domingo, 14 de dezembro de 2014

SPRINTER COM ASSISTÊNCIA DE VENTO CRUZADO BY JLV


Motoristas europeus de vans que têm de passar pela ponte Fehmambelt a caminho da Escandinávia ou atravessando a ponte do Vale Rhône quando o mistral está soprando forte, se assustam e aprendem muito rapidamente a diminuir a velocidade. O que eles estão enfrentando é a força dos ventos cruzados que praticamente tornam a lateral de seus veículos numa vela aerodinâmica

A Hymer alemã, que há 43 anos trabalha com a Daimler, está equipando seus motorhomes ML-T e campers com o novo sistema anti-ventos cruzados da Mercedes-Benz. Esses veículos recreacionais são cada vez mais populares, mas suas altas laterais verticais apresentam uma superfície muito maior ao vento fazendo o veículo jogar de lado.
A assistência é ativada automaticamente a partir de 80 km/h, usando os sensores do ESP, Programa Eletrônico de Estabilidade. Um sensor detecta as forças agindo sobre o veículo e aplica frenagem às rodas do lado do vento, diminuindo muito o desvio da bitola, reduzindo o estress a que o motorista está sendo submetido e evitando suas muitas vezes inadequadas respostas.

Os sensores não apenas reconhecem ventos cruzados constantes e lufadas de forças variáveis, como registram seu ângulo de incidência. A assistência leva em conta também a velocidade do veículo, a condição de distribuição de carga e o comportamento da direção. Se o motorista contraesterça manualmente, a assistência cessa automaticamente. 

Um camper ou um motorhome está trafegando a 100 km/h, quando subitamente é pegado por um vento cruzado de 80 km/h, força 9 na escala Beaufort. Se o motorista não reagir rapidamente, a lufada fará com que o camper seja levado à próxima faixa. 

Numa segunda tentativa, imagine-se que o motorista está sentado num Hymer ML-T com assistência contra ventos cruzados como equipamento padrão. Viajando à mesma velocidade, ocorre uma lufada da mesma força. Sem precisar de uma ação contraesterçante, o motorhome desliza lateral e ligeiramente para fora de sua rota, mas permanece em sua faixa, com o motorista sendo avisado do ocorrido por um mostrador no grupo de instrumentos. 
Essa comparação espetacular tem lugar na pista de provas da Daimler AG em Stuttgart-Unterturkheim. É aqui, no coração da empresa, que vans e veículos comerciais pesados são testados há quase 60 anos: rampas para cima e para baixo com gradientes de até 70%, pisos ruins e trechos articulados, uma pista oval com uma espetacular curva inclinada, onde os engenheiros experimentais submetem os veículos de amanhã a testes hiper-severos.

O gerador de ventos cruzados é uma das instalações-chave: cada uma de suas 16 turbinas tem diâmetro de dois metros, para um total de 979 hp. O procedimento do teste é simples: os veículos são dirigidos à frente dos ventiladores a 100 km/h sem nenhuma ação de contraesterço e o desvio da rota original é medido 16 m após sua passagem. 

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