Alta Roda nº 854 — Fernando Calmon — 15/9/15
SEGURANÇA
MAIS ACESSÍVEL
Eletrônica de bordo voltada à segurança
preditiva – capaz de prever um possível acidente – foi o ponto de partida para
as pesquisas que darão vida aos veículos de direção autônoma a partir de 2020.
Embora muitas questões precisem ainda ser resolvidas, inclusive de legislação
de trânsito e responsabilidade civil, alguns recursos já estão disponíveis e
tendem a ser oferecidos não apenas em veículos premium ou de topo de gama.
Um exemplo é o controle ativo inteligente
de velocidade de cruzeiro (i-ACC, na sigla em inglês) com capacidade de prever
e reagir automaticamente no caso de outro carro ameaçar sair da sua faixa de
repente, manobra mais conhecida como “fechada”. Quando isso ocorre em uma
rodovia pode causar acidentes graves em cadeia, envolvendo vários veículos e
colocando vidas em jogo.
A Honda anunciou que ainda este ano
colocará na versão europeia do crossover médio-compacto CR-V o primeiro
dispositivo desse tipo. Utiliza câmera e radar para analisar o tráfego à frente
na estrada, como em outros ACCs. O recurso adicional de segurança vem de um
algoritmo desenvolvido em situações reais de trânsito por estradas de toda a
Europa para prever o que acontece nas faixas de circulação em torno.
O i-ACC age cinco segundos antes da efetiva
invasão de faixa e aciona levemente os freios por precaução, além de avisar ao
motorista por meio de um ícone iluminado no quadro de instrumentos. Se a ameaça
se tornar verdadeira e o motorista demorar a reagir, os freios são aplicados
para valer, de forma automática, até se restabelecer a distância de segurança
prevista no controlador ativo de cruzeiro.
A calibração foi desenvolvida para o
sistema atuar sem sobressaltos e reduzir praticamente a zero os riscos de
colisão, algo essencial no projeto de direção autônoma ou semiautônoma que a
maioria, senão todos os fabricantes, pretende oferecer.
Outro caminho foi explorado pela Bosch em
colaboração com a Land Rover. Desenvolveu-se uma câmera de vídeo estéreo, conjugada
a um sistema de frenagem emergencial, que dispensa o uso de radar ou a
combinação deste com sensor de vídeo. Lentes sensíveis à luz e tecnologia
tridimensional permitem cobrir um campo de visão horizontal de 50 graus e até
50 metros à frente, a fim de evitar acidentes em ambiente urbano.
Graças à captação de imagens em 3D, o
cálculo para acionar os freios emergencialmente é mais preciso, independe de
outros sensores e também pode identificar pedestres, em uma evolução posterior,
para evitar atropelamentos. Outro avanço está nas dimensões compactas inéditas:
a distância entre os eixos ópticos das duas lentes é de apenas 12 cm. As
unidades de controle de dados e processamento de imagens estão integradas em um
único bloco que cabe no interior do espelho retrovisor central, sem afetar o
campo de visão normal do motorista.
A compacta câmera de vídeo estéreo, antes
só disponível em automóveis grandes e caros, agora ficou mais acessível e
integra a lista de opcionais do sucessor do Freelander II, o novo Discovery
Sport, menor dos crossovers e SUVs da marca inglesa. Este é um dos modelos que
serão fabricados no Brasil, em Itatiaia (RJ).
RODA VIVA
AUMENTO dos estoques totais de veículos de 50 dias (julho) para 52 dias (agosto)
continua a preocupar. E enquanto a produção caiu 17% em um ano, o nível de
emprego nos fabricantes só se reduziu em 10%, ou seja, ociosidade elevada.
Outros 17.000 empregos se esvaíram, resultado de 347 concessionárias parando de
faturar (balanço líquido entre aberturas e fechamentos).
FIAT decidiu que nova picape média Toro será lançada apenas no início de
2016. Provável causa: flacidez do mercado. Será o primeiro modelo a transportar
1.000 kg em estrutura monobloco e suspensão traseira independente para conforto
de marcha superior. Fotos vazadas mostram tampa da caçamba bipartida (menor
peso) de abertura vertical.
SANDERO
R.S. 2.0 resgata o esquecido verdadeiro conceito de
esportivo. Aumento de potência (150 cv) foi simbólico, mas altura de suspensão
mais baixa e firme, câmbio de seis marchas com relações curtas, volante de
menor diâmetro, defletor avantajado de teto e rodas de até 17 pol de diâmetro
compensam. Acelerar 0 a 100 km/h em 8 s convence. Preço razoável: até R$
59.880.
INÍCIO de produção da nova fábrica Kia no México, no primeiro semestre de
2016, proporciona rara conjugação dos astros em termos de lançamentos. Afinal,
apresentar o hatch compacto Kia Rio, nos dias que precedem ou sucedem as Olimpíadas
do Rio, é quase certeza. Modelo tem linhas arrojadas e tudo a ver com o segmento
mais importante do mercado.
CONFIRMADO o que este espaço previu na edição 806, de 14 de outubro de 2014:
Salão do Automóvel de São Paulo muda-se do complexo do Anhembi para o São Paulo
Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes, ampliado, climatizado e com maior
estacionamento coberto do País). Investimento de R$ 300 milhões é o mesmo aqui
antecipado. Data do evento passa para 10 a 20 de novembro.
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