Alta Roda nº 875 — Fernando Calmon — 9/2/16
DUAS
TAÇAS MUNDIAIS
Está bastante difícil este começo de ano
para a indústria de
veículos. E vai piorar no primeiro trimestre porque em
igual período de 2015 ainda havia em estoque unidades produzidas em 2014 com
IPI reduzido. Produção, porém, apresentou o pior janeiro desde 2003 e isso tem
impacto direto nos empregos do setor (14,7 demissões no ano passado e mais que
o dobro disso na área de autopeças). Todavia a grande desvalorização do real
frente ao dólar abre uma janela de oportunidade para exportações.
Reconquista de espaço perdido por veículos
brasileiros no exterior será desafiante. Em primeiro lugar porque passamos de 35%
de participação de exportações na produção, em 2005 para apenas 17%, em 2015. A
queda brutal de 35% nas vendas internas de 2013 a 2015 também impactou na escala
e nos custos de produção. Ociosidade se aproxima de 60% da capacidade nominal instalada, quando se sabe que a indústria mundial
só consegue ganhar dinheiro se a ociosidade for inferior a 25%.
A propósito de ganhos e perdas, além de remessas
de lucros para o exterior hoje praticamente zeradas, parece que acabou o ímpeto
de radicais dos tempos de “abaixo o lucro Brasil”. Franklin Roosevelt, histórico
presidente dos EUA, definiu um radical como alguém com os pés bem fincados no
ar. Hoje, em tempos de “prejuízo Brasil” e dólar valorizado, as comparações de
preços de automóveis com os vendidos no exterior quase não têm repercussão,
embora os números sejam públicos.
Índice de inflação IPCA acumulado entre
2004 e 2015 foi de 87%. Carros subiram em média 2,5% pelas tabelas dos
fabricantes e 8% de acordo com preços praticados, segundo a consultoria
Molicar, de São Paulo. Em termos reais ficaram, assim, bem mais baratos. Outra
verdade: modelo mais acessível do mercado, Fiat Palio Fire duas portas, custa
US$ 7.326 (cotação de dezembro último de R$ 3,87 por US$); sem IPI, ICMS e
PIS/Cofins que não são todos os impostos incidentes, preço cai a US$ 5.342. Evidente
que automóveis no exterior incluem bem mais itens de segurança, mas numa escala
de produção muito maior e carga tributária menor por, no mínimo, US$ 12.000 nos
EUA.
Pode-se ainda comparar por outro indexador
em reais um Gol 1995, 1,0 L, 50 cv, sem catalisador, bolsas de ar e freios ABS.
Corrigido pelo índice inflacionário IGP-DI deveria custar hoje R$ 43.500, mas
em dezembro era tabelado a R$ 31.600 com mais cinco itens de série, motor de 76
cv (gasolina) e 98% menos emissão de monóxido de carbono. Este mesmo Gol
custava 107 salários mínimos (SM) há 20 anos e hoje, 40 SM, depois da política
de ganhos reais praticada nos últimos anos sem respaldo do aumento de
produtividade da economia na mesma proporção.
Obviamente essas comparações embutem
distorções cambiais, inflacionárias, tributárias e de poder de compra da
população. No momento são classificadas como deformações numéricas, mas no
passado recente poucos apontavam essas mesmas razões ao criticar os preços
internos.
Com os pés bem fincados no chão e longe de radicalismos,
esta Coluna gostaria de ressaltar que o Brasil conquistou duas novas taças
mundiais. Carro mais tributado (compre dois e leve um...) e barato (ou um dos
mais) em dólares.
RODA VIVA
DOIS lançamentos de peso da Renault este ano sentem a recessão econômica
e podem sofrer atrasos. Versão brasileira do SUV Captur, maior que o Duster do
qual deriva, deve ficar mesmo para início de 2017. Mas o subcompacto Kwid
(evoluído em relação ao indiano anônimo) talvez esteja à venda em novembro ou
dezembro de 2016. Fábrica está engajada ao máximo.
POR outro lado, fornecedores do Jeep (projeto 551), ainda sem nome
escolhido, temiam pelo cronograma mais lento na fábrica de Goiana (PE). Como a
picape Toro atrasou, o mesmo poderia acontecer com este terceiro produto, todos
baseados no Renegade. Agora, já há data do início de produção: julho deste ano
e vendas, três meses depois.
EVOLUÇÕES marcantes no estilo e habitabilidade (5 cm mais largo) ,
destacam-se no Mercedes-Benz GLC, SUV que tem por base o Classe C e sucede o
GLK. Além de até 80 kg mais leve, consumo de gasolina caiu 19% ajudado pelo
câmbio automático de nove marchas e aerodinâmica melhorada (Cx 0,31). Custa
entre R$ 222.900 e 264.900, todos com tração integral.
NOVO BMW X1, tração dianteira ou 4x4, começa a ser montado em Araquari
(SC) já no próximo mês. Motor de 2 litros turboflex não é igual ao do Série 3:
192 cv e 231 cv dependem da versão. Dirigibilidade em asfalto é muito boa, mas em
fora de estrada sem desafios, aconselhável o 4x4. Interior e porta-malas mais
amplos. Preços de R$ 166.950 a 199.950.
CROSSOVER Mercedes-Benz GLE Coupé tem desenho mais equilibrado do que seu adversário
direto, BMW X6, que criou o estranho e bem-sucedido conceito de SUV/cupê. GLE,
porém, leva cinco passageiros e no banco traseiro há espaço maior para cabeça.
Motor V-6/3L/333 cv e câmbio automático de nove marchas. Boa suspensão
pneumática de série. Preços: R$ 415.900 a 425.900.
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