Mais sobre
o Salão de Frankfurt
Das maiores
referências como lançamento de produtos, tendências e modas, mostra alemã
exibiu muitas novidades. Algumas chegarão ao Brasil: novos BMW X1; o segundo
ciclo de vida do sedã Serie 3; revitalização do Ford EcoSport; cara nova do
picape Ranger puxam a fila. Outras, importadas homeopaticamente como o Bentley
Bentayga, SUV com cara esportiva, e Jaguar F, esportivo com habilidades de
utilitário, e o Toyota Prius, o híbrido mais vendido.
Quem mais
Os
primeiros foram listados pela Coluna passada.
Ranger preparou-se
para exibição ante o comprador norte americano – maior consumidor mundial da
especialidade. Chamado Ranger Wildtrack disseram-no o pináculo da linha, com
imbatível combinação de tração nas 4 rodas e liderança em conectividade. Tem
direção com assistência elétrica, stop-start, e promete cortar consumo em 17%.
Nova grade, faróis, e no interior novo painel frontal e bancos esportivos.
Sem
confirmação de ida aos EUA, antecipa o segundo ciclo do produto para o
Mercosul. Ranger é produzido na Argentina.
---------------------------------------------------------------------------
: Novo Ranger
---------------------------------------------------------------------------
Bentayga – está na lista curiosa de denominações inexplicáveis, e por si só combina com o produto: são insólitos. Bentley eram Rolls-Royce com leve dose de esportividade. Quebra da empresa inglesa dividiu-as, e desde então RR é BMW, e Bentley, Volkswagen.
Bentayga – está na lista curiosa de denominações inexplicáveis, e por si só combina com o produto: são insólitos. Bentley eram Rolls-Royce com leve dose de esportividade. Quebra da empresa inglesa dividiu-as, e desde então RR é BMW, e Bentley, Volkswagen.
Segue a desorientação
do mercado, com utilitários esportivos cada vez mais impositivos, performáticos,
volumosos e caros. No Bentayga há facilidade, pois a controladora VW tem partes
para compô-lo, como a plataforma comum a VW Touareg e Audi Q7, e o motor em W,
de 12 cilindros, aplicado em Bentley Continental, VWs Touareg e Phaeton, Audi
A8L, e Lamborghini. Grupo é hoje o maior fabricante de motores com 12
cilindros.
Novo
elegante tem cara de utilitário esportivo, disposição e formulação mecânica
apta a enfrentar dificuldades proporcionais ao glamour, refinamento decorativo,
preço para filtrar compradores. É grande: 5,141m de comprimento, 2m de largura,
1,74m de altura e 2.422 kg. Pneus opcionais com 22”, muito refinamento interno,
couro e madeiras nobres, mantendo o DNA de finor.
Motor W12,
6,0 turbo, injeção direta TSI, 608 cv, torque de caminhão: 900 Nm. Caixa de
câmbio automática, 8 velocidades. 0 a 100 km/h como esportivo sério: 4,1s,
velocidade final de 301 km/h. Suspensão pneumática, independente nas 4 rodas, e
freios para mantê-lo no chão. Muita eletrônica para conforto e som Bentley,
1.950W e 18 auto falantes.
---------------------------------------------------------------------------
Bentayga. SUV, pode ?
Outro a
aparecer em solo brasileiro é o novo Toyota Prius. Híbrido mais vendido no
mundo, agora sobre plataforma TNGA – Toyota New Global Architecture. Permite
ancorar a mecânica em pontos mais baixos, aumentou a resistência torcional, suspensão
frontal por Mc Pherson e traseira com multi braços, centro de gravidade mais
baixo –, indicativo de estrutura para outros produtos. No visual manteve o
padrão triangular, baixando o teto em 20 mm e dando ênfase ao grupo óptico para
ganho aerodinâmico. No pacote, redução de peso nos componentes, e aprimoramento
mecânico entre o motor 1.8 a gasolina e o elétrico diz, grande redução de
consumo. Não é para emoções, mas para ser amigo do meio ambiente. Produção
local? Veja nota abaixo.
----------------------------------------------------------------------------
Novo Toyota Prius
---------------------------------------------------------------------------
Entre o
curioso e o interessante, o mais novo Mini em sua versátil carreira: Clubman
cresceu em tudo: comprimento, largura – e portas, agora 6! Quatro para passageiros,
e a tampa traseira, dividida em duas pequenas portas. Dão acesso à área de
carga – não há 3ª. fila de bancos.
Motor de
três cilindros, 1,5 litro, dois turbos, e apenas 134 cv. Mais ? Versão S, motor
2,0, dois turbos, injeção direta e potência curiosamente baixa, 189 cv e torque
de 20,9 m.kgf.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Mini. Novo desdobramento. Seis portas
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Mercedes
exibiu o conceito IAA, desenvolvido em 10 meses por base digital. Dinamicamente,
a partir de 80 km/h altera ângulo do spoiler frontal e faz uma extensão em toda
a curva do painel traseiro, aumentando a área de contato com o ar e reduzindo a
resistência aerodinâmica. O conceito planta soluções para modelos futuros. No
Salão comentava-se, o interior regerá a próxima geração Classe E.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Pelo Salão
OOOO Presidente
da BMW Harald Kruege, 49, tomou e deu sustos: caiu na entrevista de imprensa.
Pensaram ser barbeiragem da mão de obra árabe no acabamento do piso. OOOO Não
era. O executivo tonteou e caiu. OOOO Excesso de trabalho mais emoção da
primeira aparição publica como CEO. OOOO Afastamento por alguns dias. OOOO Se
fila for medida de sucesso, Giulia Alfa Romeo ganhou disparado: enorme
sequência de jornalistas para acessar o novo veículo, marcando a volta da
marca. OOOO Mostrou versões com bancos estruturados e tampa da mala em fibra de
carbono. OOOO E anúncio comparativo: cumpriu a parte norte do circuito alemão
de Nürburgring em 7,39s – nove menos que BMW M4. OOOO Deu o parâmetro de
preços: E 95 mil – acima do M4 e igual a Mercedes AMG. OOOO Não haverá Alfa
para pobres. OOOO Picape Ranger inicia ser importado para a Europa, mas será
produzido na Argentina até final do ano. Ford não quer deixar o novo Toyota
HiLux abrir maior distância em vendas. Wildtrack será a versão de topo. OOOO Hyundai
criou departamento de desenvolvimento esportivo, para preparar carros para
corridas e desenvolver versões comerciais. Chama-se N, para ser associada a Nürburgring,
velho circuito alemão agora em moda. OOOO Peugeot Citroën terá carro elétrico
com o sócio chinês Dongfeng. OOOO Frankfurt marcou definição na menor das
alemãs: linha Porsche 911 daqui para a frente apenas turbo. OOOO Primeiro SUV
Bentley Bentayga tem destino: presente para a Rainha Elizabeth II – ex usuária
de Range Rover. OOOO
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Sandero RS
mistura hatch com esportividade
Não é
apenas um Sandero com adesivos, como no usual se indicam veículos com pretensa
alma esportiva. Ao contrário, é um bom trabalho de engenharia comercial o criar
versão com rendimento superior para ser referência na marca, e fazê-lo com
preço suportável.
Versão é a
Renault Sandero RS. Grosseiramente pode-se resumi-lo como o hatch Sandero,
líder de vendas da marca, com motor do Duster, dois litros de cilindrada e 150
cv na versão alcoolizada. Entretanto é mais, muito mais. O RS indica ações da
Renault Sport, empresa separada da marca líder francesa para desenvolver carros
esportivos. Já fez verdadeiros canhões sobre rodas, como o mítico e pequeno R5
com motor V6 3.0 traseiro entre eixos.
Pacote
completo de engenharia, com transmissão mecânica de seis velocidades, mudança
nas engrenagens para encurtar segunda e terceira marchas, para melhorar
arrancadas, e reduzir menos quarta, quinta e sexta velocidades, de modos que a
120 km/h gire a 3.000 rpm em sexta. Vai de 0 a 100 km/h em 8s e crava 202 km/h
como velocidade final.
Pacote
mecânico incluiu freios a disco nas 4 rodas, menor distância ao solo, barras
estabilizadores com maior diâmetro e amortecedores mais reativos. Em resumo, o
desenvolvimento de conjunto, usualmente descartado nos carros esportivados com
adesivos.
Custa R$
58.880. Se o interessado pretender rodas com aro 17”e pneus 205x45, deve pagar
mais R$ 1 mil – não aconselho. Os pneus tem visual bonito porém com 9 cm de
altura são incompatíveis com os buracos brasileiros. Externamente, além dos
adesivos ... , novo para choque frontal, luzes em LED para sinalização,
defletores dianteiro e traseiro operacionais. Dentro, novo grafismo para a
instrumentação, uso de vermelho para dar atmosfera esportiva, ar condicionado
digital, regulagem eletrônica para o motor e suspensão. Sintonizada com a
realidade nacional, onde se busca ambiência de Rolls-Royce a preço de Novo Uno,
há uma lâmpada espia indicando momento ideal da troca de marchas – no caso, a
baixos 2.000 rpm -, para favorecer a economia de combustível. Mesma postura com
os bancos. Abas com a finalidade de dar contato e firmar o eixo do motorista
nas curvas, tipo anular o efeito G, mas são macios. Afinal, há cinquenta anos,
quem sentava num banquinho duro e fazia milagres com Berlinette e motor Renault
1.000, era o Bird Clemente. Comprador de hoje é muito menos espartano.
Concorrentes
do Renault Sandero RS, o Fiat Punto T-Jet, mais performático e mais refinado no
interior, a R$ 65.330, ou o Suzuki Swift Sport entre R$ 73 mil e 85 mil.
O RS abre
um caminho no país, o de produtos afinados por mão de obra especializada em
rendimento esportivo.
---------------------------------------------------------------------------
Renault Sandero RS. Melhoria por desenvolvimento geral
-----------------------------------------------------------------------------
Roda-a-Roda
Efeito – Primeiro
resultado da situação econômica do país e do futuro nublado: Toyota freou
projeto de montar o Prius por processo CKD em nas instalações em São Bernardo
do Campo.
Direto –
Citroën lançou campanha objetiva para motivar vendas de seus bons produtos:
comprador leva o carro e mais duas passagens para Nova York. Vale até 31 de
outubro, apela para o insólito, e aproveita a redução de preços praticados
pelas companhias aéreas para instigar viagens aos EUA, hoje em queda por conta
de dólar elevado, temores e tremores quanto ao futuro.
Mais – Acredita
maior demanda pelo C4 Lounge. Para turbinar vendas em setembro, entrada e saldo
sem juros ou a menor percentual. Aposta, plano com entrada de 50% e 48 vezes de
R$ 789,00 terá muito sucesso.
Positivo –
Graças à nova linha do segmento mais vendido, a Classe C, vendas de automóveis
importados Mercedes baterão recorde neste ano, circa 17 mil unidades, superando
2014 em 30%. Em descompensação, as de caminhões, base do faturamento, cairão
40%.
Ocasião – Toyota
marcou lançar novos picapes Hi Lux: início de novembro.
Visão –
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, único no setor a se
manifestar sobre economia projeta, se as demais agências, Fitch e Moody’s, acompanharem
a Standard & Poor’s rebaixando o Brasil a nível de não investimento, nossa
economia só deve se recuperar em 2018.
Coerência –
Finalmente a prefeitura de S Paulo isentou do medieval rodízio imposto aos
contribuintes, os poucos carros elétricos da cidade.
Razão -
Limita circulação em nome das emissões de poluentes e outros apelos ecológicos.
Apenas mascara a ineficiência oficial. Autoriza venda de automóveis para
receber impostos, mas não os aplica em estrutura viária.
Mostra –
Apesar de os 3.000 veículos elétricos na frota brasileira serem percentual
desprezível na frota dos com motores por ciclo Otto e Diesel, e do desinteresse
oficial, há esforço de conscientização a seu uso.
Salão –
Entre 24 e 26 de setembro, no Center Norte, S Paulo, SP, 11º. Salão Latino
Americano dos Veículos Elétricos, reunindo de patinete a ônibus, forma de
discutir a matéria e buscar envolvimento e políticas públicas.
Prática –
Audi declarou-se chocada com o sofrimento dos refugiados na Europa, e acelerou
para ajudá-los. Aplicará E 1 milhão para auxiliá-los nas cidades onde opera, na
Alemanha, Bélgica e Eslováquia. Recursos irão para entidades comprometidas em
solucionar o problema.
Mais uma –
Moto BMW 1000 R, uma roadster, nono produto da marca em em Manaus, AM, baixou
preço: R$ 53.900. 4 cilindros em linha, 160 cv a 11.000 rpm, e bom pacote de
eletrônica veicular.
Ocasião – Triumph
promove vendas: até 30 de setembro série Tiger, a mais vendida da marca, preços
reduzidos em torno de 15%. Speed Triple a R$ 37.990, e Sport R$ 38.990. Toda a
linha com cortes e facilidades. Corre atrás do projeto de vender 4.500 unidades
neste ano, mas até agosto vendera 2.531.
Caminho –
Pedro Piquet, 17, bi campeão em Fórmula 3 Brasil. Estrela ascendente com o DNA
da família. Porfolio é aval: venceu a temporada com duas provas de
antecedência; teve 10 vitórias neste ano, nove seguidas.
História –
Na França Renault fez festa para comemorar os 60 anos de fundação da mítica
Alpine a grande marca esportiva francesa do pós guerra. Juntou veículos,
pilotos, engenheiros, gente com o sangue da pequena marca.
Estória –
No texto perpassa pelo Brasil citando os Willys Interlagos, Alpine A 108 de
base e projeto, mas esqueceu dois pontos importantes: fomos o único mercado
onde os A 108 venciam provas de velocidade – na Europa eram rallyes. E do Bird
Clemente, imbatível vencedor com o modelo, autor de teoria de condução
derrapando com o automóvel. Nem o sempre grande Juan Manual Fangio, então penta
campeão mundial, conseguiu igualá-lo em Interlagos.
Gente – Mary
Barra, engenheira, 53, presidente da corporação GM, Mulher Mais Poderosa do
mundo, Segundo o ranking da revista Fortune. OOOO O enfrentar problemas e
custos com as falhas de ignição dos carros GM, custando muitas vidas e muitos
milhões, auxiliaram definir. OOOO Cledorvino Belini, presidente da FCA América
Latina, premiado. OOOO Jubileu de Ouro da Administração, nos 50 anos da
atividade. OOOO Belini é administrador pela paulistana Mackenzie; pós graduado
em finanças por mestrado na USP; MBA pela Fundação Dom Cabral, em Minas. OOOO E
levou a Fiat a insólita e exclusiva liderança mundial no Continente, líder no
Brasil há 13 anos. OOOO Fosse na Itália seria santificado. OOOO
Nenhum comentário:
Postar um comentário