terça-feira, 15 de março de 2011

O CHEVROLET AUSTRALIANO


Este é um Holden 48-215 FX de 1948. Foi um projeto da Chevrolet durante a  a Segunda Guerra Mundial, fazer um carro menor para o day after, que não vingou por ser o mercado americano esfomeado por metal pesado e ter ficado feliz com os modelos normais de 1942 reestilizados.


Assim o Chevrola foi para a Austrália, bem como o Ford ideado na mesma linha foi para a França ser o Ford Vedette, história que já contamos aqui no post de SIMCA.

O motor era um mini-Stovebolt Six de origem Opel e 2,2 litros. Foi o real começo da indústria australiana e bisavô de nosso maravilhoso Omega Canguru. Mostramos aqui algumas versões, inclusive o EFFIJY, um conceito em cima e uma mecânica e  chassi de Corvette, lindo de viver.
 
 
Uma das varações mais comuns do Holden é uma picape chamada UTE, ou Utility, muito comum na Austrália. Teve até variações em cima dos Chevrolet Fde1948 a 1953 fabricados por lá com volante à direita. Aqui se pode ver a identidade de linhas entre o Chevy 1948 e o Holden, bem menor.
 


Até hoje o UTE é comum, tanto que existe uma variação do nosso Omega com feixe de molas atrás e motores V6 e V8 de 400 cv, um Camaro de carga com uma mala enorme...
 


Este é o segundo modelo do Holden, o FE, uma réplica em escala  do Chevy 1955, sempre com motores pequenos Opel.

Nenhum comentário: