho e formulação, e até colocação do motor - o Smart é o único traseiro - e está no mesmo pacote de Fiat 500, Mini, VW New Beetle, PT Chrysler – os dois últimos já extintos. Fazem charme urbano, seus proprietários raramente os levam para a estrada e viajam de avião.

Mas nas cidades e especialmente nos locais de estacionamento menor que a demanda, vagas pequenas, aí vale a sua diferença como menor da turma.



Dirlei Dias, da área de automóveis Mercedes, cuida da operação Smart e definiu três versões para manter a instigação sobre o mercado local. De maior relevo, a MHD, com motor aspirado, gerando 74 cv, sem automatizador do câmbio de 5 marchas, e preço competitivo, menor que alguns nacionais para o mesmo aplicativo. Acima, bem equipado a começar pelo emprego de turbo alimentador no motor, que passa a fornecer 84 cv, transmissão automatizada, GPS, fixador Isofix para cadeirinha de criança. E, acima desta, a Cabrio, conversível.

No Smart, seguindo o atual caminho, menos é mais. Desde o índice reduzido de emissões, o menor dentre automóveis, consumo, tamanho. E preço: o Cabrio não tem capota metálica, mas a ausência custa R$ 7 mil.

Enfim, faz parte. Afinal, no mercado brasileiro não é carro de estudante, como no restante do mundo, mas representante estelar no pequeno nicho dos carros de charme e aplicação urbana.

Quanto custa?


Versão

               R$

MHD

          49.900

Passion

          62.900

Cabrio

          67.900

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Smart. Preço menor, charme íntegro

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Roda-a-Roda
Quem diria – Quando a Chrysler entrou em pânico e os governos dos EUA e do Canadá montaram esforço para salvar empregos, a Fiat se interessou em gerir o fundo do negócio. O mercado achou seria o abraço do afogado, e que ambas naufragariam.
..., 2 – Pois a operação Chrysler sob gerencia Fiat quitou os empréstimos; o primeiro Fiat, o 500 iniciou ser feito no México, vendido no mercado norte-americano; há enorme esforço de comunizar plataformas; e a Fiat assumiu 51% da Chrysler.
..., 3 – Outro produto da junção é o Freemont, o Dodge Journey simplificado em equipamentos, transmissão mecânica e motor de 4 cilindros pela FPT, fábrica Fiat. Dizem, surgirá ao início de julho, custando R$ 70 mil. Parece pouco. Um Doblò custa perto disto.
..., 4 – No rol de surpresas, o belo sedã Porsche Panamera, aparece com motor diesel. Isto mesmo, V6 3.0, turbo, fazendo 250 cv e torque superior a 50 kgmf, ligado a transmissão automática com 8M. Para quem ainda navega em antigos conceitos diesel de barulho, vibração, fumaça, vocação de caminhão e trator, o Panam diesel vai de zero a 100 km/h em 6,8s, crava 242 km/h de final, e anda mais de 15 km com um litro.
Na Alemanha, R$ 190 mil. Aqui, nada – porque não pode ser importado.
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Diesel, em destaque nas portas do Panam

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Caminho – Duas láureas para o Renault Fluence: campeão no guia “Qual comprar 2011”, da revista Autoesporte; e melhor da categoria, superando Honda Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Vectra, Ford Focus Sedã, Fiat Linea e Peugeot 408. Escolha corajosa e verdadeira.
Novidade – Anúncios com testemunhos sempre andam na corda bamba da credibilidade. A Ford resolveu inovar, aproveitando sua experiência de liderar mídias sociais. Sorteou quatro seguidores e promoveu visita às fábricas, distribuidor, andar em todos os carros da marca. E fez filmes numa campanha chamada Connect. Autêntico e divertido.
Desculpas – Sem aviso, à venda versão V6 tração simples do Ford Fusion: R$ 94.360.
Recorde – A Ford comemorou 10 anos da operação caminhões dentro da fábrica Willys, pioneira em São Bernardo do Campo, SP, onde faz Ka e Courier, e o início da produção dos caminhões Cargo.
Negócio - O fazer caminhões e acordos com empregados aumentaram a força de trabalho e esta, a produtividade: em dez anos de 13,9 para 22 caminhões/h, recorde setorial.
Prêmio – Faróis empregados nos Mercedes CLS deram prêmio à Automotive Lighting da Magneti Marelli como fornecedor criativo e competente.
Brinquedo – Tecnologia de gente grande, o picape radiocontrole Garagem AS Rally Racer. Desenho inspirado em picape e cumpre oito ordens diferentes de voz para acender e apagar faróis, lanterna direita e esquerda, ligar motor, acionar turbo e diminuir potência. Custa R$ 189,99.
Antigos – Encontros de veículos antigos crescem em importância. Atrás do mítico Pebble Beach Concours d´Elegance, fantástica semana de eventos em Carmel, CA, USA, muitos outros tem surgido. Na Itália, o Villa d´Este, charmoso hotel no lago de Como, próximo à casa do ator George Clooney e da Suíça ..., promove o Villa D´Este Concorso d`Eleganza.
Superioridade – Patrocínio da BMW, no usual os carros de outras marcas são escolhidos os melhores. Nesta edição, leilão com preços recordistas por metro quadrado de automóvel, dentre os 50 presentes, muitos exemplar único. Dos três prêmios principais, razzia italiana: Alfa 33 Stradale, de 1968 levou o Troféu BMW; Alfa 2500SS, de 1941, ficou com Copa D´Oro, e o inglês Aston Martin V-12, desenho italiano Zagato, o 3º.
Triste – No leilão, um protótipo Bertone. Após a morte de Nuccio, perda de negócios, dona Lili e as filhas se desentendem, situação ruim, vendem o arquivo vivo.
Ecologia – Quer gastar e poluir menos ? Fique de olho na sonda Lambda. Um tubinho simplório, quase barato, responsável por analisar a quantidade de oxigênio nos gases expelidos pelo motor. Para fazer durar, consumir menos combustível e reduzir a emissão poluente, procedimentos simples: manutenção atenciosa na troca de filtros, velas e cabos.
Gente – Carlos Tavares, 52, engenheiro, português, promovido. OOOO Será o COO – mandão geral – da Nissan. OOOO Era o encarregado das Américas e assume o cargo por pressão do governo francês, maior acionista, querendo melhores resultados na marca japonesa. OOOO Sucede Patrick Pelata, executivo que armou escândalo mundial em inexistente espionagem sobre carros elétricos. OOOO Consequência direta no Brasil, seu antigo segundo, Colin Dodge, será o primeiro para os mercados americanos. OOOO Tavares é do ramo e seu hobby é correr de automóvel. OOOO Dizem os críticos, nomeação vantajosa: ele e Carlos Ghosn, o brasileiro n°. 1 das duas marcas, poderão conversar livremente, e sem risco que outras pessoas entendam, em linguagem quase secreta, o português ... OOOO

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