segunda-feira, 4 de abril de 2011

SAIBA COMO "LER" OS PNEUS DO SEU CARRO



Entenda o que significam todas aquelas letras e números inscritos nas bandas laterais.

Prova disso são as inscrições em alto relevo vistas nas paredes laterais. Essas combinações de letras e números funcionam como o "DNA" do pneu. Elas indicam, por exemplo, as dimensões, o tipo de construção, as características de desempenho e até a data de fabricação daquele componente.

Para entender melhor como essas informações estão expressas ali, vamos tomar como exemplo o pneu Bridgestone B250 Ecopia 165/70 R13 79T:

Bridgestone - nome do fabricante
B250 - denominação comercial do produto
Ecopia - identificação de baixa resistência à rolagem
165 - largura da banda de rodagem em milímetros
70 - altura da parede lateral (70% da medida da banda de rodagem)
R - tipo de construção "Radial"
13 - diâmetro do aro em polegadas
79 - índice de capacidade de carga (437 kg)
T - índice de velocidade máxima (190 km/h)
1311 - data de fabricação (Ex.: 13ª semana de 2011)

Compreendendo o significado de cada uma dessas informações, é possível entender a razão de cada tipo de pneu ser especificado para determinado modelo ou versão de automóvel e a importância de não ser substituído por outro de características diferentes. Além disso, fica mais fácil para o motorista ou proprietário encontrar o pneu ideal para o seu veículo, mesmo que aquela versão de componente tenha sua produção encerrada ou se opte por outra fabricante.
 
Para a maioria das pessoas, independentemente do tipo ou modelo do automóvel, pneus são todos iguais. Entretanto, há mais tecnologia embutida naqueles quatro (ou cinco) componentes do carro do que podemos imaginar. E é justamente a tecnologia aplicada a cada tipo de uso dos pneus que os tornam diferentes entre si.

Nenhum comentário: