segunda-feira, 7 de março de 2011

RAILCARS, OS CARROS DE FERROVIA

Chevrolet 1951 Station Wagon
Estes automóveis foram em maior ou menor grau modificados para uso em trilhos, normalmente para transportar os figuróes da ferrovia ou inspecionar o estado de conservação das linhas.

São, a grosso modo, de dois tipos: os que só rodam em trilhos e os mais modernos, que se movem com seus próprios pneus sobre os trilhos e têm rodas de aço retráteis. Os que não andavam na rua às vezes como o Buick 1940, mantinham o volante para, ao girar, ativar os freios a ar, que também acionava a buzina de trem.

De todos os tipos imagináveis, são uma curiosidade mecânica interessante para o Carnaval...

Packard Clipper 1946


Austin Mini

BMW Isetta
Pontiac Wagon 1955
Willys Jeep FC-150
GAZ  12 Zim russo
Pobieda russo
Chevrolet Bel Air 1955
Buick Roadmaster 1940
Buick Roadmaster 1938
Chrysler New Yorker 1952
Kombi do começo dos nos 50
Provavelmente um Packard dos anos 30

Uma carroceria especial em cima de uma picape Chevrolet


Ônibus italiano Alfa Romeo com rods retráteis

Ônibus americano GMC
Dodge Wagon das Nações Unidas
Ford F-350 de inspeção eletrônica

3 comentários:

Zé Rodrigo disse...

De nada.

Anônimo disse...

Mahar,

Uma interessante matéria, bem ilustrada. Grato pela oportunidade de conhecer o assunto.

Gilberto Rufino
Celeiro do Carro Antigo

Roberto Costa disse...

Aqui no Ceará foi montado um ônibus escolar que, segundo os responsáveis, apenas a bitola havia sido reduzida. O Metrô de São Paulo tem um caminhão Chevrolet a gasolina adaptado para manutenção de linhas.