Alta Roda nº 855 — Fernando Calmon — 22/9/15
1PARA
TODOS OS GOSTOS
Salão do Automóvel de Frankfurt, o maior do
mundo, vai até o próximo dia 27 e muito além de dezenas de modelos inteiramente
novos, repaginados, com nova mecânica, tração elétrica ou híbrida. A começar
pelo tema deste ano: Mobilility Connects (Mobilidade Conecta, em tradução
livre). Modo inteligente de dizer que não há mais como separar as duas coisas.
Há quem goste e outros torçam o nariz, mas
o avanço dos SUVs continua e ainda com mais força. Se não, como explicar uma
marca premium, como a Bentley, lançar o Bentayga? Motor W12, inacreditáveis 92
kgfm de torque, mais de 2,4 toneladas de peso e pela primeira vez, num modelo
desse tipo, velocidade máxima de 301 km/h! Jaguar também aposta nesse veio de
ouro: F-Pace para brigar com Porsche Macan,
BMW X3/X4, Mercedes-Benz GLC, Audi
Q5 e o que mais vier pela frente. Maserati, Lamborghini e Alfa Romeo já
anunciaram que entrarão no carrossel em posições diferentes.
No segmento logo abaixo de SUVs e
crossovers, a VW reformulou o Tiguan (há oito anos sem mudanças de porte) e
partiu para uma carroceria mais baixa, larga e longa para levar até sete
passageiros. Até a nova marca da PSA Peugeot Citroën tinha o DS 4 Crossback, que
chamou de modelo-conceito, porém pronto para o mercado. A Toyota tem o C-HR, de
linhas arrojadas (ainda conceitual) para desafiar a arquirrival Honda e seu
HR-V. BMW reformulou o X1, agora com tração dianteira, a ser produzido em Santa
Catarina em 2016.
Conversíveis representam o nicho do nicho
de qualquer fabricante. Nada impede que Rolls-Royce Dawn e Mercedes-Benz Classe
S apostem que endinheirados pelo mundo vão suspirar por eles. Ford optou por
embutir o estepe do EcoSport, como preferem os europeus. Renault tem agora um sedã
de topo, Talisman, muito mais elegante que o Laguna e o Latitude, mas bater de
frente, entre outros, com o novo Audi A4, 120 kg mais leve e tecnologias de
ponta, é missão ingrata.
Grupo FCA aposta nos extremos. Fiat deu os
primeiros retoques, por fora e por dentro, no bem sucedido subcompacto 500. E,
na outra ponta, Alfa Romeo ressurge das cinzas: Giulia Quadrifoglio, 510 cv, e botão
de partida no aro do volante (como no Ferrari 488 Spider, estreante em
Frankfurt). Faltou ver o modelo na versão “civil” e sua faixa de preço.
Peugeot demonstrou sua ousadia com o
roadster-conceito elétrico Fractal. Só não roubou a cena porque o carro
conceito híbrido Mercedes-Benz IAA, pode mudar aerodinamicamente, variando
largura e comprimento da carroceria, à medida que a velocidade aumenta.
Porsche aproveitou a mostra no seu quintal
para retocar o 911 Carrera e seguir dois passos previsíveis e importantes: agora
só motores turbo (3 L/370 e 420 cv) e caixa automatizada de duas embreagens
(fim do câmbio manual). Instigante, porém, foi o Mission E Concept. Sedã-cupê
de quatro portas, as de trás de abertura reversa, linhas finais ainda por
evoluir. Futuro primeiro Porsche totalmente elétrico, 600 cv, 500 km de
autonomia e de 0 a 200 km/h em menos de 12 s.
Duas notícias, ainda do salão: BMW e Toyota
podem aprofundar sua aliança estratégica e oito fabricantes se comprometeram a
incluir sistemas antiatropelamento de série.
RODA VIVA
CONGRESSO da Fenabrave na semana passada em São Paulo, no ano em que a
entidade das concessionárias completa meio século, teve o lema Inove para
Vencer. Procurou injeção de ânimo em setor fortemente afetado pela fraca economia
do País e a crise de confiança (a pior). Ordem é investir em qualidade
percebida, rapidez no atendimento e fazer certo já na primeira vez.
NOVO Audi A4 recebeu mudanças sutis de estilo, mas evoluiu bastante em
eletrônica de bordo, mecânica e interior. É recordista em aerodinâmica (Cx
0,23). Há três motores turbo a gasolina, quatro cilindros (150 a 272 cv). Curiosamente,
único V-6 é diesel. Consumo de combustível caiu até 21% e potência subiu até
25%. Caixa automatizada (duas embreagens) substituiu CVT.
LANÇADO em Veneza e por ruas e estradas das redondezas, A4 ganhou em
dirigibilidade: suspensões de cinco braços e ajustáveis em altura (2,3 cm)
opcional. Sistema de assistência em tráfego permite guiar sem mãos no volante,
por 10 segundos, até 50 km/h. No Brasil, no segundo trimestre de 2016,
inclusive 1,4 L/150 cv turboflex (motor nacional).
HYUNDAI HB 20 reestilizado chega em 10 de outubro próximo, inicialmente na
versão hatch. Estilo mais elegante, nova central multimídia (espelha telefones
Android e Apple), airbags laterais, ar-condicionado digital e opção de bancos
de couro marrom destacam-se. Câmbios manual ou automático, seis marchas,
mudaram a dinâmica do carro. Preços: R$ 38.995 a R$ 63.535.
FINALMENTE, extintor de incêndio passou a ser facultativo. Princípios de
incêndio, para os quais se fabricam extintores, são bem raros em carros modernos.
Entre veículos leves com seguro representam apenas 0,04% das ocorrências
relatadas. Além disso, as pessoas não sabem usar e em acidentes graves há casos
de ferimentos causados por eles.
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