quarta-feira, 23 de março de 2011

NOVOI FORD CARGO 2012

Com  uma cabine mais moderna, a Ford apresentou hoje um novo caminhão Cargo para 2012. A nova cabine, a grande real novidade,  é derivada da fabricada na Turquia e tem vários avanços em termos de ergonomia. Além de um painel envolvente no interior, talvez o mais importante deles seja a instalação de um leito por trás dos bancos muito bem elaborados, principalmente para o motorista, com múltiplas regulagens de altura, ângulo e distância.

Este é um conceito que se espraia por todo o caminhão, tal como o volante regulável em altura e distância por meios pneumáticos, bem como o comando de câmbio por cabos e não varetas e os freios com ABS. E existe também como opcionais o ar-condicionado e o trio elétrico, e além disso a ventilação bem mais eficiente e um baixo nível de ruído interno, desconhecido em caminhões.

Tudo isso torna o novo Cargo um veículo mais amigável para quem dirige longas horas e precisa espantar o cansaço dos quilômetros sem fim.

A parte mecânica tem também inovações relevantes, como um câmbio totalmente sincronizado - que elimina a grande arte de cambiar uma caixa seca - mas ainda não dispõe de atuação automatizada, ao menos por enquanto. A Ford afirma que o seu setor de mercado, de médio pesados, não requer este refinamento, embora seja feita grande ênfase na diminuição de consumo por meio de mais marchas e adequação das relações de câmbio, assim permitindo comandar o veiculo em faixas de rotação mais adequadas.

Isso um câmbio automatizado faria sozinho e sem cansar o motorista com o pedal da embreagem. As verificações  diárias de nível de óleo e água são facilitadas por acesso na grade dianteira, e para serviços mais complicados a cabine rebate até 60 graus, dando um perfeito acesso aos órgãos mecânicos. O motor é praticamente o mesmo Cummins de quatro e seis cilindros, com ligeiras otimizações no sentido de gastar um pouco menos e esperar o Proconve 5, o próximo limite de emissóes que vai requerer mudanças mais profundas na motorização. De resto agora existe a versão para bitrens com tração dupla ou 6x4, obrigatória por resolução do Contran.
Em suma, um veiculo de carga modernno e de custo contido, nivelado nos valores identicos ao de seu traficionmal rival e lider de mercado, o caminhão VW.







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